PlatinumGames – Project G.G. e abertura de novo estúdio anunciados

por Pedro Sanches
Platinum Games – Project G.G. e abertura de novo estúdio anunciados

A PlatinumGames anunciou, no passado dia 26 de fevereiro 2020, que se encontra a desenvolver um novo título, ao qual deu o nome de código: “Project G.G.”. Adicionalmente, foi confirmado que um novo estúdio de desenvolvimento irá abrir portas em abril 2020.

 

PlatinumGames – Project G.G. e abertura de novo estúdio anunciados

PlatinumGames – Data

 

No início do mês de fevereiro 2020, a PlatinumGames lançou um website denominado Platinum4, com o objetivo de publicitar 4 novidades da empresa.

A primeira novidade foi a confirmação da versão remaster para a Switch do jogo The Wonderful 101. Já a segunda novidade diz respeito a um título novo que pertence à trilogia de heróis criada por Hideki Kamiya e iniciada com o jogo Viewtiful Joe e continuada com o (anteriormente mencionado) The Wonderful 101.

O nome atualmente conhecido do novo jogo é Project G.G. e foi revelado pela última edição da Weekly Famitsu, na qual foi publicadas imagens do jogo e uma entrevista com Kamiya e com Atsushi Inaba, líder do estúdio da PlatinumGames e vice-presidente Executivo.

Segundo reportado no site Gematsu, os principais detalhes retirados da entrevista podem ler-se de seguida.

 

Kamiya: “Estou a trabalhar neste jogo como diretor de um novo título.”

Inaba: “Vamos contrariar as expetativas dos jogadores – de uma forma positiva.”

Kamiya: “Estamos a falar de desafios que a Platinum nunca teve antes.”

Kamiya: “Onde Viewtiful Joe é semelhante a Kamen Rider em que uma pessoa se transforma num herói, e The Wonderful 101 é mais orientado a um grupo de pessoas a transformar-se em heróis, Project G.G. é um título de herói gigante.”

Inaba: “Se fossemos a atribuir um género para este jogo seria alguma coisa, ação, alguma coisa.”

Kamiya: “Enquanto existe a sensação de ser um jogo de ação, não é um jogo focado na mesma.”

Inaba: “O plano atual é lançar o jogo em todas as plataformas existentes.”

Inaba: “Estamos na fase inicial do projeto, e daqui em diante vamos juntar uma equipa de desenvolvimento.”

Inaba: “Vamos abrir um estúdio de 100 pessoas em Tokyo, por isso vamos recrutar novos talentos. Já se encontram atualmente 15 pessoas a trabalhar lá.”

Kamiya: “[Diretor do jogo Astral Chain] Takahisa Taura venceu-me numa votação no Twitter para ‘Criadores Com Os Quais Desejo Trabalhar’, e isso deixa-me um pouco triste.”

Inaba: “Tens que superar esse facto (Risos).”

Inaba: “No passado, recebemos propostas semelhantes a investimento da Tencent, mas havia muita conversa sobre a PlatinumGames perder a sua independência, então recusamo-las por não querermos trocar a nossa liberdade por estabilidade.”

 

Kamiya publicou ainda uma mensagem acerca do jogo e do estado atual da PlatinumGames.

 

Olá a todos. Daqui fala o Chefe Game Designer na PlatinumGames, Hideki Kamiya.

 

É minha honra hoje, finalmente, anunciar um projeto totalmente novo e original da PlatinumGames. Nos quatorze anos desde que fundamos esta empresa, trabalhamos para o sonho de criar e lançar um jogo baseado na propriedade intelectual Platinum. Agora, finalmente estamos a chegar à linha de partida.

O que torna esse novo título diferente do que fizemos antes? Deixem-me explicar um pouco, porque tenho a certeza que concordam que este é um passo gigantesco para a PlatinumGames!

 

Fizemos uma grande variedade de jogos ao longo da nossa história, às vezes com base em propriedades existentes, como NieR: Automata; às vezes histórias totalmente originais, como Bayonetta e Astral Chain. O nosso trabalho encontrou um núcleo de fãs apaixonados que confiam em nós para oferecer jogos de ação de alta qualidade.

 

Mas a PlatinumGames até agora foi apenas uma desenvolvedora. Isso significa que fazemos os jogos, e é isso. Todos os nossos títulos até agora foram feitos sob contratos, com cooperação e financiamento das editoras que os distribuem.

 

É claro que todos na Platinum e eu somos extremamente gratos pelo relacionamento que fizemos com todos vocês através dos jogos que fizemos até agora. Mas, no final, todos esses jogos pertencem a editoras. Toda e qualquer decisão sobre como esses jogos são promovidos, como o seu conteúdo é usado etc. depende inteiramente da editora.

 

Como criador, é difícil não pensar nos meus jogos como meus progenitores. Afinal, é preciso muito trabalho duro para criá-los e muito amor também. No entanto, uma vez concluídos, quaisquer escolhas sobre eles estão totalmente fora do meu alcance. Por exemplo, não importa quantas vezes as pessoas me digam “tu deves fazer uma sequela deste jogo” ou “eu adoraria vê-lo nessa consola”, não há nada que eu possa fazer.

 

O que nos leva ao Project G.G. (a propósito, esse é apenas um título provisório). Project G.G. é diferente. Ao contrário de qualquer um dos jogos que criamos até agora, será um título de 100% da PlatinumGames. Para tudo, desde o cenário e as personagens, o design e a história do jogo, a forma como é promovido – a PlatinumGames está totalmente no controlo.

 

Claro, isso também tem as suas desvantagens. Assumiremos novos riscos que nunca tivemos que assumir antes como desenvolvedor contratado. Ter controlo total sobre o Project G.G. dá-nos uma tonelada de liberdade, mas também uma tonelada de responsabilidade. Ainda assim, acho que podemos aproveitar esse senso de responsabilidade e transformá-lo em motivação para tornar o Project G.G. o melhor jogo que pode ser.

 

Como eu disse antes, com o Project G.G., estamos a caminhar para uma linha de partida. A linha de chegada ainda está muito longe. Mas sei que estou ansioso para correr esta maratona! Espero que vocês nos apoiem.

 

E se se quiserem juntar a nós na Platinum quando iniciarmos este novo empreendimento, espero sinceramente que deem uma olhada na nossa página de empregos e vejam se há uma posição certa para vocês.

 

Em nome da equipa de Project G.G. e de toda a PlatinumGames, obrigado pelo vosso apoio!”

 

—Project G.G. Director Hideki Kamiya

 

Duas imagens e um teaser do título foram lançadas juntamente com a revelação do jogo.

 

 

 

Sendo este o segundo jogo a ocupar a segunda das quatro secções do site Platinum4, a terceira secção não demorou muito a ser preenchida. Trata-se do anúncio da abertura de um novo estúdio de desenvolvimento fora do edifício da sede atual da PlatinumGames, em Osaka.

 

PlatinumGames Tokyo - Logotipo

 

Este estúdio será chamado de PlatinumGames Tokyo (devido à sua localização) e será a responsável pelo desenvolvimento do jogo Project G.G.

O estúdio abrirá portas em abril 2020 e, como mencionado por Kamiya, o recrutamento de novos membros já está a decorrer.

É de salientar que a PlatinumGames irá focar muito do seu esforço nos jogos baseados em serviços, seguindo as metodologias de LiveOps, segundo comentários deixados no site Platinum4 por desenvolvedores que já se encontram a trabalhar no novo estúdio em Tóquio.

Segundo Inaba: “A última (quarta novidade) é um segredo. Estamos a fazer algo extremamente interessante na Platinum. Esperem ansiosamente por novidades.”.

 


Artigos relacionados:


 

Fonte: Gematsu, Gematsu

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.