The Grail Dialogue
O Castelo de Einzbern é palco de reunião de Servants. Saber, Rider e Archer reúnem-se para discutir os desejos de cada um caso conquistem o Cálice Sagrado (Holy Grail).
Além disso, vem também à baila a questão de como deve agir um verdadeiro Rei e quais os seus princípios. Um tema que vai dar muito que falar e até gerar discussão entre Saber e Rider. Com a chegada de Assassin as coisas vão aquecer e Rider irá mostrar do que é capaz.
Galeria de Imagens: Fate Zero | Episódio 11
Este episódio passa-se todo ele num único plano. Parece incrível mas é verdade, não há uma única mudança de cena para outras personagens se não me falha a memória. Assistimos, pela primeira vez, a uma reunião pacífica entre vários Servants. No entanto, a iniciativa de Iskandar parece ser outra quando vemos este a entrar em Einzbern com Waver destruindo tudo à sua volta. Felizmente para todos, as coisas logo mudam de figura.
O diálogo entre Rider, Saber e Archer, que se junta logo a seguir, torna-se um bocado monótono inicialmente. Contudo, para quem gosta de discutir questões filosóficas, tudo vai mudar a partir do momento em que Saber e Rider se envolvem numa forte discussão sobre “Como deve ser e agir um verdadeiro Rei?”. Rider, como em parte seria de esperar, pensa que os seus subordinados estão lá para o servir, ao contrário de Saber que tem um pensamento mais altruísta e defende precisamente o contrário. O objetivo de Saber ao conquistar o Cálice Sagrado passa mesmo por voltar ao passado e salvar o Império Britânico que outrora não conseguiu.
Grande parte do episódio é em torno desta questão e, como é normal nestes assuntos, não encontramos uma resposta que seja a correta. O diálogo só foi interrompido com o súbito aparecimento de Assassin que, como sempre, não vem com boas intenções.
Iskandar aproveita então o momento para transferir todos os presentes para uma espécie de dimensão alternativa através do seu ataque Ionioi Hetairoi (Army of the King) que até agora ainda não tínhamos visto. Mas diga-se, valeu a pena esperar! Neste ataque todos os seus seguidores são invocados para confrontar os vários Assassins. Para quem não gostou da primeira parte que foi só conversa, nesta fase final a espera foi compensada. Está simplesmente fantástico. O ambiente escolhido, os desenhos da armada e o próprio combate. Parece um daqueles momentos épicos de guerras medievais que vemos nos filmes e que nunca mais esquecemos.
Já tínhamos visto Rider a aparecer por breves momentos em campos de batalha, mas nada que se compare a isto. Depois deste episódio, muita gente vai ficar a torcer por Rider para vencedor do Cálice Sagrado. Não tenho a mínima dúvida!
Iskandar aproveita ainda o seu ataque para defender o seu ponto de vista diante de Saber sobre o relacionamento de um Rei com os seus seguidores. Aqui fica claro o porquê da não mudança de cena durante este episódio. Toda esta conversa e luta está fortemente interligada e, ao intercalar com outras cenas, esta parte não iria ter o efeito pretendido.
Surpresa das surpresas acontece quando Rider deixa claro que já não respeita Saber como uma Rainha/Líder e que se sente desiludido com esta. Este pormenor poderá ser importante nos acontecimentos futuros. Como já aconteceu previamente, alianças entre Servants vão ter obrigatoriamente que voltar a surgir e Saber ao descer na consideração de Iskandar vai certamente sofrer com isso no futuro. Hoje é um pequeno detalhe, mas nos próximos episódios já não será assim.
Por fim, de salientar que Archer acaba por passar ao lado da cena até à parte final. Ainda estou curioso para ver um verdadeiro combate da parte deste Servant, que confessa sentir-se cativado pela maneira de pensar e de agir de Saber, ao contrário de Rider. Resta saber quais as suas verdadeiras intenções e até que ponto estas palavras não são soltas e sem sentido. Quem diz Archer diz Waver e Irisviel que mal ouvimos falar.
Resumindo, um episódio com uma única cena e totalmente dedicado aos Servants. Seria interessante ver isto acontecer mais vezes no futuro, mas com outros Servants ou mesmo Masters para os conhecermos melhor.