Golden Kamuy – Primeiras Impressões

por Pedro Costa

 

Título: Golden Kamuy
Adaptação: Manga
Estúdio: Geno Studio
Demografia | Género: Seinen | Ação, Aventura, Histórico

 

Golden Kamuy – Opening:

  • “Winding Road” por MAN WITH A MISSION

 

Golden Kamuy – “O Urso na Sala”:

Obra do destino, ou não, a verdade é que as minhas primeiras duas escolhas da temporada apresentam CGI que parece querer ser personagem de revelo no anime em que se insere. De forma a desviar o foco de Golden Kamuy para o seu já infame urso CGI, quero falar deste assunto à cabeça, para poder seguir em frente e falar do que realmente interessa.

Em Gurazeni, cuja opinião poderão ler em breve, tive que lidar com [BLANK SPACE], o que para o caso desta série só é mais notório porque o ambiente envolvente não é cativante o suficiente para nos fazer ignorar “tal mancha no ecrã”.

Já em Golden Kamuy, o caso muda de figura. Sinceramente, o urso CGI que vos vai aparecer, se ainda não viram o primeiro episódio, vai chamar à atenção, vai e não há volta a dar a isso! Contudo, tenho duas coisas a dizer sobre o assunto:

  • Primeiro, eu sei que o urso não faz pandã com o resto da estética do anime, mas se o virmos no vácuo, temos que admitir que é um belo modelo de urso computacionalmente gerado.
  • Segundo, o urso não me removeu da imersão na qual a história me havia colocado e mantido, durante todos os minutos pré e pós o Apocalipse CGI.

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

Golden Kamuy – Breve Sinopse:

Sugimoto Saichi é um veterano soldado que sobreviveu à guerra Russo-Japonesa da era Meiji. Devido à sua resiliência e instinto de sobrevivência mesmo face à morte certa, foi apelidado de “Imortal Sugimoto”.

Como em todas as guerras, mortes abundam e uma delas pertenceu ao melhor amigo de Sugimoto e seu camarada militar, que o fez prometer olhar pela sua esposa e filho bebé. Para tentar honrar este compromisso, Sugimoto é atraído para Hokkaido na esperança de minar ouro do rio e assim poder ajudar a viúva do seu companheiro de guerra.

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

A trama começa a ganhar interesse quando, após atingir um estado de alegre embriaguez, um velho que está a observar Sugimoto a peneirar as águas do rio, lhe começa a contar uma fantástica história sobre um incrível saque de ouro que nunca foi encontrado. As pistas para o “tesouro” residem em enigmáticas tatuagens, que foram gravadas na pele de foragidos ex-presidiários pelo responsável da obtenção e ocultação do ouro.

Um Mic Drop Moment acontece e Sugimoto, a princípio cético, está agora plenamente ciente da veracidade da história. Contudo, a dura realidade do norte (i.e. o clima e URSO) apanha Sugimoto de surpresa e este é salvo por uma jovem Ainu, Asripa.

Sugimoto convence Asripa, que tem uma ligação ao ouro perdido, a juntar-se a ele na corrida contra os criminosos que ainda o procuram.

Assim termina o episódio e eu estou ansioso por mais! (E a morder-me todo para não contar mais detalhes da série)

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

Golden Kamuy – A Realidade cimenta a Ficção:

Eu adoro História e, para mim, Golden Kamuy ganhou uma nova maravilhosa dimensão quando descobri a quantidade de “pilares de realidade” que suportam esta obra. A Guerra Russo-Japonesa é um elemento óbvio e se ficasse por aí, seria elemento suficiente para situar temporalmente a história – Era Meiji e ano 1905/1906.

Contudo, o enriquecimento narrativo vai muito além disso e, após uma “rápida” e animada investigação, penso que este advém das memórias e da vida do criador do manga original, Satoru Noda.

Fiquem atentos e, como sugestão caso gostem de História ou folklore, façam vocês mesmo uma “rápida” pesquisa!

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

Golden Kamuy – Imagem e Aúdio:

Começando pelo som, optei por colocar áudio no subtítulo porque desejo destacar mais do que apenas a banda sonora.

Sinceramente, passei o episódio demasiado compenetrado na história, ação e personagens para conseguir individualizar um excerto musical, o que não é mau. No mínimo isso prova que a música não se sobrepõe ao que está a acontecer.

Mas o meu destaque nesta categoria vai para o foley concebido pelo departamento audio da equipa técnica e para o trabalho do ator que dá a voz a Sugimoto, Chikahiro Kobayashi, o qual, após algumas participações pontuais em outras séries como personagem terciária, faz em Golden Kamuy a sua estreia no papel de protagonista com assinalável qualidade.

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

No que concerne ao departamento de imagem, sou imensamente fã da arte de background (dêem-me ambientes “polvilhados” com neve que eu sou um homem feliz), aprecio os designs das personagens e a forma como estas se movimentam, e sou fã do cuidado dado a certos detalhes como:

Aquele fogo…!

 

Golden Kamuy - Primeiras Impressões

 

Golden Kamuy – Primeiras Impressões: Devo Assistir?

Sim! Esta é a resposta curta e grossa!

Quanto mais não seja o primeiro episódio, nada perdem e garanto que vão passar um bom bocado.

A quem se destina? Gostava de dizer que todo e qualquer um, mas sei que narrativas de época não são apelativas a toda a gente.

Contudo, mesmo para os que preferem cenários mais presentes ou futuristas, a promessa de muita ação sangrenta e o mistério que envolve a caça ao tesouro, podem fazer esquecer que Sugimoto usa uma espingarda Arisaka com baioneta e que não pode recorrer ao GoogleMaps e ao Tinder para encontrar o local de armazenamento do ouro e os criminosos, respectivamente!

 

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.