Spirited Away ultrapassa Toy Story 4 – Box Office China

por João Simões
Spirited Away ultrapassa Toy Story 4 - Box Office China

A Ghibli iniciou a sua viagem pela China com o lançamento de My Neighbor Totoro (Tonari no Totoro) de Miyazaki, em dezembro de 2018. Esta foi a primeira produção da Ghibli a ter um lançamento oficial na China.

O segundo título escolhido é Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi) também de Hayao Miyazaki, um clássico de anime que ganhou um Óscar e bateu recordes de bilheteira, que estreou no passado dia 21 de junho nos cinemas chineses, 18 anos depois do seu lançamento no Japão.

 


Artigo Relacionado: Spirited Away na China – Seiyuus recriam Cenas Icónicas


 

Esta jornada da Ghibli pela China deu origem a um interessante embate entre Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi) e Toy Story 4, que curiosamente estreou no mesmo dia do filme da Ghibli.

A meio da tarde, pelos resultados registados em Beijing, o vencedor era esmagadoramente visível.

 

Spirited Away ultrapassa Toy Story 4 – Box Office China

O Woody a ver a vida dele a andar para trás

 

A mais recente potência de animação 3D da Disney, com um orçamento a apontar para cima dos 175 milhões de euros, foi insuficiente para derrotar Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi), um filme com quase duas décadas executado com animação tradicional. É caso para dizer que a audiência chinesa está com um palato apurado.

Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi), às duas da tarde, já se encontrava com 4.1 milhões de euros em bilheteira, enquanto que Toy Story 4 estava com 1.3 milhões de euros.

Obviamente que estes dois totais vão ainda subir uns bons milhões, mas as probabilidades de Toy Story recuperar tanto terreno são baixíssimas.

 

Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi) – Trailer

 

Nos momentos das estreias originais, nenhum dos filmes do Miyazaki chegou ao mercado chinês. Mas, décadas de pirataria foram suficientes para construir uma base de fãs bem dedicada à animação nipónica.

Os filmes japoneses, bem como qualquer filme estrangeiro, têm a tradição de enfrentar uma grande dificuldade em furar o mercado chinês.

O lançamento de Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi) é um sinal de que as relações entre a China e o Japão estão a começar a descongelar após longos períodos de tensão. O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, realizaram conversações bilaterais em eventos internacionais nos últimos dois anos. Para além disso, o líder chinês estará em Osaka, em junho, para a cúpula económica ‘G20’.

 

Spirited Away - China lança Posters Espetaculares para Estreia do Filme 1

 

Como já foi mencionado, a Ghibli teve a oportunidade de testar as águas com o lançamento de My Neighbor Totoro (Tonari no Totoro), que resultou numa bilheteira extremamente saudável, a qual arrecadou 22.6 milhões de euros. Isto encorajou-os a apostar em Spirited Away (Sen to Chihiro no Kamikakushi), através de uma parceria com o distribuidor China Film Group.

Apesar de tudo é bom relembrar que esta competição entre animações não carrega nenhum tipo de animosidade. Bem pelo contrário, será melhor descrita como uma competição entre amigos. Antes da saída de John Lasseter da Disney/Pixar, ele afirmou publicamente que a Pixar tinha um débito criativo para com Miyazaki.

 

Sempre que temos um bloqueio criativo, seja na Pixar ou na Disney, vemos uma ou duas sequências de um filme do Miyazaki e ficamos logo todos inspirados!

John Lasseter

 


Já conheces a nossa loja!? Não?

Clica na imagem abaixo para ver mais 🙂

Para mais informações podes contactar-nos através do Facebook da Loja ptAnime ou via mail através geral@loja-ptanime.com!

Lista Anime Primavera 2019

 


Artigos Relacionados

Japonesa recria Comida em Anime na Vida Real

Hotel Império – Um Retrato sobre a Cidade que não Dorme

China baniu 38 títulos manga e anime | Shingeki no Kyojin e Death Note

Em Chamas Análise – Filme Sul-Coreano


 

Fonte: The Hollywood Reporter

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.