Originalmente traduzido para How Do You Live? (Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka), agora conhecido no ocidente por The Boy and the Heron, o mais recente filme do estúdio Ghibli realizado pelo lendário Hayao Miyazaki, aparentemente, não será o último filme do realizador japonês!
Muitos especulavam que este fosse o seu último filme, muito devido ao facto de ser uma produção após a sua suposta reforma, mas de acordo com o executivo do estúdio, Junichi Nishioka, Miyazaki “continua a trabalhar como sempre trabalhou”.
The Boy and the Heron pode não ser o Último Filme de Hayao Miyazaki
A revelação foi feita na carpete vermelha da Toronto International Film Festival (TIFF), numa entrevista à CBC, o executivo da Ghibli diz o seguinte:
Muitas pessoas dizem que este é o seu último filme, mas ele não se sente dessa forma, de forma alguma.
Atualmente, está a trabalhar em novas ideias para novos filmes. Ele aparece nos escritórios todos os dias e faz isso. Desta vez, ele não irá anunciar a sua reforma. Está a trabalhar como sempre trabalhou.
The Boy and the Heron estreou nos cinemas nipónicos a 14 de Julho, tendo apenas um simples poster como publicidade. Atualmente, o filme está confirmado estrear a 8 de Dezembro, nos Estados Unidos, e com isso temos tecnicamente o primeiro trailer oficial:
Cá em Portugal, ainda não há detalhes ou qualquer confirmação sobre a estreia do filme nos cinemas.
Miyazaki-sensei derivou o título do filme da obra prima de 1937 com o mesmo nome, de Genzaburō Yoshino. O mestre informou ainda, que o livro é uma história que tem grande significado para o protagonista do seu filme.
A Algonquin Young Readers publicou o livro, em inglês, e descreve a história:
How Do You Live? começa com Copper, um jovem de 15 anos que sofre com a perda recente de seu pai, a contemplar a sua cidade natal (Tóquio) e a questionar-se sobre as grandes questões da vida.
Quantas pessoas existem no mundo? Como são as suas vidas? Os humanos são realmente feitos de moléculas?
A obra salta entre a história de Copper e os registos do diário de seu tio, que dão dicas e ajudam Cooper a aprender as verdades fundamentais de como o mundo funciona.
Durante um ano da sua vida, Cooper, tal como o seu homónimo Copernicus, embarca numa jornada filosófica onde usa as suas descobertas sobre os céus, terra e natureza humana para determinar a melhor forma de viver.
Artigos Relacionados:
- How Do You Live? – Ghibli revela imagens do novo filme de Hayao Miyazaki
- Studio Ghibli – Quais as obras mais importantes de Hayao Miyazaki?
- Ghibli e os Miyazaki: Adeus Hayao, “Bem-Vindo” Goro
Fonte: CBC