Naruto | Capítulo 700 – “Uzumaki Naruto!!”
Muitas foram as imagens a circular na Internet sobre a possível família de Naruto, os filhos dos nossos protagonistas preferidos entre outros. A especulação em torno do último capítulo da franquia aumentava a cada dia, num verdadeiro frenesim internautico! O que ninguém esperava é que todos os rumores se demonstrassem ser verdadeiros, e que o último e derradeiro capítulo saísse uma semana antes do pretendido: ao mesmo tempo que o capítulo 699!
Totalmente colorido, é nos concedido uma última injeção de nostalgia: imagens da academia ninja, numa típica aula dada pelo… Aburama-sensei? Nunca estamos efetivamente preparados para algo assim, ver os nossos heróis crescidos, adultos, é como se os 15 anos de Naruto nos atingissem com toda a força.
Mas as novidades e surpresas não ficaram por aqui. Um pequeno “Naruto” surge-nos entre os painéis, travesso, problemático e alegre, sendo acompanhado por jovens estranhos mas tão familiares aos nossos olhos. A sensação de déjà vu é intensificada à medida que a ação se desenrola, Boruto e Shikadai são a cópia perfeita dos seus pais. Os sucessores de Naruto e Shikamaru mostram-se dignos dos pais que têm, um problemático e o outro preguiçoso, que mais poderíamos nós desejar desta nova geração?
Podemos desejar muito mais! O que seria uma despedida, algo triste que nos deixaria a chorar por horas, com saudades de todos os momentos que vivemos durante os últimos anos, tornara-se num verdadeiro prólogo!
A descendência é então apresentada. Em poucos painéis demos um leve deslumbre do que aconteceu a cada personagens, desde Tenten, Sai, Ino, Lee, Choji e tantos outros.
Como romântica incurável é impossível não jubilar face aos casais que Kishimoto apresenta. Depois de tanto shippar pela maioria deles, é realmente uma sensação indescritível ver os filhos de Naruto com Hinata, Sai com Ino, Sakura com Sasuke, e claro, Shikamaru e Temari.
Os velhos hábitos continuam, aquelas pequenas caraterísticas que por tanto tempo nos acalentaram o coração perduram, agora em formato duplo. Afinal as tradições são para se perpetuarem, não acham?
No capítulo anterior Kakashi foi nomeado Hokage, Konoha reconstruia-se, e da união entre as vilas pouco se sabia. Teria realmente o sonho do Naruto ido avante? O desejo de união entre vilas prevaleceria no pós-guerra?
Kiba explica o que aconteceu. Aparentemente afeiçoado a gatos, o Inuzuka revela que Kakashi rescindiu de ser Hokage, muito provavelmente após considerar Naruto apto para o papel. E agora, que será do nosso sensei?
A premissa desenrola-se em torno da reunião dos cinco kages. Um friozinho na barriga potencia uma das imagens mais esperadas de sempre: Naruto Hokage. Sentado no escritório, a trabalhar, a silhueta do herói de Konoha exibe-se no ecrã. Sim, o sonho realizou-se Naruto é o sétimo Hokage!
Iruka-sensei aparece por fim. O protetor do pequeno Uzumaki observa com uma empatia de quem viu isto a acontecer por diversas vezes, a repetição das ações da geração Uzumaki. Tal como o pai, Boruto deseja chamar a atenção, ter o carinho do seu amado pai. As pequenas travessuras surgem aos nossos olhos como demonstrações de afeto, uma pequena amostra de que dali pode sair outro herói.
Em suma, não podemos dizer que ficamos surpreendidos com o desenrolar dos acontecimentos. Verdade seja dita, tudo o que aconteceu foi o esperado, o especulado ao longo de anos. A confirmação de toda a nossa especulação proporcionou um espetáculo nostálgico e uma insana vontade de rever a saga, uma vontade de continuar a aventura, de ver a nova geração crescer e se tornar forte e capaz como os seus antecessores. Ou quiçá uma batalha com os nossos protagonistas crescidos?
A triste verdade é que o Naruto que nos acompanhou ao longo destes 15 anos termina por fim. O nosso colega de travessuras, que nos fez crescer, superar dificuldades e nunca ir contra a nossa palavra, termina a sua jornada, mostrando que o poder da persistência e força de vontade conseguem superar tudo.
Por tudo isto e por muito mais que fica por dizer, Arigatou-tebayo Naruto-kun!
[penci_review]
Manga Naruto | Último Volume (72)
Análises
Manga Naruto | Capítulo 700
Eis o tão aguardado final da obra de Masashi Kishimoto que nos últimos anos nos encantou e emocionou.
Os Pros
- Exposição das personagens
Os Contras
- Desenvolvimento narrativo pouco significativo