Mergulha na mais recente iteração do estúdio Natsume na popular franquia de simulação, Harvest Moon. Em Harvest Moon One World o jogador poderá começar uma nova vida num fantástico mundo cheio de aventuras por explorar, enquanto gere uma fazenda móvel em constante expansão.
Harvest Moon One World | |
---|---|
Plataformas | Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One |
Publicadora | Natsume, Rising Star Games |
Desenvolvedora | Natsume |
Género | RPG ,Simulador |
Data de Lançamento | 5 de Março de 2021 |
Graças à Nintendo Portugal vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer o mais recente jogo Harvest Moon One World.
Harvest Moon One World – Análise ao jogo
Harvest Moon sempre foi a franquia de simuladores de fazendas mais conhecida no ocidente e, embora este género nunca tenha alcançado um enorme sucesso, o nome desta franquia consegue ser reconhecido por todos.
Ao abrir pela primeira vez esta nova iteração da franquia na minha Nintendo Switch veio-me lembranças de jogar e ver os meus amigos jogarem os clássicos Harvest Moon, que se divergiu mais tarde em duas diferentes franquias.
Em primeira análise, o jogo é bastante simples e com uma história fácil de entender para jogadores de qualquer idade. Esta simplicidade do jogo também é visível nos gráficos e designs escolhidos, que relembram os RPGs clássicos da Nintendo DS e Gameboy Advance mas em 3D e alta definição.
Embora o jogo apresente gráficos bastante simples, a otimização do mesmo deixa bastante a desejar, o que na minha opinião é bastante estranho sendo que vemos jogos muito mais exigentes a correr sem problemas na Nintendo Switch. Durante o jogo é possível ver modelos 3D a carregarem a nossa frente, drops de FPS e vários minutos de loading screen até o jogo começar.
Estes problemas de otimização podem vir a ser corrigidos com uma atualização futura e de maneira alguma os mesmos afetam a experiência e diversão oferecida pelo jogo.
História e Mecânicas
Em Harvest Moon One World partimos numa viagem à procura de novos ingredientes enquanto ajudamos a salvar o mundo ao reviver as Deusas da Colheita adormecidas nas várias regiões.
Explorar e ajudar a salvar o mundo não seria possível sem a ajuda do Dr. Jr., o qual construiu uma quinta móvel que podemos transportar de lugar em lugar enquanto viajamos. Esta mecânica implementada ajuda o jogador a experienciar e a explorar várias zonas e biomas completamente distintos enquanto melhora e cuida da sua fazenda.
O jogo apresenta ainda outras mecânicas importantes ao desenvolvimento da história, tais como a existência de tempo e a possibilidade de criar amizades com as pessoas que conhecemos ao longo da aventura.
Enquanto exploramos e ajudamos as pessoas ao longo do ano vamos conhecendo aos poucos as suas histórias e criando relações profundas com as mesmas.
O enredo do jogo como já deu para notar é bastante simples e vai sendo construído aos poucos sem grandes atribulações, tal como o dia a dia das pessoas que vivem em zonas rurais. Na minha opinião, Harvest Moon One world consegue assim oferecer ao jogador a experiência “Slice of Life” calma e rural esperada deste género de jogo.
Cultivação
Um dos aspetos mais importantes do jogo são a cultivação e o dia a dia na nossa fazenda a cuidar dos animais. As mecânicas presentes neste jogo são as esperadas de se encontrar num jogo deste género sendo muito parecido aos seus antecessores e jogos rivais.
Porém, One World destaca-se por oferecer uma mecânica única ao possibilitar transportar a fazenda para outros locais completamente diferentes, o que proporciona uma maior variedade de vegetais para plantar, animais para cuidar e climas que podem afetar de maneira diferente a cultivação.
Harvest Moon One World – Juízo Final
Harvest Moon One World não é um jogo perfeito e poderia ter sido mais inovador para se destacar dos jogos concorrentes. Porém, o jogo consegue oferecer a experiência prometida e esperada deste género pelos fãs da franquia.
A sua simplicidade e enredo fácil de acompanhar tornam este jogo ideal não só para os mais novos, mas como para os jogadores que procuram uma viagem de nostalgia da geração do Gameboy Advance e Nintendo DS onde este género de jogos teve o seu pico de popularidade.
Análises
Harvest Moon One World
Harvest Moon One World não é um jogo perfeito e poderia ter sido mais inovador para se destacar dos jogos concorrentes. Porém, o jogo consegue oferecer a experiência prometida e esperada deste género pelos fãs da franquia.
Os Pros
- Simples e fácil de entender
- Vários biomas para explorar
- Diversidade de plantações e animais
Os Contras
- Problemas de otimização
- Pouco inovador