Veterana de Anime critica salários de novatos!

por João Simões

Veterana de anime critica salários de novatos através do seu blogue, com o intuito de promover a consciência geral sobre a injustiça existente na indústria de animação. Depois de ter visto inúmeros animadores jovens, recém-licenciados a começar a trabalhar num emprego, com o qual nem se conseguem alimentar, Sachiko Kamimura (City Hunter, Doraemon – Filmes) sentiu-se na posição de trazer ao público, aquela que será uma das mais chocantes revelações sobre a indústria de produção de anime: um trabalhador que esteja a começar, recebe menos de um euro por hora.

 

Estudios Animacao - Animadores Emprego

 

Na crónica de Kamimura, ela explica que os animadores por norma não são pagos por horas de trabalho, mas sim pela quantidade de frames concluídos, o que por consequência vai colocar uma maior exigência sobre os recém-chegados trabalhadores. A isto ela acrescenta um excelente ponto de vista: a qualidade de animação evoluiu imenso nos últimos anos. Isto implica uma maior carga de trabalho e experiência no que diz respeito à linguagem visual contemporânea, algo que dificilmente alguém que começou a trabalhar na indústria consegue obter. Ora, se têm que investir mais tempo em cada frame, como vão conseguir dinheiro para viver de forma decente? Esta fórmula de: a quantidade de trabalho ser diretamente proporcional à quantia recebida, cai em completo desuso, transformando-se em algo visivelmente desumano.

 

Estudios Animacao - Animadores Emprego 1

 

Pelos cálculos dela, por muito que um novato seja bom e até abdique de horas de descanso e de sono, estima que conseguirá produzir apenas uns 500 frames por mês, com média de 250 horas de trabalho. O que dá origem a menos de 300€ mensais, que por sua vez está muito abaixo do ordenado mínimo.

 

Estudios Animacao - Animadores Emprego 2

 

Em contrapartida, parece existir alguma discórdia por parte de outra animadora experiente na indústria. Noriyuki Fukuda (D.Gray-man, Lupin III vs. Detective Conan (Filme)), respondeu a Kamimura com o seguinte: “Não acho que algumas coisas mencionadas por Kamimura sejam realmente precisas, o que pode levar o leitor em erro. Embora a quantidade de trabalho influencie o pagamento final, esta não é a base para o cálculo do ordenado final, mas sim um bónus ao seu ordenado já fixo e pré-estabelecido, que vai de encontro ao ordenado mínimo de 400 a 700 euros. Ela explica também, que os frames mais detalhados, raramente são fornecidos a um novato por estas mesmas razões. Um novato por norma, terá tendência a trabalhar em frames mais simples como por exemplo aqueles que possuem lábios para depois serem sincronizados com as palavras. Ela estima que um trabalho neste formato dê origem a 4 frames por hora, e que nenhuma companhia iria contratar alguém que não seja capaz de produzir no mínimo dois frames por hora.

 

Estudios Animacao - Animadores Emprego 3

 

Um outro animador nem contraria um nem contraria outro, pelo que nos dá a ideia de existirem os dois lados da moeda, e que penso que será o mais verosímil. Este afirma que quando iniciou o seu trabalho como animador, não começou com as condições precárias que Kamimura afirma. Todavia, acrescenta que conhece e reconhece as condições ditas por Kamimura, como reais, frisando ainda que existem casos piores. Termina afirmando algo com o qual me vejo a ser a favor de ser praticado: “muitos estúdios, fazem um intermédio entre as duas situações de forma a filtrar os verdadeiros e grandes animadores dos medianos, só assim se podem encontrar os verdadeiramente bons”.

 

animador frame a frame

 

Independentemente de tudo que foi dito, se é verdade ou não, e das diferentes opiniões uma coisa temos que todos concordar é a com a sua última afirmação: “Novos animadores foram forçados a abandonar a indústria devido ao salário desproporcional.” Ela acredita que de modo a preservar o anime de alta qualidade, e fazer com que o emprego de animador seja uma posição ainda mais motivadora, o salário fixo de um animador deveria ser de 800 a 900 euros mensais.

 

Fonte: Anime News Network

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.