Editores Pedem Desculpa por Comentários de Oda – One Piece #89

por Pedro Costa
Editores Pedem Desculpa por Comentários de Oda - One Piece #89

Na passada quinta-feira, o departamento editorial da Weekly Shonen Jump (Shueisha) postou um pedido de desculpas relativamente aos comentários de Eiichiro Oda no 89º volume de One Piece. A declaração citou uma “falta de consideração” nos comentários de Oda-sensei e disse que tanto o departamento editorial como o próprio mestre, estão a refletir sobre a situação.

 

Editores Pedem Desculpa por Comentários de Oda:

Editores Pedem Desculpa por Comentários de Oda - One Piece #89

 

Os controversos comentários de Oda-sensei aparecem na dobra interior da capa frontal do volume manga. No comentário, Oda descreveu uma situação de estar a comer com um grupo de pessoas, quando apenas um pedaço de karaage sobrou na travessa. Alguém decidiu dar ao pedaço o nome “Sargento Yokoi” como que a dizer, “Sargento Yokoi foi deixado para trás! Alguém termine a guerra!”. Depois, Oda-sensei aconselhou as crianças mais jovens a pesquisar a referência. Ele conclui os seus comentários dizendo, “Com constrangimento!! O Volume 89 começa!!!”.

 

Oda-sensei parece estar a referenciar Shōichi Yokoi, um sargento no Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi um dos últimos resistentes do exército depois do final da guerra em 1945, e foi descoberto a viver nas florestas do Guam em 1972. Depois de regressar ao Japão, notoriamente disse, “É com grande constrangimento que regresso”.

 

Apesar de alguns comentadores online acreditarem que os comentários de Oda-sensei foram inócuos, várias pessoas dizem pensar que os seus comentários foram insensíveis e inapropriados.

Alguns acreditam que os comentários foram desrespeitosos e tiveram pouca consideração por Yokoi porque ele foi um soldado que decidiu permanecer fiel ao Japão tal como foi instruído, em vez de regressar ao seu país natal em vergonha.

Outros acreditam que a determinação de Yokoi é louvável e merecedor de pena por ter vivido em dificuldades durante quase 28 anos, pelo seu país. Comentadores desta controvérsia estão a criticar Oda-sensei por fazer uma piada que eles acreditam que goza e denigre Yokoi.

Por outro lado, certos comentadores disseram que reações recentes a comentários pessoais de criadores, estão a tender para a supressão da liberdade de expressão. Algumas pessoas referenciaram a controvérsia relacionada com MINE e os seus light novels, [New Life+] Young Again in Another World (Nidome no Jinsei o Isekai de).

 

 


One Piece – Artigos Relacionados


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.