O manga 4-koma Jan-Ken-Pon, de Shōji Izumi, recebeu o Guinness World Record para “A maioria número de publicações da mesma série yonkoma manga”, numa cerimónia. No dia 24 de novembro, o manga publicou 15 mil tiras.
Jan-Ken-Pon ganha Guinness Record – Manga
Izumi lançou o manga pela primeira vez, no jornal Asahi Shōgakusei Shimbun, em setembro de 1969. A história centra-se na vida quotidiana de uma pragmática e inteligente irmã mais velha, chamada Jan; o seu irmão brincalhão, chamado Ken; e o seu curioso irmão mais novo, chamado Pon. “Jan-ken-pon” é o nome em japonês para o famoso jogo de mão: Pedra-Papel-Tesoura.
A publicação 15,095 (na imagem abaixo) marca o anúncio do prémio. No 4-koma, Pon atende o telefone e fica chocado ao descobrir que o manga ganhou o Guinness World Record. Ele conta à sua família, que ficam igualmente surpreendidos.
Izumi minimizou a conquista e disse que é apenas o resultado do dia a dia. O presidente da Associação de Cartoonistas do Japão e criador de mangam, Tetsuya Chiba (Ashita no Joe), acredita que o recorde é uma conquista monumental e disse: “Shōji Izumi é o orgulho mundial do manga japonês”.
Outro recorde de manga no Guinness inclui o manga Kochira Katsushika-ku Kamearikouen-mae Hashutsujo (“Kochikame”), de Osamu Akimoto, por “o maior número de volumes publicados por uma única série de manga”; One Piece, de Eiichiro Oda, para “O maior número de cópias publicadas para o mesmo livro de banda desenhada de um único autor “; e Kingdom, de Yasuhisa Hara, para “Manga Escrito pelo maior número de pessoas”.
Sugestões:
Fonte: Anime News Network