A firma de investigação financeira, Teikoku Databank, reportou que o estúdio anime, Studio Fantasia, iniciou processo de insolvência a 16 de novembro.
Studio Fantasia iniciou Processo de Insolvência:
Tomohisa Iizuka fundou a empresa em 1983 depois de deixar a Tsuchida Production (que faliu três anos depois em 1986).
Primeiramente, a empresa produziu séries anime e animação para jogos, e fez colaborações em outsourcing de produção de outras empresas. Alguns dos primeiros projetos da empesa incluem, contribuições (outsourcing) na produção da série OAV da Gainax, Gunbuster (1988).
Algumas das obras originais do estúdio incluem: Strain: Strategic Armored Infantry, Najica Blitz Tactics, Stratos 4, e a franquia Agent AIka.
A última produção original da empresa foi a série Glass Maiden, em 2008, e a última produção na qual o Studio Fantasia formou a principal equipa de animação foi Nozoki Ana, OVA de 2013.
Desde então, o estúdio trabalhou em mais colaborações para séries como, Nisekoi, Cross Ange, e Aikatsu!.
A empresa estava avaliada em 25,000 € ( 3 milhões de yen). No seu expoente, em 2006, a empresa reportou rendimento anual de aproximadamente 3.2 milhões de euros (cerca de 384 milhões de yen), mas relatou um queda no rendimento anual para aproximadamente 833,000 euros (cerca de 100 milhões de yen), em 2015.
Fonte: Anime News Network