Gundam Build Fighters: Battlogue Primeiro Episódio – Opinião

12 Agosto, 2017  Por Ricardo Silva
0


Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio - Opinião

 

Begginning Plavsky particle dispersal!

Field 1 Space! Set your GP Base!

Fighter AI Loading! G Character Mode Selected!

 

Battle Start!

 

E assim começa, de uma maneira um pouco diferente, o primeiro episódio da mais recente OVA de Gundam Build Fighters. Gundam Build Fighters: Battlogue!

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio - Opinião

 

Caso estejam a ler este artigo consideramos, acima de tudo, que serão amantes do género anime. Mas o que faz gostarmos, ou não, de uma anime em particular?

A resposta a esta pergunta poderá estar, obviamente, nos vários tecnicismos que uma anime possa ter. Estamos a falar de várias coisas, desde aspetos gráficos, artísticos e estéticos, a características únicas das suas personagens e as relações entre elas. Podemos ainda referir a qualidade do argumento e banda sonora, o cast de vozes ou eventuais referências com as quais nos identificamos.

Um vasto leque de coisas que podem influenciar o simples facto de gostarmos, ou não, de uma particular anime.

 


Gundam Build Fighters – Revelados dois novos projetos anime


 

Falemos então de Gundam, mais precisamente de Gundam Build Fighters: Battlogue.

No passado dia 3, estreou o primeiro episódio de Gundam Build Fighters: Battlogue e, claro, eventualmente teríamos de noticiar e dar-vos a conhecer este novo capítulo na saga Build Fighters. No entanto, desta vez decidimos não ir pela normal notícia a que estão habituados, mas antes, e como pretexto, tentaremos responder à seguinte questão:

 

Porque gostamos de Gundam e de Gunpla?

 

Pensem na vossa anime favorita e perguntem o porquê de gostarem tanto dela.

Provavelmente conseguem dar-nos uma resposta muito concreta e coerente através dos referidos aspetos técnicos, mas pensem de outra forma, naquilo que vos faz vibrar ao verem essa anime e vos faz esperar uma semana, ou até anos, por um novo episódio, aquilo que vos faz sentir parte daquele universo e da história daquelas personagens. Mais ainda, o que vos dá todo o hype e adrenalina na antecipação de cada episódio, o que vos dá a nostalgia para anos depois voltarem a essa anime, o que vos faz gastar dinheiro, este religiosamente guardado, numa coleção de figuras que orgulhosamente vão construindo e expondo na prateleira.

E por fim, o que vos faz conhecerem pessoas que tal como vocês, partilham essa mesma paixão?

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio – Opinião

 

Ao longo de 35 anos, foi possível ver uma enorme evolução técnica durante toda a saga Gundam. E ainda que, em termos técnicos, essa evolução tenha crescido e acompanhado as novas tecnologias em animação, a fórmula tradicional de apresentar Gundam continua praticamente intocável e igual a si mesma.

Assim, em 11 minutos, Battlogue é uma viagem sobre as várias influências e aspetos que fazem de Gundam talvez uma das mais míticas e longas sagas ainda a decorrer na história da animação japonesa.

A ideia em Battlogue é juntar ao mix de Build Fighters, personagens altamente marcantes do universo Gundam. Já não estamos perante uma equipa de miúdos num torneio mundial de Gunpla a competirem sobre um lugar num pódio. Não, aqui a equação foi simplificada e refinada, ainda que mantenha toda a premissa de Build Fighters.

Assim, são-nos apresentados dois novos Gunplas, o Ballistic Zaku II e o Reversible Gundam, inspirados respetivamente no Char´s Zaku II e no Reborns Gundam. Estes dois mobile suits, customizados claro, são supervisionados por Meiji Kawaguchi III e Allan Adams, personagens já anteriores a Battlogue.

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio – Opinião


 

Perante o decorrer de uma conversa entre estes, é-nos apresentado um upgrade ao Particle Dispersal System, que conta agora conta um G Character Mode. Resumindo, este modo retira o fator humano da batalha, sendo o controlo dos mobile suits assumido por uma AI com capacidade de tomar a forma, personalidade e características de qualquer piloto em Gundam.

Nesta estreia, as personagens representadas por esta AI são bem conhecidas de quem segue Gundam, estamos a falar do afamado comandante Char Aznable, eterno rival de Amuro Ray em Universal Century e Ribbons Almark, o antagonista em Gundam 00. Char volta assim a pilotar o seu Zaku II, que conta agora com um sistema de funnels, enquanto que Ribbons Almark está aos comandos do Reversible Gundam. É entre a classe estratégica do charmoso Char Aznable, e a arrogância superior do frio Ribbons Almark que se desenrola esta batalha.

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio - Opinião

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio – Opinião


 

E não querendo entrar em nenhum tipo de spoilers, caso não tenham assistido ao episódio, em cena irá entrar ainda uma terceira personagem, mas não queremos estragar a surpresa.

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio - Opinião

 

Podemos dizer que Battlogue está a emular em animação o que já existe com a franquia de videojogos Versus, onde podemos recriar estes dream matches. Estes confrontos trazem algo novo, único, entusiasmante e acessível a uma mistura já de si, diferente do que tínhamos visto até então. Estamos a falar de puro fan service.

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio - Opinião

 

Gundam Build Fighters Battlogue Primeiro Episódio – Opinião


 

Convenhamos, somos confessos admiradores e adeptos do que Gundam Build Fighters tem vindo a fazer e a representar enquanto homenagem aos vários universos Gundam e ao hobby Gunpla. Temos ainda plena noção de que esta OVA não é mais do que apenas um anúncio gigante para vender Gunpla, mas é deveras delicioso saber que, eventualmente, poderemos montar um kit destes exclusivos mobile suits.

Contudo, afirmo com alguma certeza que o conceito e a maneira como Gundam Build Fighters: Battlogue é apresentado será, evidentemente, uma boa resposta à pergunta que colocamos no início.

 

Porque gostamos de Gundam e Gunpla?

 

Recomendamos estes links!

 


Manual para Gunpla – Dicionário

 Gunpla – A arte de Gundam em plástico


 

Fonte: GundamInfo

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
DARLING in the FRANKXX - Trailer dos Protagonistas A conta oficial do Twitter de DARLING in the FRANKXX, anime original de ficção-científica produzido pelo Studio Trigger...
Partilhas