Fogo! | Yakusoko no Neverland – Episódio 11 Opinião

por Usagi Wright
yakusoku no neverland episodio 11 ray e fogo

Ó DEUS, MAS QUE EPISÓDIO! Eu sabia que o Norman ia ser o salvador da “Pátria”, não duvidem deste fofo! Além do mais hoje (dia 21 de março) são os seus anos: parabéns Norman!

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Yakusoko no Neverland


 

 

Fogo! | Yakusoko no Neverland – Episódio 11 Opinião

yakusoku no neverland episodio 11 mae fogo

 

Vocês estão tão chocados como eu? Ou fui só eu que fiquei de boca aberta o raio do episódio todo? Uma das minhas várias teorias ganhou vida, ou seja, a de que eles iriam pegar fogo à casa para conseguirem fugir. Mas eu realmente não esperava as muitas outras coisas que aconteceram.

Tivesse eu sido mais perspicaz e adivinharia que o opening era o maior spoiler xD Ouve-se muitas vezes: “Fire”,On fire, etc, o que faz com que a música realmente seja bem escolhida. Ouçam abaixo a música completa e dêem visualizações à banda, já agora.

 

 

Deixa Arder!

Quase que nem sei por onde começar esta análise, uma vez que aconteceu mesmo muita coisa neste episódio 11.

  • Pegaram fogo à casa;
  • Vimos qual o verdadeiro plano do Ray e também que a Emma é menos ingénua do que aparenta às vezes;
  • O Ray e a Emma cortaram a orelha;
  • Soubemos que os miúdos todos sabiam de tudo como já se suspeitava;
  • E, por fim, a tentativa de fuga.

 

O pegar fogo à casa era uma das hipóteses que eu pensei que seria a solução perfeita, caso me encontrasse naquela realidade. Com tudo a arder, seria obrigatório evacuar todas as crianças para fora da mansão, o que faria a fuga mais fácil, pois daria um motivo para elas estarem acordadas, vestidas e terem de se esconder algures.

O que eu também esperava, e acho que vocês também, era que a Emma e o Ray estariam a engendrar um plano de fuga, fazendo uso do estado de depressão para despistar a Mãe e mantê-la ocupada e tranquila de que tudo estava sob controlo. Achava eu que estes dois estavam a magicar um plano juntos, encontrando-se à noite, escondidos, longe dos olhos de toda a gente… não imaginava eu que afinal não existiu qualquer tipo de diálogo entre os mesmos e que os dois criaram planos de escape que acabaram por se fundir.

 

yakusoku no neverland episodio 11 casa arder

 

A (tentativa) de fuga levada a cabo apenas foi possível pela preparação tanto do Ray como da Emma, não olvidando o Norman que foi o verdadeiro mestre por detrás da Emma, do Don e da Gilda. Eu sabia que o meu fofo não ia desiludir e ainda que o que a Krone deixou iria ser de extrema importância.

Pelos vistos a caixa que a Krone deixou na mesa do Norman era um molde da chave (que dá para entrar na sala secreta da Mãe), o que os permitiu tapar a fechadura com a massa deste molde e dificultar o acesso desta ao seu interior. No entanto, ainda não percebi qual a função daquela caneta… Alguém apanhou essa pista?

 

yakusoku no neverland episodio 11 chave

 

Fiquei também admirada em como tudo estava a ser planeado pela Emma e pelo Norman debaixo do nosso nariz e nós nem sequer descobrimos, se bem que não dava bem para descobrir… Apenas tivemos dicas de alguns personagens que pareciam estar a agir fora do comum, mas não nos passou pela cabeça que TODOS ali sabiam a verdade.

 

yakusoku no neverland 10 ray e miudos

Lembram-se destes dois que começaram a aparecer muitas vezes?

 

Se bem que algo me deixou confusa… Estão mais de 30 crianças naquela casa, a Emma queria fugir com todos, fica a pergunta:

Onde estão os bebés?

 

yakusoku no neverland episodio 11 criancas

 

Ao ver as crianças que estão a correr, primeiro parecem-me que eram poucas, mas eles podem não ter mostrado todas e depois perguntei-me: onde estão os bebés? A Gilda tirou-os do quarto tal como a Mãe ordenou, mas não soubemos mais deles depois disso. Será que a Emma entendeu que para fugirem com o maior número de pessoas, só seria possível se deixassem os pequenotes para trás, tal e qual como o Ray sugeriu?

Caso tenha sido esse o motivo, acho que se pode dizer muito do “crescimento” da Emma enquanto personagem. Ela que não queria “abdicar” de ninguém, acabou por entender que é necessário fazer alguns sacrifícios para termos os resultados que pretendemos. Bem, estou curiosa a ver se no próximo episódio tenho a resposta a esta dúvida.

 

yakusoku no neverland episodio 11 ray emma e bebes

 

A verdade é que a Emma me surpreendeu bastante neste episódio 11 de The Promised Neverland. Subiu na minha consideração dez pontos, por ter conseguido fazer um balanço incrível do seu lado racional e emocional. Ao contrário dos outros dois protagonistas que apenas apelaram para o lado mais racional da situação e viram tudo de forma “fria”, a Emma conseguiu conjugar o seu desejo de querer fugir com a vontade de levar os seus irmãos consigo.

Para além disso, ela aprendeu a controlar uma coisa a qual a Irmã Krone criticou naquela conversa no quarto: a sua linguagem corporal, para não dar a entender à Mãe o que estava a acontecer. Claro que ela continuava triste e deprimida, mas mesmo assim conseguiu prosseguir o plano deixado pelo Norman.

O meu Top antes deles os três era:

  • Norman (óbvio)
  • Ray
  • Emma

Mas agora tive de colocar a Emma em segundo lugar pela destreza com que conseguiu realizar o plano do Norman e ser uma verdadeira líder!

 

O plano do Ray e o Fundo do Poço

yakusoku no neverland episodio 11 ray oleo

 

Outra das novidades surpreendentes deste episódio foi saber que o plano do Ray seria suicidar-se para o bem de todos. Há seis anos que ele pretendia morrer para salvar pelo menos os dois amigos. Ou seja, ele sacrificou-se em ser espião, sacrificou-se em estudar e ser um dos melhores dali e planeou tudo ao pormenor para que no final o Norman e a Emma pudessem escapar. Se isto não é ser amigo, eu não sei o que é. Preciso de amizades destas, quem quer ser meu amigo? Eu até que sou funny às vezes…

Foi bom ver nesta cena o desespero e a loucura no qual o Ray se encontrava naquele momento. Um alguém que não deixaria que a sua morte fosse ditada por outra pessoa. Ele é um ser humano e não se vai permitir ser comido, nem derrotado por quem quer que seja! Ele podia estar cercado e sem qualquer saída possível, mas ele é “dono da sua vida” e não deixaria que alguém decidisse o momento em que iria viver ou morrer.

 

yakusoku no neverland episodio 11 ray loucura

 

Esta cena foi um óptimo boost de: podem tirar-me a liberdade, podem tirar-me tudo, mas nunca irão tirar a minha humanidade.

Isto é o chamamento de alguém que prefere morrer a entregar o seu destino nas mãos de outros e isso é de louvar.

 

Yakusoko no Neverland feat Vincent van Gogh

No momento em que vi a orelha naquele balde, só me veio um pensamento à mente: van Gogh!

 

Van Gogh yakusoku no neverland

 

A cena do corte da orelha da Emma foi algo que eu não estava à espera e ainda não entendi bem o porquê… Percebi a do Ray, porque assim a Mãe iria pensar que ele estava no meio do fogo e que havia falecido, já que tinha lá o chip. No entanto, a Emma cortou a orelha para não mostrar onde estava… mas, todos os outros miúdos não tiraram nada, o que quer dizer que devem ter desativado o chip com o aparelho que o Ray criou.

Então porque é que a Emma também não fez o mesmo? Não teve tempo? Conseguiu fazer um curativo, logo algum tempo ela tinha… Não tinha o dispositivo consigo? Não o podia levar no bolso, por exemplo? Ou tê-lo guardado no sítio onde cortou a orelha? Não entendi mesmo porque ela decidiu fazer isso. Se bem que pode ter sido apenas para dar um aviso à Mãe de que “eles não estavam a brincar”… ou então atrapalhou-se e com a adrenalina do momento simplesmente fez a opção mais rápida para poder fugir.

 

yakusoku no neverland episodio 11 orelha

 

A Louca da Mãe

Eu podia não estar à espera de muita coisa neste episódio, mas realmente eu não estava à espera do comportamento da Mãe.

A mulher simplesmente virou maluquinha e mostrou bastante da sua faceta. Deu para entender que esta situação é tão má para ela, que ela mesma queria salvar nem que fosse o cérebro do Ray, tamanho o desespero que sentiu das consequências que adviriam dali.

 

 

Foi “delicioso” ver a cena em que ela está calma a colocar os bebés a dormir (e a cantar a mesma música que o Ray cantou no final do episódio 10) e depois passar para a cena do fogo em que vê tudo a fugir do seu controlo.

E depois, no final vemos isto…

 

yakusoku no neverland episodio 11 mae e phil

 

PRONTO, TINHA QUE VIR ESTE.

O Phil de novo não é? Que podia eu esperar… Acredito que afinal a existência deste moçoilo seja mais importante do que parece. Se ele ficou para trás é porque tem um propósito. Ou ele ficou a empatar a Mãe e depois poder abrir o portão e fugir com os bebés pela entrada principal ou então é um “aliado” da Mãe e merece arder no inferno.

De qualquer das formas, só espero que este mistério seja resolvido no próximo e último episódio, porque se isto ficar para uma nova temporada, eu mesma irei colocar fogo nos estúdios da CloverWorks.

 

Animação e Banda Sonora atacam de novo!

Eu nem acredito no quanto eu gostei da realização, animação e da banda sonora deste episódio. Simplesmente impecável e irrepreensível!

 

yakusoku no neverland episodio 11 mae fogo 1

 

Parece que todos os pontos batiam certos e eram inseridos onde deviam estar. Seja a trilha sonora que alterava entre o silêncio e depois ia escalando na intensidade nos momentos de ação, seja na animação que não deixou nada a desejar, mesmo na escolha das cores e mesmo das expressões das personagens e seja ainda pela forma como todo o episódio foi conduzido.

Não tenho nada a dizer a não ser: Muito Bom!

 


 

Este deve ter sido um dos melhores episódios do anime até então, já se esperava que a ação viesse toda a ser acumulada nos últimos dois ou três episódios e foi realmente o que aconteceu.

Ficam agora questões para o episódio 12 de saber como eles vão conseguir fugir, onde estão os bebés, porque o Phil ficou para trás… O que existe para lá do abismo?

Estou super empolgada e curiosa e espero ansiosamente pela próxima quinta-feira!

 

 

Pensamentos Finais

  • Eu não me acredito que em pleno ano de 2045/2046 ainda se use o corte à tigela como o miúdo em baixo… Voltou a estar na moda?

Yakusoko no neverland cabelo

 

  • Até o Ray aderiu ao Ice Bucket Challenge mas no nível hardcore, já que o Ray é emo e os emos não brincam

yakusoku no neverland episodio 11 ray oleo

 

  • E quando menos esperávamos, o Sasuke+Kira regressou

yakusoku no neverland episodio 11 ray kirayakusoku no neverland episodio 11 ray kira

 

  • Quando percebes que para a próxima semana é o último episódio… Não vão ter saudades minhas? Gostariam que analisasse semanalmente algum anime desta Temporada de Primavera 2019?

yakusoku no neverland episodio 11 emma choro

 

  • Vocês a tentarem salvar o vosso futuro

yakusoku no neverland episodio 11 mae fogo

 

  • Quando a vossa mãe percebe que não fizeram a cama

yakusoku no neverland episodio 11 mae 2

 

Vejo-vos na próxima semana!

Podem ler a opinião ao episódio anterior aqui: Yakusoku no Neverland – Episódio 10

 

1 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

1 comentário

LEANDRO SANTOS 29 Março, 2019 - 19:53

foi realmente um episódio recehado e o melhor da temproada.. estamos a dizer isto à vários episódios 😀

acertaste mesmo no plano de colocar a casa a arder.. 😀
foi uma brilahnte ideia, o Norman prova que é o melhor e preciso urgentemente de saber o que andou a tramar desde a ultima vez que o vimos.
alias, todos foram inteligentes e até a emma nos enganou muito bem, excelente ideia que provou não só quão inteligente é, como nos demonstrou o seu crescimento.
o Ray demonstrou toda a sua dor acumulada ao longo dos anos, bom diálogo que demonstrou quão longe está disposto a ir para ter algum controlo sobre a sua vida.
se eu ainda tinha algumas duvidas sobre o que sentia a mãe em relação às crianças, com aquele pensamento de salvar o cérebro ficaram dissipadas, aquilo é o puro mal que só pensa em si e em progredir, por isso espero anciosamente que tenha uma morte lenta e dolorosa 😀
mas estou como tu, então e os bébés? ficaram com o Phil? esse que se no final não for mais do que um figurante vou ficar muito desiludido.

A Emma tentou enganar a mãe com a cena da orelha, porque assim ela tinha que vigiar 2 miudos logo não teria “olhos” para o restante, quanto mais distrações melhor.. digo eu…

agora, veremos o que o Normam reservou aos amigos, sim, porque sem eles duvido que tenham sucesso, e mesmo com ele tenho sérias dúvidas
o ultimo episódio deve dar muitas respostas, mas prevejo ainda mais perguntas.

vá vá.. sabes que vou ter saudades dos teus textos 😀
se analisares algo do meu agrado, ou se escreveres algo que eu não conheca e recomendes, cá estarei para acompanhar

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.