HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM – Lançamento

por Ricardo Silva
HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

10 de janeiro de 0079.

A colónia espacial Side 2 cai sobre a terra. O principal alvo seriam os headquaters das forças e Federação Terrestre, em Jaburo. No entanto, após a reentrada na atmosfera, a colónia desintegra-se e falha o seu alvo, causando assim massiva destruição.

Este evento, levado a cabo pela fação Zeon e ficando conhecido como o culminar da “Operation British“, matou milhares de inocentes e vaporizou aquilo que é hoje a cidade de Sidney, no continente Australiano. Os restantes soldados da Federação Terrestre, ainda em batalha, olhavam horrorizados e impotentes perante este cenário dantesco. A “Operation Bristish” fora um total desastre.

Cinco dias depois, a 15 de janeiro de 0079, a colónia Side 5 ou Loum, seria o cenário para uma batalha entre Zeon e as forças terrestre. É este o início da One Year War.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM – Lançamento

 

 

Entre os pilotos das forças terrestres que assistiram à queda de Side 2 e lutavam agora em Loum, estava Yuu Kajima.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

Yuu Kajima – Piloto EFF – Earth Federation Forces

 

Yuu é gravemente ferido na batalha de Loum. Algum tempo depois, este acorda dos seus ferimentos e, através de um oficial, é informado que toda a sua equipa fora eliminada por forças Zeon.

 

 

No meio de um sentimento de frustração, é-lhe revelado o projeto por trás daquilo que virá a ser o mais poderoso mobile suit produzido até à data, o Gundam RX-78. Yuu tem agora a hipótese de ingressar numa equipa de forças especiais que têm por missão experimentar novas tecnologias antes de estas serem implementadas em mobile suits de produção.

Prontamente aceita fazer parte desta “Guinea Pig Team“.

 

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

Durante uma missão de rotina, a equipa é atacada por um misterioso mobile suit azul, o Blue Destiny Unit 1. Este demonstra capacidades e performances muito acima da média. Após o confronto, Yuu é o único de três pilotos a mal conseguir escapar. Mais tarde, a equipa é novamente atacada, desta vez por um mobile suit pertencente a Zeon, que aparenta ter as mesmas qualidades e capacidades que o Blue Destiny.

Como por um acaso, este aparece salvando assim a equipa e forçando uma retirada do desconhecido inimigo Zeon.

De volta à base, Yuu encontra novamente o Blue Desiny Unit 1. Este será agora o piloto deste mobile suit azul.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

EXAM MODE!

 

Gundam Side Stories: The Blue Destiny é uma história passada durante a One Year War, e que conta já com duas adaptações para manga e formato videojogo. Estes últimos, para a velhinha Sega Saturn e a mais contemporânea Playstation 3 são Mobile Suit Gundam Side Story: The Blue Destiny e Mobile Suit Gundam Side Story: Missing Link respetivamente.

Nas mangas, o primeiro volume, com escrita e desenho de Takayama Mizuho e baseado no jogo para a Saturn, foi publicado pela Kodansha e distribuído com a revista Comin Bom Bom em 1997. Já o segundo volume, mais recente, está atualmente a ser também publicado pela Kodansha, mas distribuído através da revista Gundam ACE. O argumento está a cargo de Tomohiro Chiba e a ilustração por Yo Taichi.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM – Lançamento

 

 

Após esta breve, mas importante, introdução ao universo de Blue Destiny, passemos então a uma das maiores surpresas que a linha High Grade nos trouxe este ano, um novo e melhorado HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM – Lançamento

 

 

Caso ainda não tenham reparado, este é o mesmo mobile suit que ataca a equipa de Yuu Kajima e do qual ele irá acabar por se tornar piloto.

Não será de todo errado chamar a este novo HGUC Blue Destiny Unit 1 uma versão “revive“. Este foi agora melhorado em praticamente todos os aspetos, isto em relação ao HGUC original, lançado em julho de 2007. Toda a sua estrutura interna e consequentemente, toda a sua articulação têm agora como base o excelente HGUC 1/144 GM Ground Type, com o qual partilha influências e características em combate. No que toca a detalhe e estética, terão algo muito mais accurate tanto em proporções, optimização de cores ou separação de partes em plástico.

Já que referimos características em combate, este tem uma muito particular. Estamos a falar do modo ou sistema EXAM.

Este sistema é uma tentativa de incorporar mecanicamente através do mobile suit, todas as habilidades de um Newtype, dando a hipótese a um normal piloto de as activar e usufruir das mesmas em combate.

Caso queiram ter o vosso kit neste modo, a Bandai dá-vos essa possibilidade, com a introdução de uma nova cabeça, designada como versão manga. Esta permite-nos recriar o Blue Destiny como o vemos nas mangas e fazer ainda a variação entre os dois modos, com um simples mix-match de cabeças ou autocolantes.

Por fim, e para uma recriação totalmente fiel do modo EXAM, terão ainda partes extra para fazerem as alterações aos propulsores no backpack.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

Quanto aos acessórios que o acompanham, temos um escudo muito compacto e portátil, uma machine gun de 100mm e dois beam sabers, podendo estes ser armazenados no próprio mobile suit. É nestes que revemos toda a genética, herança e estéticas dos Ground Types vistos na série 8th MS Team, e um pouco por toda a franquia Gundam.

 

HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 EXAM - Lançamento

 

Temos de admitir que este novo HGUC 1/144 Blue Destiny Unit 1 nos apanhou completamente de surpresa. Ainda que não se destaque particularmente do que temos vindo a receber na linha HGUC, é sim um kit com imenso charme e carrega um backgound muito interessante com as suas influências e história, bem como o seu piloto e o sistema EXAM.

Sem dúvida um kit a ter em conta numa próxima compra.

 

Com um preço de 1.440 ienes (~12€ ou 13$) este High Grade 1/144 Blue Destiny Unit 1 já se encontra disponível através do nosso parceiro Shop4Nerds, usufruindo do desconto de 5% neste e noutros produtos, ou nas lojas habituais.

 

Recomendamos estes links!

 


Manual para Gunpla – Dicionário

 Gunpla – A arte de Gundam em plástico


 

Fonte: TagHobby

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.