Hideaki Anno – O Nascimento do Studio Khara pela Perspectiva da Esposa

por João Simões
Hideaki Anno - O Nascimento do Studio Khara pela Perspectiva

O site oficial da Moyoco Anno, colocou online uma banda desenhada, com 16 páginas, criada por ela de modo a celebrar o 10º aniversário do estúdio Khara. O estúdio aproveitou o material e criou uma curta-metragem. Tanto a banda desenhada como a curta se intitulam por “Yoiko no Rekishi Anime: Ōki na Kabu (Kabu)” (A Good Child’s History Anime: The Giant Turnip (Inc.)), e têm como personagem principal o Director-Kun (Hideaki Anno) e a Rompers (Moyoco Anno) do manga dela: “Insufficient Direction”.

 

Hideaki Anno – O Nascimento do Studio Khara pela Perspectiva da Esposa

 

A narrativa inicia-se em 2006 quando o Director-kun se recusa a comer carne e peixe, e só quer comer vegetais (a personagem é Hideaki Anno e os alimentos representam os diferentes tipos de media). O Director-kun diz à Rompers que decidiu plantar vegetais que ele goste de comer. Então o Director-kun decide trabalhar num pequeno jardim (que representa o Studio Khara) e pergunta à Rompers como se deveria chamar o pequeno jardim, ao que ela responde:

Khara, que em grego significa ‘Felicidade’.

 

O Director-kun começa a plantar algumas sementes e algumas pessoas vão aparecendo para o ajudar no pequeno jardim. Com a chegada de mais gente começam a procurar por um jardim maior e todos ficam entusiasmados, pois vão poder cultivar vegetais com maiores dimensões. Depois de estabelecerem o novo jardim começa a chegar ainda mais gente para ajudar. Através dos esforços da equipa, um grande vegetal (Evangelion: 1.0 You Are [Not] Alone) está pronto a ser colhido.

Logo de seguida o Director-kun planta um novo vegetal. Começa-se a formar uma equipa cada vez maior e colhem o segundo grande vegetal (Evangelion: 2.0 You Can [Not] Advance), em 2009. Toda gente celebra este novo vegetal, mas a Rompers repara que o Director-kun está um pouco triste. Ele decide parar durante um ano e convida toda gente a fazerem o que lhes apetecer durante esse tempo. Ao longo do período de paragem o Director-kun vai ajudando outras pessoas noutros projetos.

O Director-kun regressa e planta mais um enorme vegetal (Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo) com a ajuda de toda gente. Em 2012 é feita a colheita e é quando o Director-kun se lesiona. Lesões estas que se revelaram mais graves do que pensava. Enquanto ele se encontra no processo de recuperação, um “super idoso” (Hayao Miyazaki) aparece e convida-o para o ajudar durante um mês (que é quando ele dá a voz ao protagonista de The Wind Rises).

Enquanto o Director-kun continua a recuperar, longe do seu jardim, os seus ajudantes prosseguem com o trabalho enquanto esperam pelo seu regresso. A ajuda que ele deu ao “Super Idoso” faz a sua estreia, mas ele continua em recuperação. Rompers pergunta-lhe se ele quer comer alguma coisa, e ele responde que não.

Em 2014 ele regressa ao seu jardim. Os trabalhadores ficam entusiasmados com o seu regresso e estão prontos para plantar mais vegetais. Porém, em vez de trabalhar no seu próprio jardim, o Director-kun decide ajudar o vizinho Shinji Higuchi, onde aproveitou para pedir ajuda a alguns dos trabalhadores do seu jardim. Juntos plantaram e colheram um enorme vegetal (Shin Godzilla), em 2016.

Alguém questionou ao Director-kun o que ele tinha em mente para plantar a seguir. Ele não respondeu logo, mas encontrava-se claramente aliviado. Mais tarde afirmou que estava pronto para plantar o próximo vegetal com a sua equipa, contudo este é o maior vegetal que eles já viram…

 

 

Esta pequena história além de ser um paralelismo metafórico de um momento da vida de Hideaki Anno, e dos que o rodearam, é também inspirado na clássica fábula russa “The Gigantic Turnip”, que é extremamente popular no Japão. A narrativa original conta a história de um idoso que plantou um vegetal tão grande que é impossível ser colhido sem ajuda. Este pede por mais e mais ajuda, começando pela esposa, depois quando dá por si já tem um grupo forte o suficiente para colher o vegetal.

Megumi Hayashibara e Kouichi Yamadera regressam da adaptação anime de Insufficient Direction, que estreou em 2014, para dar vida a Rompers e ao Director-kun.

 


Rebuild of Evangelion 4.0 – Último filme dá Sinais de Vida!!

Neon Genesis Evangelion – Robôs Gigantes e Freud

Hideaki Anno em 1984 – Adversidades e Falta de Meias


 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.