Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness é o mais recente jogo da Spike Chunsoft que leva os jogadores a explorarem o misterioso mundo de Made in Abyss. O jogo é um RPG de exploração e ação a 3 dimensões, que permite o jogador vivenciar a maldição do abismo enquanto mergulha nas profundezas do mesmo.
No jogo encontram-se disponíveis 2 modos de jogo que permitem vivenciar o abismo a partir de 2 perspetivas diferentes. Um dos modos conta a história do anime pelo ponto de vista das personagens Riko e Reg, e o outro modo permite o jogador criar a sua própria personagem e explorar uma história original.
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness | |
---|---|
Plataformas | PC, PlayStation 4, Nintendo Switch |
Publicadora | Spike Chunsoft Co., Ltd. |
Desenvolvedora | Chime Corporation |
Género | JRPG de Ação |
Data de Lançamento | 2 de setembro de 2022 |
Graças à Spike Chunsoft vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer a adaptação para videojogo de Made in Abyss, Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness.
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness – Análise
Made in Abyss é uma franquia que se tornou bastante popular desde o lançamento da primeira temporada do anime em 2013, e subsequentes filmes. Logo desde o primeiro episódio senti-me conectado ao mundo do anime, devido às suas personagens carismáticas, empolgante história de suspense, e principalmente devido ao abismo e todos os mistérios que o mesmo esconde.
O mundo de Made In Abyss era tão rico que me lembro de imaginar como seria explorá-lo e o quão bonito poderia ser um jogo de mundo aberto baseado no mesmo, mas sem esperanças de um dia o sonho de explorar este mundo se concretizar.
Porém, eu não era o único fã que desejava explorar este mundo, e rapidamente começou a aparecer conceitos de jogos realizados por fãs que também gostariam de poder explorar este mundo. Passado vários e vários anos do hype por Made in Abyss, a Spike Chunsoft finalmente revela o aguardado primeiro jogo baseado na franquia, intitulado por Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness.
As minhas expectativas para o jogo eram altas, talvez altas de mais e quando o jogo foi lançado, as mesmas não foram alcançadas. Isto não quer dizer que o jogo não seja divertido e não ofereça várias horas de diversão aos fãs da franquia, porém não passa disso e é bastante difícil de recomendar a quem não seja fã da franquia.
Embora o jogo se tente focar na exploração e apresente muitas mecânicas, a mesma é bastante limitada, com mapas pequenos e muitas vezes com caminhos obrigatórios. Para além disto, tanto o grafismo do jogo como o mundo fora do abismo são bastante simples, estando aquém de outros jogos anime lançados nos últimos anos.
Made in Abyss – Modos de Jogo
Quando o jogador inicia o jogo pela primeira vez, é possível verificar que existem dois modos de jogo diferentes, estando um deles inicialmente bloqueado. No primeiro modo de jogo o jogador tem a oportunidade de seguir as personagens principais do anime, Riko e Reg, enquanto experiencia os momentos do anime até ao arco da Ozen.
Este modo de jogo é bastante simples com aproximadamente 3 horas de jogo e funciona como um tutorial para o modo de jogo, Deep in Abyss, o qual é desbloqueado ao completar o mesmo. Sendo este modo um tutorial, muitas das mecânicas são facilitadas e várias zonas encontram-se bloqueadas pelo que não podem ser exploradas. Com este modo de jogo o jogador poderá, assim, aprender a utilizar as várias mecânicas essenciais, de modo a conseguir utilizar as mesmas no Deep in Abyss que permite o jogador ser um pouco mais livre e explorar ao seu ritmo.
Como referido anteriormente após concluir o modo Hello Abyss, o jogador desbloqueará o modo Deep in Abyss, onde o mesmo poderá criar a sua própria personagem e explorar livremente o abismo. Este modo de jogo tem como objetivo chegar o mais fundo possível no abismo enquanto se sobe de rank, de explorador, ao realizar as mais variadas quests disponíveis.
Deep in Abyss é bastante mais desafiante e longo que o modo anterior, com mais mecânicas disponíveis, como, por exemplo, a destruição do equipamento. O enredo deste modo de jogo também é bastante mais longo, pelo que proporciona bastantes mais horas de jogo que o modo anterior.
Made in Abyss – Juízo Final
Faz alguns anos que os fãs da franquia pediam e imaginavam um jogo baseado em Made in Abyss, tendo o pedido sido respondido no final de 2022. Porém, o jogo oferecido pela Spike Chunsoft ficou bastante aquém do esperado, tanto pelos bugs que o jogo apresenta, como pelos mapas pequenos e bastante limitados com um grafismo ultrapassado.
De qualquer forma, não nos podemos esquecer que Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness foi o primeiro jogo baseado na aclamada anime e que futuros jogos da franquia poderão vir mais ao encontro do mundo aberto esperado pelos fãs da franquia.
Talvez este não seja o jogo perfeito, porém recomendo os fãs da franquia Made in Abyss darem uma oportunidade ao jogo, sendo que o mesmo consegue oferecer bastante conteúdo e horas de diversão aos mesmos. Porém, não recomendo o jogo a quem não conhece a franquia e queira apenas experimentar um jogo de exploração.
Análises
Made in Abyss: Binary Star Falling into Darkness
O primeiro jogo baseado no aclamado anime Made in Abyss e embora apresente alguns problemas, consegue oferecer bastante conteúdo e horas de diversão aos fãs da franquia.
Os Pros
- Bastantes Mecânicas de Exploração
- Dificuldade do modo Deep in Abyss
- Modo Tutorial
Os Contras
- Grafismo simples
- Existência de vários Bugs
- Mapas simples
- Modo Hello Abyss demasiado pequeno