Para quem, tal como eu, já acompanha Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru (My Love Story with Yamada-kun at Lv999) desde os primórdios do manga, o carrossel de emoções já vai longo. A obra já teve altos e baixos, já me irritou, apaixonou, fez-me chorar, corar… mas, numa coisa não falhou: nos suspiros eternos para com o (perfeito) Yamada.
Será My Love Story with Yamada-kun at Lv999 tão como quanto dizem?
Não é uma obra perfeita e, enquanto amante de manga romântica houve momentos que me irritaram. Temos que perceber que há tropes “obrigatórias” em manga romântico – e ainda mais em shoujo – e que muitas vezes acabam por nos irritar, sobretudo se já estivermos cansados de as ler ou do efeito das mesmas no rumo da história (exemplo: triângulos amorosos).
Posto isto, apesar de estar feliz com a adaptação, parte de mim tinha um receio terrível na direção da mesma.
Após assistir aos 3 primeiros episódios este foi o meu veredito.
Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru o Romance da Temporada?
Akane é uma menina muito especial… É trapalhona, não sabe ler assim tão bem o mood, é “too much” naquilo que dá de si aos outros, e um tanto infantil nas suas ações. É uma estudante universitária de 20 anos, com uma vida aparentemente normal. Tem namorado, uma melhor amiga e vive sozinha.
A história começa com o namorado de Akane a terminar a relação. Enquanto gamer começou a jogar o RPG Forest of Saviour e acabou por se apaixonar por uma colega do jogo online… Akane chegou a jogar-lo na altura em que namorava, mas tinha pouco interesse. Após terminarem, irritada com a situação, volta a entrar no jogo e conhece Yamada, um membro da sua guild, que nada quer saber dos seus dramas.
Ainda mais irritada e com vontade de se vingar do ex, Akane toma um conjunto de decisões pouco acertadas que culminam no conhecer, na vida real, Yamada.
Com este plot no mínimo interessante, porquê o meu receio? Akane é demasiado orgânica, tão orgânica que o limite entre o cringe e o related é muito ténue. E, se na manga eu sentia isso, no anime fui aos arames de medo de que tornassem um manga que tanto gosto numa romcom vazia…
Akane é a Best Girl da Temporada de Primavera de 2023
Mas não sucedeu. Ela está simplesmente PERFEITA!! Com aquela aura de boa menina estilo Kamisama Kiss mas com o pack de defeitos e características que todas as jovens de 20 e poucos anos se conseguem relacionar:
- a vontade de vestir e de nos arranjarmos para impressionar a nossa cara metade;
- a frustração de levarmos uma valente tampa de com quem achavamos que iamos passar o resto da vida;
- as interações sociais – cada vez mais difíceis com o passar da idade…
- E depois particularidades como a dificuldade em nos libertar de coisas do passado – algo que me diz muito – e o gaming!
Claro que o nível de relação que podem ter com a protagonista está muito depende do facto de jogarem ou não. Eu não sou jogadora, nem sequer percebo muito do universo, mas por acasos da vida o meu grupo de amigos atual começou por um grupo de League of Legends então consigo perceber muito bem toda a dinâmica do conhecer as pessoas dentro e fora do jogo, as interações e o prazer que o jogar lhes propociona.
Não é um anime sobre gaming, mas usa a plataforma como base da maioria das interações, demonstrando-se um dos mangas mais atuais e relacionaveis a ser lançado.
O que podemos esperar da adaptação anime de Yamada-kun to Lv999 no Koi wo Suru?
Podem esperar muito Yamada a ser lindo, perfeito, SEXY e completamente adorável! Claro que a Akane é fantástica, mas o Yamada foi criado para nos fazer babar por ele. Completamente e de todas as formas possíveis – you have no idea what’s coming and i’m promise it’s goooood!.
Calma gente, não é um anime de fanservice mas não esconde que é muito criado para agradar o público feminino, e não há mal nenhum nisso. Até porque, em breve, vão perceber que a história cairá MUITO para as relações humanas e o quão cinzentas são as interações entre pessoas – sobretudo na vida adulta.
Apesar de se tratar de um shoujo é um shoujo diferente, atrevo-me a dizer que recai bem mais para o josei que para o shoujo. Há personagens de todas as idades – literalmente – sendo esse um dos pontos a favor. No futuro, poderão contar com mais personagens na faixa dos 20. Isto para dizer que podem contar com uma abordagem mais adulta no romance e slice of life.
Tem potencial para se tornar num dos melhores romances do ano, sem dúvida alguma, tudo depende da direção. Mas após estes últimos 3 episódios que assisti em torno da Ruri podemos esperar coisas muito boassss.
Ah e a animação e banda sonora estão incríveis logo nem isso pouparam a esforços para esta adaptação! E vocês, o que estão a achar deste anime?
Caso tenham terminado a série e queiram mais animes do género, deixo-vos este artigo com as minhas sugestões: