One Piece Capítulo 837 – “Luffy VS Commander Cracker”
O último capítulo deixou-nos um leve dissabor, algo que não é nada normal em One Piece. Como tal, especulei que a qualidade reduzida se devia ao facto de Oda se encontrar encurralado naquele ponto narrativo. Isto levou-o a ter que forçar alguma exposição, para que conseguisse colocar a narrativa no ponto certo. Afirmei também que, dependendo da qualidade do capítulo desta semana, a especulação seria confirmada (ou não). Ora, a qualidade do capítulo 837 de One Piece está à vista de todos, e com isto penso que se pode afirmar que o capítulo anterior foi um deslize necessário para atingir algo superior.
Comecemos então pela decisão de Luffy. Já sabemos que ele é teimoso, e o que decidir está decidido. Porém, não seria a primeira vez que o veríamos evitar uma batalha contra alguém superior (temos Kuma e Magellan como exemplos), de modo a poder atingir o seu objetivo. Porque será que, após ter determinado que estava perante um adversário absolutamente forte, e de tomar conhecimento que é um dos executivos da Big Mom, decidiu lutar de qualquer das formas? Pela conversa, ele deve ter percebido que Cracker é superior a Doflamingo, e ele sabe que derrotou este último com muita ajuda.
Será que Luffy quer perceber em que nível se encontra a “top tier” do novo mundo? E com isto perceber até onde consegue ir? Penso que sim. Não considero que tenha sido só a clássica teimosia de Luffy, e portanto aqui pretende descobrir algo mais.
A atitude de Cracker tem vindo a surpreender de capítulo para capítulo. Desta vez não temos aqui alguém que desde logo subestimou Luffy. Bem pelo contrário, e com isto se nota a grande experiência de Cracker, justificando de forma natural a razão pela qual ele ocupa o lugar de executivo. Além da abordagem tática neste aspeto, reflete-se ainda na forma como luta. Esperou que Luffy tomasse a iniciativa, para poder utilizar a sua incrível defesa como vantagem, esquivando sem grande esforço toda e qualquer tentativa do ataque de Luffy. No entanto a luta recebe uma enorme reviravolta quando surge o Gear 4th de surpresa. Este foi capaz de furar a até então defesa impenetrável de Cracker bem como deixá-lo no chão a sangrar. À partida este adversário ainda nem aqueceu e Luffy já se encontra a utilizar o Gear 4th, coisa que demorou bastante tempo contra DoFlamingo.
Não muito longe desta batalha, mesmo ali ao lado, é-nos contado um aspeto bastante interessante que nos trouxe novas informações. Sendo que algumas delas fecham (possivelmente) algumas pontinhas soltas de uns capítulos atrás. Segundo a menina Brûlée, antes de Luffy chegar aos territórios da Big Mom, já tinham chegado ali outros quatro elementos pertencentes à “linhagem” designada como a worst generation, nomeadamente Kid, Apoo, Capone e Urouge. Estes quatro, são precisamente os elementos que vimos há uns capítulos atrás quando apareceu pela primeira vez Kaidou.
Urouge aparece algures em Skypea todo engessado, que poderá ter sido consequências do embate dele contra o ex-comandante da tripulação da Big Mom. Já os restantes, deverá ter sido nessa altura que Capone se aliou à Big Mom, pois como se costuma dizer “se não os consegues vencer, junta-te a eles”. Kid e Appo, aparentemente foram completamente derrotados, e deve ter sido por aqui que formaram a aliança deles com Hawkins. Não estão com muita sorte, pois ao que tudo indica, logo após a derrota com a Big Mom depararam-se com Kaidou, onde foram completamente obliterados.
Por fim, penso que Oda, neste ponto do enredo encontra-se perante uma bifurcação narrativa. Ou opta por escrever o clássico “algo acontece e eles têm que parar a batalha”, o que não seria muito bom uma vez que já recorreu algumas vezes a esta técnica ou, por outro lado, segue com ambas as batalhas até ao fim, ou seja, Luffy vence o Cracker, e a Nami vence a Brûlée. Com esta última, Nami tem a sua primeira batalha no novo mundo e pode provar o quanto evoluiu, uma vez que até aqui só foi subestimada. Além disso eles necessitam de libertar, o quanto antes, Chopper e Carrot. Com a batalha de Luffy, poderemos vê-lo completamente derrotado (mesmo que tenha vencido Cracker). Com isto ele vai perceber que ainda tem muito que aprimorar – talvez inicie a procura pelo o Awakening da sua Akuma no Mi – para conseguir percorrer territórios de Yonkos. Após esta batalha, Chopper cura-o, e Luffy fica a recuperar até à Tea Party.
Mas bem, poderá não ser nada disto. Existem muitas outras variáveis que poderão ser contabilizadas, como por exemplo: Jinbe. Isto é apenas uma abordagem geral do que poderá acontecer.
Qual a vossa teoria para os capítulos que se aproximam?