Manual para Gunpla – Dicionário

16 Julho, 2017  Por Ricardo Silva
0


Algumas considerações:

  • Este manual/dicionário estará sempre em constante atualização e em concordância com os artigos publicados;
  • Se encontrarem ou souberem algum termo que não esteja referido nas nossas listas, então não hesitem em passar-nos essa informação via comentários;
  • Caso estejam com dificuldade em encontrar algum termo ou palavra específica, uma boa dica será usar as keys: Control+F, e rapidamente terão uma caixa de texto que vos ajudará a encontrar o que necessitam;
  • É ainda favor deixar a vossa opinião sobre este tipo de artigo mais informativo, de modo a que possamos melhorar e trazer-vos um melhor conteúdo!

 

– Manual para Gunpla – Dicionário –

 


 

Gunpla é um hobby que, à primeira vista, é simples de perceber e praticar.

 

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Vejamos o que precisamos para fazer o snap-fit ao nosso kit e deixá-lo out of the box. Para começar, precisamos das ferramentas básicas, ou seja, um bom par de nippers, uma hobby knife e alguma lixa de diferentes grãos. Em seguida rever e organizar os vários runners e, seguindo as instruções no manual, cortar todas as peças que farão o nosso kit ganhar forma. No entanto, teremos de ter alguns cuidados pois não queremos nenhuma nub markstress mark ou ainda sinais de flash no nosso Gunpla.

E que tal uns decalques para personalizar o nosso mobile suit? Usamos os tradicionais stickers ou uns dry/rub tranfers? Talvez uns water slide? E que tal dar alguma definição às panel lines com um Gundam marker? Em Gunpla podemos personalizar tudo à nossa medida e torná-lo único, ou apenas tentar recriá-lo como este existe na animação.

Recomendamos ainda que experimentem várias escalas, desde os pequenos super deformed até aos super detalhados perfect grades. Isto será positivo, no sentido em que terão uma visão mais abrangente do hobby e, consequentemente, conseguirão tirar mais proveito do que cada linha tem para oferecer.

Podemos até começar a pensar em alguma pintura e a detalhar ainda mais o nosso kit. Que cores podemos utilizar para deixar a inner frame com um aspeto altamente mecânico? Que tipo devo utilizar? Como usar essa tinta? Estas e muitas outras mais questões são um passo importante para quem quer retirar o máximo de um kit Gunpla em termos da sua costumização.

 

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Afinal, Gunpla talvez não seja assim tão simples à primeira vista, no entanto, montar um destes kits é muito linear e com alguma prática conseguimos fazê-lo num par de horas. Entendemos também que, para quem só agora se aventurou em pesquisar mais sobre o assunto, toda a nomenclatura e estrangeirismos utilizados possam ser ligeiramente intimidantes e confusos.

Para facilitar um pouco a vida, terão neste artigo um manual com termos referentes a quase tudo o que precisam de saber sobre Gunpla. O objetivo é fazer passar uma linguagem própria e recorrente de quem o pratica, mas de uma maneira simples e algo descomplicada. Naturalmente, muitos dos termos acima referidos terão a sua tradução natural para o nosso Português, mas não podemos esquecer que Gundam e Gunpla são franquias internacionais e a sua aprendizagem e utilização são importantes para melhor compreender este hobby.

Este manual estará sempre em atualização e concordância com os vários artigos que forem sendo publicados. Caso estejam a rever a nossa listagem e saibam algum outro termo que nos tenha escapado, ou tenham alguma outra ideia que enriqueça ainda mais este artigo, não hesitem em deixar o vosso comentário.

Modelismo é, acima de tudo, partilhar aquilo que sabemos e aprendemos com quem ainda tem imenso para aprender e para nos ensinar.

 


 

Manual para Gunpla – Dicionário

 

Manual para Gunpla - Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Alicate de corte/nippers – Para que possamos montar um Gunpla, precisamos de ferramentas, algumas mais específicas que outras e que podem ser utilizadas em diversas situações durante uma montagem. Uma dessas ferramentas é o alicate de corte, designado por nippers (to nip). Este serve, principalmente, para fazer o corte nas peças que virão nos runners, podendo ainda ser usado para algumas modificações antes ou após de o kit estar montado. Existem vários tipos de nippers, variando no tamanho, forma e formato das suas lâminas, o que lhe dá uma maior polivalência, bem como uma escolha mais personalizada para o modelista.

 


 

Faca de modelista/Hobby Knife – Uma ferramenta essencial neste hobby. A sua principal função é limpar qualquer plástico que reste do corte de uma peça, e devido à sua polivalência, a hobby knife tem uma infinidade de maneiras em que pode ser útil. Podem encontrá-las com vários tamanhos e formatos, e ainda com diferentes lâminas para diferentes propósitos.

 


 

Grão e Lixas – O grão de uma lixa será a medida que indica a rugosidade da superfície da mesma. Quanto maior o grão (ex: 1000) mais suave será o acabamento, quanto menor o grão (ex: 400) mais rugoso será o acabamento. Na ptAnime recomendamos sempre que tenham mais do que uma lixa à mão, e que estas tenham diferentes grãos para que o acabamento dos vossos kits esteja sempre no seu melhor.

 


 


 

Manual para Gunpla – Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Beam rifleBeam rifles são, na sua generalidade, armas de médio/longo alcance usadas por vários tipos de mobile suits um pouco por toda a saga Gundam.

Beam SaberBeam Sabers são como que os “sabres de luz” do universo Gundam (uma das inúmeras influências que Star Wars teve sobre a saga). São armas de curto alcance, e funcionam emitindo um alto fluxo energético de partículas Minovsky. Estas tomam assim a forma de um sabre ou espada, podendo estes serem depois recarregados via o reactor do próprio mobile suit.

Escalas/Grades – Uma escala ou grade, é a definição do número de vezes que um kit foi diminuído em relação à sua altura original de 1/1.

Ex: O Gundam RX-78-2 é um mobile suit com cerca de 18 metros de altura, o que irá equivaler no kit diminuído 144 vezes (high grade 1/144; real grade) a cerca de 12,5 centímetros. Ao fazermos as contas para uma versão diminuída 100 vezes (master grade; full mechanics 1/100), este ficará com cerca de 18 centímetros. Faremos as mesmas contas para os perfect grade e mega size, onde o kit é diminuído 60 vezes e 48 vezes respetivamente, e apenas os SD ou super deformed são non scale, ou seja, não têm uma escala definida.

Frame – Muitas vezes, podemos referir-nos a um mech como uma frame. Isto remete ao facto de cada mech ser como uma espécie de “chassi” ou um exoesqueleto para com o seu piloto. Um bom exemplo de utilização prática deste termo será olharmos para os mechs do jogo Zone of the Enders, produzido por Hideo Kojima, onde estes mechs são geralmente referidos como Orbital Frames. Não estarão errados caso se refiram a um Gundam como uma frame

Gunpla – Abreviatura da junção das palavras Gundam+Plamo/Plastic Model Kit. São representações fiéis e articuladas, à escala e em formato kit/modelo/maquete dos vários mobile suits existentes nas séries Gundam.

Heat hawk – Os heat hawks são machados normalmente equipados com as unidades Zaku. Estes machados são armas de curto alcance, tendo como a principal modo de ataque uma lâmina super aquecida. O aquecimento desta lâmina é feito pelo próprio núcleo energético do mobile suit.

High grade – Talvez o Gunpla go to no que toca a variedade, quantidade e qualidade a preços reduzidos, e tudo numa escala mais pequena. Os high grade 1/144 abrangem quase tudo desde o original Gundam 0079 até às séries mais recentes, tendo cada uma das séries e OVA a sua própria linha de kits dentro desta escala. Considerada por muitos como a melhor entrada para o universo Gunpla, será difícil não encontrar aquele design específico para ter na prateleira.

Master grade – Com um maior desafio e complexidade na sua montagem, os master grade 1/100 possibilitam, através da sua inner frame e de um detalhe e articulação superiores, uma experiência mais envolvente e realista para o modelista. Caso já tenham no bolso alguns HG, recomendamos vivamente que uma próxima compra seja algo desta linha.

Mega size – Os mega size são como que HG a uma escala de 1/48. Sendo uma linha algo secundária, isto em termos de periodicidade nos seus lançamentos, os mega size implementam tecnologia utilizada na escala 1/144 e aumentam todas as suas características para 1/48, implementando ainda mais detalhe. A linha mega size pode ser uma boa opção caso queiram ter algo de Gundam numa escala maior mas sem o custo de um perfect grade.

Mobile suit – Termo utilizado para descrever os mechas referenciados em Gundam. As palavras mobile suit podem ser traduzidas como fato móvel, termo que remete para o facto de estes mechas terem uma aparência humanoide.

P-Bandai – O termo remete para Premium Bandai Store. Esta expressão é utilizada para classificar qualquer Gunpla que apenas seja vendido através da loja online da Bandai. Este pode ser totalmente original ou apenas diferentes versões ou recolors/retoolings de kits já vendidos em retalho.

Perfect Grade – Se um Gundam fosse real, esta escala provavelmente representaria na perfeição o seu aspeto mecânico, tanto interior como exterior. Considerem os Perfect Grade 1/60 como a linha high end da Bandai.

Plamo – O termo plamo pode ser usado também para nos referirmos a Gunpla, pois acima de tudo estes são modelos de plástico à escala. Plamo é a abreviatura usada para Plastic Models, e refere-se a tudo dentro o que esteja inserido nesta categoria.

Real Grade – A linha real grade tem como principal novelty o facto de conseguir implementar, à escala de 1/144, grande parte da engenharia aplicada aos MG e PG. Esta combinação trouxe uma nova visão e entusiasmo para a linha de kits Gunpla, mostrando que é possível juntar tecnologia e engenho não descurando aspetos como articulação, estabilidade ou separação de cor mas tendo em conta uma escala e preços reduzidos.

A linha RG é, atualmente, um staple no hobby Gunpla.

Super Deformed – Os SD são como que versões chibi daquilo que já conhecemos. Podemos encontrar kits SD de praticamente toda a saga Gundam. São simples e divertidos de montar, capturando de uma forma descontraída o mobile suit que representam, mas sem nunca perderem a essência daquilo que é montar um Gunpla.

V-fin – Talvez a parte que melhor identifica a saga Gundam. Estas “antenas” ou “coroas” são, regra geral, o que define um Gundam type com todas as suas características. Salvo algumas exceções, estas são de cor amarela e sempre acompanhadas por uma “jóia” ao centro.

 

Manual para Gunpla - Dicionário

Exemplo de uma V-Fin – Gundam Unicorn [Destroy Mode]

 

Versões Katoki / Ver.ka – Estes kits são baseados nos designs ou redesigns feitos pelo mecha designer, Hajime Katoki. As versões Katoki são muito proeminentes na linha MG. onde se identificam facilmente pela estética mais minimalista da sua boxart. O tratamento Ver.ka é normalmente guardado para Gundam types ou mobile suits que sejam de alguma maneira relevantes e icónicos dentro da saga. Tendo estes kits a tradição de trazer o que de melhor Gunpla tem para nos oferecer em engenharia e complexidade de construção, são sempre vistos como antecipados lançamentos dentro do catálogo para esse ano.

Os designs e o traço intemporal de Hajime Katoki podem ser encontrados um pouco por todo o universo Gundam, seja nas suas animações, Gunpla. mangas, novels, figuras ou qualquer outro tipo de merchadising.

 

Aqui fica a lista dos kits Ver.Ka lançados desde 2002 até ao presente ano.

 


 


 

Manual para Gunpla – Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Flags – Mais vistos na linha HG, estes pedaços de plástico, situados nas V-Fins, são como que uma proteção (to flag; to warn) para que ninguém se magoe nas mesmas. Podem ser retirados caso queiram um aspecto mais anime accurate nos vossos mobile suits.

FlashFlash, e não estamos a falar do super herói da DC Comics, é o termo que se utiliza para descrever qualquer tipo de plástico excedente que esteja nos runners/sprues ou peças de um kit, e o qual não tem nenhum propósito. Este plástico resta do processo de produção e moldagem, devendo ser removido antes de qualquer encaixe, procedendo depois à limpeza da peça em questão.

Inner frame – O termo inner frame é utilizado para descrever o esqueleto que encontramos por exemplo, em praticamente toda a linha MG. Este esqueleto dá robustez estrutural ao kit, ao mesmo tempo que o torna mais próximo da realidade mecânica de um mecha. Em outras linhas Gunpla, nomeadamente nos RG e PG, é também possível encontrar estas inner frames e em alguns casos também na linha HG, sendo estas muito mais simplificadas devido à menor escala.

Mold lines – Como em qualquer kit de plástico, este é fabricado usando duas metades de um molde de metal. O plástico é injetado sobre pressão entre eles, preenchendo assim os espaços que irão formar os vários runners/sprues. Ao longo do tempo, e com a sua utilização, as duas metades vão criando folgas, as quais o plástico também preenche. Ao excesso de plástico que acabam por ficar no produto final devido a essas folgas, é o que chamamos de mold lines.

Nub mark – Sempre que deixarem um pouco de plástico na peça, ou criarem uma marca branca onde fizeram o corte com os nippers, isso é uma nub mark. Este termo é utilizado para descrever esse plástico restante e/ou as marcas brancas deixadas por um corte mais duro e próximo à peça.

Out of the box/OOB – Em Gunpla, e mesmo em outros tipos de kits, o termo out of the box é usado quando apenas se efetua uma montagem sem qualquer tipo de modificação ou pintura. O termo pode ainda ser usado após uma pintura, isto se o esquema de cores escolhido usar os tons indicados no manual. Pintura out of the box/OOB.

Polycaps – Sendo mais generalizadas na linha HG, estas peças são o que, muitas vezes, possibilitam algum tipo de articulação. Feitas de um material plástico diferente, resistem muito mais ao desgaste o que as torna perfeitas para kits articulados tal como Gunpla. O seu runner é sempre identificável com a sigla PC, e estes são transversais a várias linhas e kits que tenham uma articulação semelhante.

Runners/Sprues – Em cada Gunpla, encontrarão na sua caixa alguns moldes de plástico onde estarão as peças necessárias à sua montagem. A estes moldes podemos dar as designações de runners (pois o plástico “corre” pelos moldes de metal moldando assim as peças) ou sprues (sprue é um termo que designa a passagem física por onde o plástico escorre aquando da sua injeção nos moldes metálicos). Podemos usar qualquer das duas designações, estando as duas estabelecidas no hobby e usadas até fora do contexto Gunpla.

Estes moldes virão alfabetizados e as peças contidas nestes numeradas, visto que os manuais, regra geral, estarão escritos em língua japonesa. Isto permite que alguém não letrado em japonês consiga montar o seu Gunpla, simplesmente seguindo as legendas indicadas no manual.

Seam line – Uma seam line (to seam) é a linha que se forma quando duas peças se juntam para formar uma só parte.

Snap fitSnap fit é o termo utilizado para descrever todo o kit que utilize encaixe entre peças, e que não necessite de qualquer tipo de cola ou cimento durante o processo de montagem. Este termo aplica-se aos vários tipos de modelismo, seja ele estático ou não.

Stress mark – Experimentem dobrar um bocado de plástico que tenham por ai, mas não o suficiente para o partir. Se tudo correr bem, na dobra irá aparecer uma linha branca resultante da pressão que exerceram na superfície. A essa linha ou marca branca dá-se o nome de stress mark.

Em Gunpla elas podem surgir de várias maneiras, mas quase sempre associadas a demasiada pressão ao mexer em alguma peça ou parte. O aparecimento de uma stress mark enfraquece a estrutura do plástico e por isso aconselhamos um cuidado posterior no manuseio.

 


 

 Manual para Gunpla – Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

Manual para Gunpla - Dicionário

 

Descalques Rub/Dry Transfers – Os rub/dry tranfers podem ser encontrados por exemplo, em kits da linha MG, são um tipo de decalque que requer pressão para que este seja aplicado a uma superfície.

Deixamos um vídeo demonstrativo, para que melhor percebam a técnica a utilizar na aplicação destes decalques.

 

 

Decalques Water Slide – Um outro tipo de decalque que podemos utilizar, mas estes de uma maneira um pouco diferente, tanto dos normais stickers como dos rub/dry tranfers. Funcionam como que “à base de água”, pois esta é necessária para a sua aplicação, sendo que a técnica requer alguma prática, paciência e diligência. Ao contrário dos anteriores decalques que encontramos frequentemente com qualquer Gunpla, os water slide são normalmente vendidos em separado, ou virão com edições mais limitadas de um kit. Podem encontrá-los em sets únicos para variadíssimos mobile suits e suas fações, e ainda em temáticas referentes às várias séries Gundam.

Deixamos aqui um vídeo demonstrativo de como podem aplicar corretamente este tipo de decalque.

 

 

Gundam Marker – Podemos dizer com alguma certeza que os Gundam markers são, muitas vezes a porta de entrada no mundo da pintura e personalização em Gunpla. Estas canetas, contendo tinta acrílica, vêm em sets de cores únicos a cada série Gundam e em alguns deles podem ainda encontrar um Gundam marker específico para fazerem o preenchimento das panel lines. Estas últimas podem também ser adquiridas em separado.

Panel lines Panel lines são as linhas que fazem parte do design da inner frame e/ou armadura de qualquer Gunpla. Estas servem para acentuar o design mecânico do mobile suit enquanto kit de plástico, dando-lhe muitas vezes uma estética visual mais detalhada. Podem ter ainda um segundo propósito, podendo ser preenchidas com alguma tinta, definindo ainda mais o aspeto e detalhe de um kit.

Stickers – Estes são os “autocolantes” que, regra geral, virão com o vosso Gunpla. Servem para dar um pop ao kit com algum detalhe extra, e preencher alguma cor que não esteja em formato plástico.

 


 

Este manual ou dicionário, elaborado por e para praticantes de Gunpla, amantes de Gundam e todos os que venham a descobrir estes dois universos, tem por principal objetivo a divulgação do hobby e a partilha de informações e conhecimentos. Queremos ainda ressalvar a ideia de que, independentemente, no modelismo teremos sempre algo a aprender com os outros e os outros connosco.

Por fim, este projeto está inteiramente em parceria com a loja Shop4Nerds, e é conteúdo original e exclusivo da plataforma ptAnime, e todos os direitos lhes estão reservados.

 

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
A Inspiração de Dragon Ball FighterZ - Manga vs Jogo O jogo Dragon Ball FighterZ, da Bandai Namco Entertainment, traz a franquia Dragon Ball Z para o mundo dos jogos competitivos....
Partilhas