Em 2024, sabendo do sucesso das adaptações anime de Naruto e Bleach, é difícil imaginar que estes dois gigantes quase foram cancelados.
Estes dois históricos shonen de batalha, dois dos títulos mais populares de sempre, que continuam ainda hoje a gerar lucros avolumados, iam ter um final bem diferente daquele que conhecemos.
A confissão chega por parte de Michiyuki Honma, presidente do Pierrot, que, numa recente entrevista com o Comic Natalie, revelou que como consequência do terramoto e do tsunami que assolaram o Japão em 2011, estiveram perto de cancelar Naruto Shippuden e Bleach.
Naruto e Bleach quase foram cancelados em 2011
“Assim que o grande terramoto nos atingiu, senti uma grande sensação de crise. Na altura, estávamos a produzir mais de quatro projectos semanais, entre os quais estavam Naruto Shippuden e Bleach. Porém, rapidamente todas as produções descarrilaram assim que diversas cadeias televisivas interromperam as suas transmissões regulares“.
“O nosso orçamento ficou por isso instável. Esta situação prolongou-se por dois meses e chegamos a um ponto que quase não conseguíamos pagar os salários dos nossos trabalhadores. Vimo-nos numa situação na qual não tínhamos outra opção que não a de dissolver a companhia“, Honma partilhou.
No entanto, como conta a História, a equipa do Pierrot foi salva. Ainda que, por um lado, as estações televisivas estivessem centradas na sua própria recuperação, o estúdio de animação conseguiu receber apoios de outras companhias de produção.
“Fomos apoiados pelos nossos aliados na indústria e conseguimos um empréstimo no banco. Para além disso, começamos a receber lucros provenientes de outras coisas para além destas produções“.
O estúdio Pierrot é um dos mais bem cimentados na indústria anime, detendo dentro de portas alguns dos títulos mais lucrativos de sempre. Ainda assim, é sempre bom recordar que até os gigantes tremem perante desastres de elevada magnitude.
O terramoto e tsunami de 2011 é, à data de hoje, um dos maiores desastres naturais em todo o mundo, que vitimou mais de 20 mil pessoas e deixou 6 mil feridas.
O Studio Pierrot aprendeu a lição e, desde então, implementou medidas que os protegerão em caso de perdas orçamentais elevadas e imprevisíveis.
Leitura recomendada:
Fonte: Comic Book