IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira

por Raquel Cupertino
Mary e a Flor de Feiticeira no IndieJunior 2019

Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, o Teatro Municipal Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes e a Reitoria da Universidade do Porto irão albergar a terceira edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto.

 

IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira - Festival de cinema

 

IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira

Com uma proposta programática diversa, o IndieJúnior Allianz irá apresentar os filmes infantis e juvenis mais criativos e originais que se fazem hoje pelo mundo fora.

Nestes 6 dias de evento poderemos revisitar filmes que marcaram o imaginário de crianças e jovens que hoje já são pais e avôs, bem como conhecermos um pouco mais sobre o cinema através de oficinas, debates e exposições.

 

IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira - Studio Ponoc

 

Em destaque: Mary to Majo no Hana de Hiromasa Yonebayashi

Um dos cabeças de cartaz, a representar o que de mais recente se tem construído na área da animação internacional, é o filme anime Mary e a Flor de Feiticeira (Mary to Majo no Hana). Um filme do realizador Hiromasa Yonebayashi, antigo colaborador de Miyazaki e co-fundador do estúdio Ponoc.

 


IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira - Diretor Yonebayashi abandona Estúdio Ghibli

Hiromasa Yonebayashi

Após a sua estreia como realizador no Studio Ghibli com a longa metragem The Secret World of ArriettyYonebayashi tornou-se no mais jovem diretor a produzir um filme no estúdio Ghibli.
O seu começo brilhante na cinematografia japonesa não se ficou por aqui, em 2015 foi nomeado pela Academia na categoria de Best Animated Feature com o seu segundo filme “When Marnie Was There“.
A sua jornada a solo teve início com o seu colega de equipa no Studio Ghibli, Yoshiaki Nishimura. Após 18 anos, a dupla abandona o lendário estúdio e cria, em junho de 2015, o Studio Ponoc.
A primeira longa metragem deste estúdio foi o filme que estará em exibição no festival, Mary and the Witch’s Flower (Mary to Majo no Hana).


 

Data de Exibição: Sábado, 2 de Fevereiro , 18h00 na Casa das Artes

IndieJúnior Allianz 2019 Estreia Mary e a Flor de Feiticeira - Filme anime

 

Mary e a Flor de Feiticeira – Sinopse

A pequena Mary vai atrás de um misterioso gato para dentro da floresta e descobre uma vassoura e uma estranha planta que dá flor a cada sete anos. A flor e a vassoura fazem com que Mary vá parar a Endor – uma escola de magia. Mas há coisas estranhas a acontecer na escola e Mary tem de provar ser capaz de enfrentar os desafios colocados a uma aprendiz de feiticeira. Harry Potter meets Studio Ghibli, é assim que vemos esta maravilhosa aventura de animação assinada por um antigo colaborador de Miyazaki.

 

 

IndieJúnior Allianz 2019 – Filmes para miúdos e graúdos

Ao longo de seis dias, haverá filmes pensados para diferentes faixas etárias (+3, +6, +9, +12, +13 e +16), assim como a visita a clássicos do cinema, através das escolhas de três figuras da vida cultural e social portuense. Respondendo a um convite do festival, a realizadora Luísa Sequeira, o geógrafo e escritor Álvaro Domingues e a arquitecta Filipa Fróis Almeida apresentarão, na secção O Meu Primeiro Filme, Os Salteadores da Arca Perdida, A História Interminável e Tempos Modernos. Serão cerca de 50 filmes de produção recente que, na animação, documentário ou ficção, propõem a descoberta de novos e antigos lugares de imaginação, formação estético-cultural e divertimento.

O IndieJúnior Allianz 2019 contará, ainda, com sessões exclusivas para escolas da área metropolitana da Invicta, que promoverão a circulação de mais de 4500 crianças e jovens pelas salas de cinema do festival, assim como vê reforçado o envolvimento de alunos na programação.

O festival é ainda composto por uma competição internacional de curtas e longas metragens, avaliadas pelo Júri Oficial da Competição Internacional (composto por três personalidades da cidade do Porto) e o Júri Escolas (composto por três jovens de escolas portuenses).

Para acederes à restante programação do festival clica AQUI.

Podes ainda acompanhar o IndieJúnior Allianz 2019 em:

 

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.