Ó DEUS, MAS QUE EPISÓDIO! Eu sabia que o Norman ia ser o salvador da “Pátria”, não duvidem deste fofo! Além do mais hoje (dia 21 de março) são os seus anos: parabéns Norman!
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Fogo! | Yakusoko no Neverland – Episódio 11 Opinião
Vocês estão tão chocados como eu? Ou fui só eu que fiquei de boca aberta o raio do episódio todo? Uma das minhas várias teorias ganhou vida, ou seja, a de que eles iriam pegar fogo à casa para conseguirem fugir. Mas eu realmente não esperava as muitas outras coisas que aconteceram.
Tivesse eu sido mais perspicaz e adivinharia que o opening era o maior spoiler xD Ouve-se muitas vezes: “Fire”, “On fire“, etc, o que faz com que a música realmente seja bem escolhida. Ouçam abaixo a música completa e dêem visualizações à banda, já agora.
https://www.youtube.com/watch?v=TaM7qz62gaI
Deixa Arder!
Quase que nem sei por onde começar esta análise, uma vez que aconteceu mesmo muita coisa neste episódio 11.
- Pegaram fogo à casa;
- Vimos qual o verdadeiro plano do Ray e também que a Emma é menos ingénua do que aparenta às vezes;
- O Ray e a Emma cortaram a orelha;
- Soubemos que os miúdos todos sabiam de tudo como já se suspeitava;
- E, por fim, a tentativa de fuga.
O pegar fogo à casa era uma das hipóteses que eu pensei que seria a solução perfeita, caso me encontrasse naquela realidade. Com tudo a arder, seria obrigatório evacuar todas as crianças para fora da mansão, o que faria a fuga mais fácil, pois daria um motivo para elas estarem acordadas, vestidas e terem de se esconder algures.
O que eu também esperava, e acho que vocês também, era que a Emma e o Ray estariam a engendrar um plano de fuga, fazendo uso do estado de depressão para despistar a Mãe e mantê-la ocupada e tranquila de que tudo estava sob controlo. Achava eu que estes dois estavam a magicar um plano juntos, encontrando-se à noite, escondidos, longe dos olhos de toda a gente… não imaginava eu que afinal não existiu qualquer tipo de diálogo entre os mesmos e que os dois criaram planos de escape que acabaram por se fundir.
A (tentativa) de fuga levada a cabo apenas foi possível pela preparação tanto do Ray como da Emma, não olvidando o Norman que foi o verdadeiro mestre por detrás da Emma, do Don e da Gilda. Eu sabia que o meu fofo não ia desiludir e ainda que o que a Krone deixou iria ser de extrema importância.
Pelos vistos a caixa que a Krone deixou na mesa do Norman era um molde da chave (que dá para entrar na sala secreta da Mãe), o que os permitiu tapar a fechadura com a massa deste molde e dificultar o acesso desta ao seu interior. No entanto, ainda não percebi qual a função daquela caneta… Alguém apanhou essa pista?
Fiquei também admirada em como tudo estava a ser planeado pela Emma e pelo Norman debaixo do nosso nariz e nós nem sequer descobrimos, se bem que não dava bem para descobrir… Apenas tivemos dicas de alguns personagens que pareciam estar a agir fora do comum, mas não nos passou pela cabeça que TODOS ali sabiam a verdade.
Se bem que algo me deixou confusa… Estão mais de 30 crianças naquela casa, a Emma queria fugir com todos, fica a pergunta:
Onde estão os bebés?
Ao ver as crianças que estão a correr, primeiro parecem-me que eram poucas, mas eles podem não ter mostrado todas e depois perguntei-me: onde estão os bebés? A Gilda tirou-os do quarto tal como a Mãe ordenou, mas não soubemos mais deles depois disso. Será que a Emma entendeu que para fugirem com o maior número de pessoas, só seria possível se deixassem os pequenotes para trás, tal e qual como o Ray sugeriu?
Caso tenha sido esse o motivo, acho que se pode dizer muito do “crescimento” da Emma enquanto personagem. Ela que não queria “abdicar” de ninguém, acabou por entender que é necessário fazer alguns sacrifícios para termos os resultados que pretendemos. Bem, estou curiosa a ver se no próximo episódio tenho a resposta a esta dúvida.
A verdade é que a Emma me surpreendeu bastante neste episódio 11 de The Promised Neverland. Subiu na minha consideração dez pontos, por ter conseguido fazer um balanço incrível do seu lado racional e emocional. Ao contrário dos outros dois protagonistas que apenas apelaram para o lado mais racional da situação e viram tudo de forma “fria”, a Emma conseguiu conjugar o seu desejo de querer fugir com a vontade de levar os seus irmãos consigo.
Para além disso, ela aprendeu a controlar uma coisa a qual a Irmã Krone criticou naquela conversa no quarto: a sua linguagem corporal, para não dar a entender à Mãe o que estava a acontecer. Claro que ela continuava triste e deprimida, mas mesmo assim conseguiu prosseguir o plano deixado pelo Norman.
O meu Top antes deles os três era:
- Norman (óbvio)
- Ray
- Emma
Mas agora tive de colocar a Emma em segundo lugar pela destreza com que conseguiu realizar o plano do Norman e ser uma verdadeira líder!
O plano do Ray e o Fundo do Poço
Outra das novidades surpreendentes deste episódio foi saber que o plano do Ray seria suicidar-se para o bem de todos. Há seis anos que ele pretendia morrer para salvar pelo menos os dois amigos. Ou seja, ele sacrificou-se em ser espião, sacrificou-se em estudar e ser um dos melhores dali e planeou tudo ao pormenor para que no final o Norman e a Emma pudessem escapar. Se isto não é ser amigo, eu não sei o que é. Preciso de amizades destas, quem quer ser meu amigo? Eu até que sou funny às vezes…
Foi bom ver nesta cena o desespero e a loucura no qual o Ray se encontrava naquele momento. Um alguém que não deixaria que a sua morte fosse ditada por outra pessoa. Ele é um ser humano e não se vai permitir ser comido, nem derrotado por quem quer que seja! Ele podia estar cercado e sem qualquer saída possível, mas ele é “dono da sua vida” e não deixaria que alguém decidisse o momento em que iria viver ou morrer.
Esta cena foi um óptimo boost de: podem tirar-me a liberdade, podem tirar-me tudo, mas nunca irão tirar a minha humanidade.
Isto é o chamamento de alguém que prefere morrer a entregar o seu destino nas mãos de outros e isso é de louvar.
Yakusoko no Neverland feat Vincent van Gogh
No momento em que vi a orelha naquele balde, só me veio um pensamento à mente: van Gogh!
A cena do corte da orelha da Emma foi algo que eu não estava à espera e ainda não entendi bem o porquê… Percebi a do Ray, porque assim a Mãe iria pensar que ele estava no meio do fogo e que havia falecido, já que tinha lá o chip. No entanto, a Emma cortou a orelha para não mostrar onde estava… mas, todos os outros miúdos não tiraram nada, o que quer dizer que devem ter desativado o chip com o aparelho que o Ray criou.
Então porque é que a Emma também não fez o mesmo? Não teve tempo? Conseguiu fazer um curativo, logo algum tempo ela tinha… Não tinha o dispositivo consigo? Não o podia levar no bolso, por exemplo? Ou tê-lo guardado no sítio onde cortou a orelha? Não entendi mesmo porque ela decidiu fazer isso. Se bem que pode ter sido apenas para dar um aviso à Mãe de que “eles não estavam a brincar”… ou então atrapalhou-se e com a adrenalina do momento simplesmente fez a opção mais rápida para poder fugir.
A Louca da Mãe
Eu podia não estar à espera de muita coisa neste episódio, mas realmente eu não estava à espera do comportamento da Mãe.
A mulher simplesmente virou maluquinha e mostrou bastante da sua faceta. Deu para entender que esta situação é tão má para ela, que ela mesma queria salvar nem que fosse o cérebro do Ray, tamanho o desespero que sentiu das consequências que adviriam dali.
Foi “delicioso” ver a cena em que ela está calma a colocar os bebés a dormir (e a cantar a mesma música que o Ray cantou no final do episódio 10) e depois passar para a cena do fogo em que vê tudo a fugir do seu controlo.
E depois, no final vemos isto…
PRONTO, TINHA QUE VIR ESTE.
O Phil de novo não é? Que podia eu esperar… Acredito que afinal a existência deste moçoilo seja mais importante do que parece. Se ele ficou para trás é porque tem um propósito. Ou ele ficou a empatar a Mãe e depois poder abrir o portão e fugir com os bebés pela entrada principal ou então é um “aliado” da Mãe e merece arder no inferno.
De qualquer das formas, só espero que este mistério seja resolvido no próximo e último episódio, porque se isto ficar para uma nova temporada, eu mesma irei colocar fogo nos estúdios da CloverWorks.
Animação e Banda Sonora atacam de novo!
Eu nem acredito no quanto eu gostei da realização, animação e da banda sonora deste episódio. Simplesmente impecável e irrepreensível!
Parece que todos os pontos batiam certos e eram inseridos onde deviam estar. Seja a trilha sonora que alterava entre o silêncio e depois ia escalando na intensidade nos momentos de ação, seja na animação que não deixou nada a desejar, mesmo na escolha das cores e mesmo das expressões das personagens e seja ainda pela forma como todo o episódio foi conduzido.
Não tenho nada a dizer a não ser: Muito Bom!
Este deve ter sido um dos melhores episódios do anime até então, já se esperava que a ação viesse toda a ser acumulada nos últimos dois ou três episódios e foi realmente o que aconteceu.
Ficam agora questões para o episódio 12 de saber como eles vão conseguir fugir, onde estão os bebés, porque o Phil ficou para trás… O que existe para lá do abismo?
Estou super empolgada e curiosa e espero ansiosamente pela próxima quinta-feira!
Pensamentos Finais
- Eu não me acredito que em pleno ano de 2045/2046 ainda se use o corte à tigela como o miúdo em baixo… Voltou a estar na moda?
- Até o Ray aderiu ao Ice Bucket Challenge mas no nível hardcore, já que o Ray é emo e os emos não brincam
- E quando menos esperávamos, o Sasuke+Kira regressou
- Quando percebes que para a próxima semana é o último episódio… Não vão ter saudades minhas? Gostariam que analisasse semanalmente algum anime desta Temporada de Primavera 2019?
- Vocês a tentarem salvar o vosso futuro
- Quando a vossa mãe percebe que não fizeram a cama
Vejo-vos na próxima semana!
Podem ler a opinião ao episódio anterior aqui: Yakusoku no Neverland – Episódio 10