Manga Bleach | Capítulo 643

por João Simões
Bleach | Capítulo 643
Bleach | Capítulo 643 - " Baby, Hold Your Hand 6 "   Terminei o capítulo anterior a afirmar que Nemu tinha agora o seu momento para brilhar, mas que muito provavelmente seria bem curto. Quando abordei a extensão temporal do momento de glória de Nemu, não me referia a um tempo…

Manga Bleach | Capítulo 643

Progressão Narrativa - 7.8
Personagens - 8
Arte ou Visual - 9
Consistência Geral - 8.8

8.4

Muito Bom

Pontos Fracos: Nada de muito relevante a apontar.

Pontos Fortes: Personagens e diálogos. Construção da batalha. Análise Psicológica. Arte.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

Bleach | Capítulo 643 – ” Baby, Hold Your Hand 6 “

 

Terminei o capítulo anterior a afirmar que Nemu tinha agora o seu momento para brilhar, mas que muito provavelmente seria bem curto. Quando abordei a extensão temporal do momento de glória de Nemu, não me referia a um tempo tão curto. Foi realmente incrível tudo o que ela fez, e principalmente da forma como o fez. Porém, e como seria de esperar, isso teria os seus danos colaterais que por sua vez a deixaram imóvel. Se realmente Pernida não tivesse esta capacidade de regeneração, praticamente instantânea, Nemu teria obtido uma maravilhosa vitória. O facto é que Perdina em rápidos momentos, voltou a um estado capaz de contra-atacar levando os seus nervos até Nemu, obliterando-a de dentro para fora através de uma implosão fugaz.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Não sei até que ponto Mayuri esperava ou não, que Nemu conseguisse derrotar Pernida com aquele ataque. Ele ficou impressionado com tal, isso é certo, mas talvez a esperança da vitória tenha sido baseada numa falácia ilusória. Mas assim que o sangue da companheira o atingiu, Mayuri entrou num estado de introspeção petrificada e inconsciente, derivada das réstias humanas e emocionais que perambulam naquele intelecto superior. Este estado é uma alavanca narrativa bastante inteligente, para a criação da ponte para o subconsciente de Mayuri.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Ele tinha dito a Szayelaporro que só o voltaria a encontrar daqui a muitas dezenas de anos. A luta entre estes dois foi talvez uma das mais bem arquitetadas batalhas existentes em Bleach, e o facto de isto ser praticamente unânime não é uma coincidência. A importância desta batalha refletiu-se não só em nós leitores, mas também, e mais precisamente em Mayuri, uma vez que a manifestação física da consciência de Mayuri é o Szayel. Relembro-vos, e para vos avivar a memória daquilo que estou para aqui a dizer, no capítulo 306 intitulado por “Not Perfect is Good”, Mayuri afirmou que a partir do momento que Szayel se afirmou com uma existência perfeita, foi derrotado.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Se existe perfeição, não existe margem para progressão. E se não existe margem para progressão, é criada uma zona de conforto incontrolável. Mayuri por momentos caiu na escuridão daquilo que mais odeia: a perfeição. Ele assimilou a sétima Nemu como a sua criação perfeita, o seu máximo, algo que não poderia ser superado. O facto de tal ter acontecido levou-o a criar uma ligação atipicamente emocional com ela, levando-o ao desespero angustiante momentâneo que vimos nos seus olhos.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Não obstante, é bom que os eventos tenham tomado este rumo, Mayuri estava com a visão limitada. Isto não passou de um abrir de olhos que deverá ser agradecido a Pernida. Os esforços de Nemu não foram em vão em dois sentidos, por um lado ajudaram a mostrar a Mayuri que ele está longe de atingir a perfeição, e por outro, e ao que tudo indica, Nemu derrotou Pernida.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Como vimos no capítulo passado, esta versão da Nemu foi criada a partir de células diferentes, que possuem uma elevada taxa de regeneração. Esta taxa é por sua vez controlada pelo ser cérebro. Trocando isto por outras palavras, a Hipófise é uma das principais glândulas do nosso organismo, controla uma série de respostas hormonais entre outras, e controla também a segregação das hormonas do crescimento, que estão diretamente ligadas à evolução de Nemu no que diz respeito à sua condição como Shinigami/Humana. Se o Hipotálamo controla a regulação da Hipófise (no caso da Nemu é completamente fora do comum), e se esta por sua vez foi ingerida sem algo para a regular, a segregação da regeneração e crescimento não é doseada, que leva à instabilidade corporal, levando por fim à destruição do organismo que a detém.

 

Bleach | Capítulo 643

 

Um capítulo fabuloso e arquitectado com grande mestria. Batalha, informação, caracterização e desenvolvimento de personagens. Temos oportunidade de ver uma personagem do nível intelectual de Mayuri a entrar em estado de choque por não saber lidar com o vazio inesperado. Indubitavelmente um pack fabuloso e nostálgico que raramente nos é entregue por Kubo, mas quando o faz, excede qualquer expectativa!

Ps. Quando é que vamos ver a Nemu 8.0?!

 

 

2 comentários


Também deverás gostar de

2 comentários

David 17 Setembro, 2015 - 3:03

Não tinha gostado tanto assim desse capítulo, mas sua análise me fez gostar, ainda acho que a Nemu morreu de forma bem… Rápida e sem impacto. Por um lado é bom o fato de personagens morrerem, Bleach precisa de mortes de verdade, apesar de que acho que a Nemu vai voltar, já que o cérebro dela ainda continua intacto. É bom ver essas mortes nem aí pra personagens como Bleach faz, mas isso só depois de ler o capítulo, depois daquele tempo refletindo sobre o mesmo XD…
E sobre a mente do Mayuri, realmente, eu não tinha entendido (entendi, mas não peguei o verdadeiro sentido do diálogo) mas como disse, sua análise foi muito boa ☺

Responder
João Simões 17 Setembro, 2015 - 14:50

Muito obrigado David =)

Concordo contigo, o cérebro está intacto, portanto acho que ainda vamos ver uma nova Nemu. Bleach necessita de mortes definitivas sem dúvida, mas acho que a Nemu não será uma delas.

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.