Faleceu Takao Saito – Lendário Mangaka de Golgo 13

por Pedro Costa
Faleceu Takao Saito - Lendário Mangaka de Golgo 13

Esta quarta-feira (29 de setembro de 2021), a Shogakukan anunciou que Takao Saito, criador do manga Golgo 13, faleceu no passado dia 24 de setembro devido a cancro no pâncreas. Tinha 84 anos.

Saito-sensei nasceu em Wakayama em novembro de 1936. O mestre estreou-se com o manga Kūki Danshaku em 1955. Adicionalmente, Saito-sensei publicou o manga Sagashiya hage Taka Tōjō!! em 1968, antes de lançar Golgo 13 nesse mesmo ano.

 

Faleceu Takao Saito – Lendário Mangaka de Golgo 13:

Faleceu Takao Saito - Lendário Mangaka de Golgo 13

Faleceu Takao Saito – Lendário Mangaka de Golgo 13

 

Golgo 13 venceu o 21.º Shogakukan Manga Award, um prémio Japan Cartoonists Association Grand Prize, e o prémio especial de júri nos 50.º Shogakukan Manga Awards.

Saito-sensei recebeu a Medalha de Honra com Fita Roxa em 2003, e a Ordem do Tesouro Sagrado, Gold Rays With Rosette em 2010.

A aclamada obra celebrou o seu 50.º aniversário de serialização em 2018, e o próprio Saito-sensei celebrou o seu 65.º aniversário enquanto mangaka em 2020.

 

Golgo 13 – Manga alcança recorde Mundial de Mais Volumes Publicados

 

A editora Shogakukan anunciou também que Saito-sensei disse, antes da sua morte, que queria que o manga continuasse sem ele, e o grupo de artistas da Saito Production vai continuar a sua obra com a assistência do departamento editorial da revista Big Comic (Shogakukan) e um staff de escrita de guiões adicional.

A Saito Production lançou o primeiro manga spinoff da franquia a 17 de julho.

 


É com grande tristeza que noticiamos este óbito e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Takao Saito. O lendário mestre deixou uma marca permanente em toda a indústria manga e toda a sua influência e paixão por este mundo, jamais será esquecido. “Golgo 13” estará sempre aqui para nos lembrar do grande mestre Takao Saito. Que descanse em paz. 🙁

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.