PlayStation 5 – Comandos do PSVR de nova Geração Anunciados

por Pedro Sanches
PlayStation VR PSVR 2 PlayStation 5 Controllers Destaque

No passado dia 23 de fevereiro de 2021, o vice-presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE) anunciou o novo dispositivo de realidade virtual de nova geração da PlayStation, através de uma publicação no PlayStation Blog.

Hoje, dia 18 de março de 2021, o mesmo criou um novo artigo desta vez com o intuito de apresentar os comandos e suas características.

 

PlayStation 5 – Comandos do PSVR de nova Geração Anunciados

PlayStation Controllers PSVR2 PtAnime

 

No primeiro artigo, Hideaki Nishino começa por mencionar os 4 anos de existência do dispositivo de realidade virtual da PlayStation (conhecido por PlayStation VR ou PSVR) e o seu impacto criado nos jogadores através dos títulos compatíveis como Tetris Effect, Moss, Beat Saber, Blood & Truth, Astro Bot: Rescue Mission, e Resident Evil 7 VR (destaque para os últimos 3, exclusivos da plataforma). Refere também que o desempenho de algumas destas experiências foi melhorado para os sistemas PS4 Pro e, para a consola de nova geração, PlayStation 5.

Tendo em conta toda a experiência obtida com o primeiro hardware e respetivos jogos, Hideaki Nishino disse que estavam prontos para entregar um novo equipamento de referência que iria trazer melhorias de performance e interatividade, mencionando mais especificamente a resolução do novo equipamento, o FOV (campo de visão), o tracking das câmaras e o input dos comandos.

Apesar de entretanto ainda não haver qualquer tipo de amostra do design dos óculos, num segundo artigo publicado à data desta notícia, Hideaki Nishino divulgou os comandos e as suas características.

 

 

 

Nishino revela que o design e características dos novos comandos foram inspirados nas funcionalidades do comando da PlayStation 5, o DualSense.

Relativamente à sua construção, o comando foi construído em formato esférico para uma maior ergonomia no seu manuseamento por parte do utilizador, independentemente do tamanho das suas mãos.

No que toca às suas características, apresentamos de seguida uma lista explicativa com as mesmas:

 

  • Adaptive Triggers: cada comando (esquerda e direita) terá um botão de gatilho (L2 , na esquerda e R2, na direita) que irá produzir pressão consoante o que estará a acontecer durante a experiência de jogo, à imagem do que acontece com o DualSense.
  • Haptic Feedback: novamente e há semelhança do que é possível experienciar com o DualSense, estes comandos estarão munidos com a tecnologia de sensorial tátil que permite que o jogador tenha as sensações das ações que realiza (ou a que é sujeito) nos mundos virtuais.
  • Finger Touch Detection: esta característica permite que os comandos detetem o posicionamento dos dedos do jogador para que consigam emular melhor os gestos do mesmo.
  • Tracking: o novo sistema permitirá o rastreamento dos comandos através da leitura (por parte dos óculos) de uma área em formato de anel posicionada na parte inferior dos mesmos.
  • Botões de ação / Sticks analógicos: o comando esquerdo terá os botões triângulo quadrado, assim como os trigger L1 L2, e o botão Create; já o comando do lado direito terá os botões circulo e cruz, assim como os trigger R1 R2, e o botão Options.

 

O novo equipamento de Realidade Virtual da PlayStation destinado ao uso conjunto com a PlayStation 5 não chegará às lojas este ano de 2021, e mantém-se ainda sem qualquer tipo de janela de lançamento definida.

 


Artigos relacionados com PlayStation


 

Ghost of Tsushima – Análise

 

Fonte: Press Release da Sony | PlayStation Blog #1 | PlayStation Blog #2

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.