Recomendações 4-Koma Manga 2017 – Raquel Cupertino

por Raquel Cupertino
Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

Como viciada e fã convicta de manga, é um “shame on me” gigantesco admitir que apenas iniciei a minha jornada nos 4-koma este ano. Mas é verdade… Não que desconhecesse o conceito, apenas não me cativou a ideia de ter em apenas 4 painéis a história de uma capítulo. Acreditava ser impossível e, pior que isso, achava que não eram bons o suficiente comparados com a forma tradicional…

Erro crasso…

Graças às adaptações de sucesso como I Can’t Understand What My Husband Is Saying e Gekkan Shoujo Nozaki-kun decidi explorar um pouco as obras que lhes deram origem. Na primeira foi fácil perceber a sua fonte, dado que a série é, também ela, retratada por pequenos sketches. No entanto, qual o meu espanto quando me apercebi que Gekkan Shoujo Nozaki-kun era baseada no tal “4-koma manga”!

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

E assim começou a minha aventura…

 

Depois de um ano de buscas, de leituras, de muitas gargalhadas e paixões, atrevo-me a dizer que fiquei rendida ao formato. Hoje em dia, alguns dos meus mangas preferidos – e que vos vou apresentar de seguida – são nesse formato e acredito que com esta listagem poderei explicar-vos um pouco melhor a beleza deste formato.

Espero que gostem!

 


*ATENÇÃO*

  • Esta listagem engloba apenas mangas lidos POR MIM ao longo do ano de 2017;
  • A ordem que estão expostos não está relacionada com a qualidade e/ou preferência pelos mesmos;
  • Esta lista é pessoal e, como tal, retrata apenas a minha opinião;
  • As sinopses foram baseadas no que li de cada uma das mangas;
  • Alguns dos mangas ainda me encontro a ler, ou seja, ainda não cheguei ao último capítulo lançado, pelo que a minha opinião é baseada até onde me encontro a ler.

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017

 

Tomo-chan wa Onnanoko!

Esta história gira em torno de Tomo Aizawa: uma campeã em artes marciais, extremamente (demasiado!) atlética, com uma personalidade genuína. Tomo é completamente apaixonada pelo melhor amigo de infância Junichirou (Jun) Kubota, o problema é que Jun achava que Tomo era um rapaz. Devido à sua personalidade e ações pouco… femininas, Tomo foi confundida com um rapaz até ao dia em que Jun passou a frequentar a mesma escola que Tomo, no 2º ciclo. O resultado não poderia ser mais hilariante: Tomo está decidida em fazer com que Jun a veja como uma rapariga! E para ajudar conta com o grupo de amigos perfeito!

É um manga extremamente divertido, com personagens cativantes e originais que nos agarram. É dos meus mangas preferidos atualmente e que sigo religiosamente! Possui uma história coesa que se desenvolve com bases sólidas a cada nova página. O desenvolvimento e exploração das personagens permite, inclusive, que a partir de certo momento, a audiência se sinta integrada nas private jokes lançadas por Misuzu, ou até adivinhar o próximo passo da Carol.

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Tsurezure Children

Esta obra desenvolve o amor juvenil de todas as adoráveis e alucinantes maneiras. É como se fosse uma compilação de todos os embaraços e clichés de romance manga, mas desenvolvido como uma comédia! A autora pega numa série de personagens-tipo, mistura-as muito bem, e puff fez-se Tsurezure Children! É um dos melhores 4-koma manga, e a prova disso é a excelente adaptação em anime que saiu na passada temporada de verão. É impossível conter as gargalhadas e, mesmo se tratando de personagens com personalidades “básicas”, conseguem surpreender-nos painel após painel. Um must read!

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Mousou Telepathy

Um manga de comédia e superpoderes que não vos deixará indiferentes. O plot é, por si, bastante persuasivo: Aya Nakano possui a capacidade de ler os pensamentos das pessoas. Um poder assim deveria ser fantástico se… o belo e “sem-expressão” Hayato Toda não tivesse constantes pensamentos eróticos sobre ela…

Querem-se rir às gargalhadas e obter de bónus uma boa história? Mousou Telepathy é a escolha certa! O lado mais ecchi é usado com mestria sem nunca cair no banal. As relações amorosas entre adolescentes, mesmo as mais dramáticas, são transformadas em algo mais “simples” e pragmático graças às personagens, o que, para quem não gosta de grandes dramas românticos, torna esta uma obra ideal!

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Takane no Hana nara Ochitekoi!!

Shirashi Kouta é o príncipe e ídolo da escola, apenas perdendo para a “lady-killerKurokawa Kaori. Kaori, além de resistir perfeitamente aos encantos de Kouta, possui uma apurada habilidade de agir como “príncipe”. O resultado é uma comédia romântica onde diferentes situações são expostas para que o nosso protagonista tente “desprogramar” a personalidade “principesca” de Kaori. Infelizmente… Kouta tem a habilidade de se comportar como uma… perfeita princesa!

Além de desconstruir o “casal ideal” retratado em mangas românticos, usa a sátira para nos fazer pensar se realmente o “ter que agir assim” mediante o género é assim tão importante quanto isso. Apesar de possuir menos capítulos que os restantes 4-koma manga desta lista, é uma boa aposta para umas gargalhadas românticas ao estilo “shoujo em vida escolar”.

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken (I Can’t Understand What My Husband Is Saying)

I Can’t Understand What My Husband Is Saying segue o dia a dia de um casal constituído pela séria trabalhadora de escritório Kaoru e o descontraído otaku Hajime. Apesar de completamente diferentes, a relação entre os dois funciona bastante bem. Para quem conhece a adaptação anime, as linhas narrativas são idênticas: episódico, desenvolve situações quotidianas relacionadas quer com a vida de uma normal trabalhadora de escritório, quer com a de um otaku que vive do seu blogue.

Sou fã da obra, tendo primeiro assistido ao anime e só depois ao manga. São ambos muito bons, mas como se trata de uma recomendação de 4-koma manga… leiam o manga! É ideal para deixar-vos bem dispostos e se estiverem apaixonados, até vos dá vontade de criar vida a dois!

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

Nozaki é um apático e introvertido estudante que, em segredo, é também um mangaka famoso. Chiyo, uma estudante de arte, é secretamente apaixonada por Nozaki. No entanto, quando decide confessar-lhe os seus sentimentos todo um mal entendido leva a que Nozaki acredite que a ruiva não passa de mais uma fã. Fruto de mais casualidades caricatas Chiyo Sakura acaba tornando-se assistente de Nozaki, e um elemento fundamental no universo manga e parte da vida do autor.

Tal como descrevi na análise à FANTÁSTICA adaptação a anime, Gekkan Shoujo Nozaki-kun trata-se de uma comédia romântica, representante do que melhor se produz no “novo género” da linha ténue entre shounen e shoujo. É divertida, bem construída, com personagens carismáticas e com um enredo bastante cativante. Não existe uma história dramática por detrás de tudo, é apenas o dia a dia, passado e presente, de uma série de protagonistas que, apesar de nada terem em comum, encontram elos de ligação entre eles que os levam a se conhecerem todos uns aos outros. O belo da história, enquanto leitor é ver como um conjunto de 3 amigos termina numa teia de quase uma dezena de personagens todas elas bastante bem desenvolvidas!

Nota: Se me perguntarem: é tão bom quanto o anime? A minha resposta é: não. MAS é um manga muito bom, a adaptação é que foi excelente xD

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Tomodachi wo Tsukurou.

A história começa com a entrada – nada triunfal mas muito fatídica – de Misuzu no ensino secundário. Ansiosa por fazer amigos acaba por se cruzar com a pior das pessoas: o pervertido e louco Shoutarou. Juntos tentam fazer novos amigos… ou afastá-los?
Uma comédia que descobri à pouco, ainda me encontro a ler, mas que possui momentos hilariantes e um humor sarcástico delicioso.

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 

Servant x Service

Um divertido manga sobre o dia a dia num escritório. As peripécias envolvem os desafios de trabalhar num escritório, de ser novato, e toda a interação entre colegas de trabalho.

Uma vez que retrata a vida num escritório, as piadas estão muito relacionadas com o dia a dia de um adulto japonês, então é provável que quem não se encontre tão familiarizado possa estranhar ou nem perceber grande parte do conteúdo. Por outro lado, para quem conhecer o mínimo da hierarquia laboral japonesa e/ou já se encontrar no mercado de trabalho, este será um manga que vos dirá muito! Não é dos melhores que já li, ainda assim é um 4-koma que, dentro do género, está bem construído.

 

Recomendações 4-Koma Manga 2017 - Raquel Cupertino

 


 

E estas são as minhas recomendação de 4-koma manga de 2017! Quem sabe para o ano tenha mais algumas obras selecionadas para vos falar. E vocês, conhecem algum 4-koma manga além destes? O que me sugerem? Aceito sugestões! Palavra de mangaholic!

 


Gostaste das minhas sugestões? Vem descobrir a minha rubrica:

Noites de Manga


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.