Na semana passada, o Tribunal da Prefeitura de Quioto anunciou publicamente o veredicto de Shinji Aoba, responsável pelo incêndio no edifício Studio 1 do Kyoto Animation (Julho de 2019), no qual morreram 36 pessoas e 33 ficaram feridas.
Aoba acabou por ser sentenciado a pena de morte, pelos crimes de homicídio, homicídio na forma tentada, fogo posto, invasão de propriedade e violação da lei de porte de armas de fogo e espadas, sendo por isto sentenciado a pena de morte.
Presidente da Kyoto Animation comenta Sentença
No seguimento destes desenvolvimentos, Hideaki Hatta, presidente da Kyoto Animation, pronunciou-se sobre o assunto, confessando que independentemente veredicto não seria possível desfazer a dor causada pelo incêndio.
“Em concordância com a legislação, recebemos a notícia de uma resposta e julgamento apropriados. Aos juízes que levaram a cabo esta pesada responsabilidade, por este longo período de tempo, aos investigadores, à polícia, aos encarregados do tribunal, e todos os envolvidos no compromisso de levar a cabo uma investigação e um julgamento juntos, quero expressar o meu mais profundo respeito“, revela Hatta.
“Mesmo após o julgamento, a tristeza que sinto não se alterou. Quando penso em todos os membros da Kyoto Animation que perderam a vida, ou ficaram feridos, ou quando penso na tristeza dos seus familiares, não sinto nada para além de dor no meu coração. Rezo para que os seus trabalhos em animação, nos quais despejaram os seus corações e almas, e que os esforços dos membros sobreviventes, que diariamente continuam a trabalhar em animação, nos liguem aos seus espíritos, inclusive àqueles que se juntaram recentemente à Kyoto Animation“.
De acordo com relatórios policiais, o suspeito tinha alegado que a Kyoto Animation lhe “roubara” a sua light novel. A polícia descobriu que o homem havia, de facto, enviado vários trabalhos aos estúdios, mas a Kyoto Animation nega ter usado qualquer das histórias num dos seus anime. Fontes de investigação também relataram não ter encontrado semelhanças entre os projectos de animação dos estúdios e os trabalhos da autoria do suspeito.
Foi no dia 18 de Julho de 2019 que deflagrou o incêndio devastador que destruiu uma parte importante do Studio 1 da Kyoto Animation e pôs em risco a vida de cerca de 70 pessoas que se encontravam no interior do edifício na altura do incidente. Entre as vítimas e os feridos contaram-se trabalhadores da Kyoto Animation e um indivíduo alheio ao estúdio que sofreu ferimentos ligeiros por inalação de fumo enquanto se deslocava para o seu local de trabalho.
Os trabalhos de demolição do edifício Studio 1 foram concluídos em 28 de Abril de 2020. O estúdio recomeçou a recrutar trabalhadores em Julho do mesmo ano.
Fonte: Comic Book