Leiji Matsumoto, o renomado e lendário criador manga, ilustrador e designer, faleceu no passado dia 13 de fevereiro às 11h00, devido a uma insuficiência cardíaca aguda. Tinha 85 anos.
A sua família próxima já realizou o serviço fúnebre do grande mestre, com a sua esposa, a mangaka Miyako Maki, a liderar* a cerimónia.
*[NT: em inglês -> as chief mourner].
Faleceu o Lendário Mangaka Leiji Matsumoto:
Matsumoto-sensei nasceu em 1938 (de primeiro nome Akira), tendo-se estreado como artista manga em 1953 com Michibachi no Bōken (Honeybee’s Adventure), enquanto ainda estava no liceu. Adotou o seu famoso pseudónimo, Leiji Matsumoto, em 1965.
As suas obras mais notáveis incluem: Space Pirate Captain Harlock, Galaxy Express 999 (imagem abaixo) e Queen Emeraldas — as quais todas inspiraram múltiplas adaptações anime e live-action — e contribui ainda com designs e criou o manga tie-in para Space Battleship Yamato.
Adicionalmente, o mestre supervisionou vídeos de música animados para o álbum “Discovery” dos Daft Punk, tendo os vídeos sido aglutinados no filme INTERSTELLA 5555.
Os seus designs e obras influenciaram múltiplas gerações de artistas por todo o mundo. Os seus designs mecânicos oscilaram entre elegantes navios de guerra inspirados nos couraçados do início do século XX e comboios espaciais fantásticos. A suas personagens, em igual medida, iam do mais cartoonizado ou caricaturado, ao ponderado e realista.
De assinalar que, em 2001, Matsumoto-sensei foi presenteado com a honra da “Medalha de Fita Púrpura”, e em 2010 recebeu a “Ordem do Sagrado Tesouro, Raios de Outro com Roseta”. Em 2012, o mestre recebeu a condecoração pelo governo francês, Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras).
É com profunda tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Leiji Matsumoto-sensei. Faltam palavras para descrever o quanto ele contribuiu para o mundo manga e anime. Lendário é epíteto certo para Matsumoto-sensei. Jamais esqueceremos tudo o que fez e a sua marca na história de manga, anime e das artes é indiscutível. Sem dúvida todas as obras em que tocou e as obras que nelas se inspiraram, vão imortalizar o mestre na mente e coração de todos. Que descanse em paz! :'(
Fonte: Anime News Network
Imagem de Destaque editada a partir de foto retirada da Courrier Japan
Comentários sobre post