One Piece contribui para o ensinamento dos Direitos Humanos no Japão

por Tiago Fonseca
One Piece contribui para o ensinamento dos Direitos Humanos no Japão

Desenganem-se aqueles que pensam que as histórias, enredos e personagens de Anime são feitos ao acaso ou são todos alegres de modo a agradar o público infantil.

De facto, nem é preciso olhar muito atentamente para alguns dos grandes animes – quer os que já acabaram, quer os que ainda se encontram a decorrer – para vermos algumas analogias interessantes com a realidade actual do mundo em que vivemos.

No entanto, quem se apercebeu verdadeiramente que as mensagens transmitidas nos animes podiam ser usadas para educar as gerações mais jovens foi Akitoshi Maekawa.

O professor de 46 anos, da Escola Secundária de Osaka, decidiu introduzir nas suas aulas de Direitos Humanos a história de Chopper. Um personagem de One Piece que, para quem não conhece, cresceu sendo ostracizado e posto de lado pela sociedade, apenas por ser diferente. Só mais tarde, com a ajuda dos seus novos amigos, Chopper conseguiu ultrapassar esses obstáculos.

Ora, posto isto, os alunos começaram a associar algumas matérias que já tinham aprendido a esta história, e também a perceber quem são os “Choppers” do nosso mundo. Se estas matérias são consideradas aborrecidas por muitos alunos, e se os professores têm dificuldade em cativar os alunos, parece que o senhor Maekawa conseguiu contornar a situação bastante bem.

Quem sabe outros sigam o seu exemplo!

 

Tony Tony Chopper - Personagem Jogável One Piece Kaizoku Musou

 

Fonte: Anime News Network

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.