ACE – As conquistas do grupo em Três Anos

por Nayuki
ACE - As conquistas do grupo em três anos

Hoje vamos falar sobre as conquistas do grupo ACE ao longo dos seus três anos de carreira.

Apesar deste boy group ser um dos meus favoritos dentro do K-pop, a maioria das pessoas não os conhece. Gostava de mudar este cenário ao longo deste artigo! Vamos conhecer estes meninos?

 

ACE – As conquistas do grupo em Três Anos

ACE - As conquistas do grupo em Três Anos

Da esquerda para a direita: Domghun, Wow, Byeongkwan, Chan e Jun

 

ACE realizou o seu debut a 23 de maio de 2017 pela empresa Beat Interative, sendo o primeiro grupo da agência. O nome  é um acrónimo para Adventure Calling Emotions. O boy group é constituído por cinco integrantes: o líder Jun, o main vocalist Donghun, o main dancer Wow, o rapper Kim Byeongkwan e o maknae Chan.

O seu single de debut foi Cactus: uma música impactante com uma coreografia complexa. Logo desde o começo o grupo deixou claro que a dança e os drops fortes nos refrões eram a sua imagem de marca.

Se acompanham a indústria do K-pop sabem que para a maioria dos grupos o caminho até ao reconhecimento é longo – principalmente quando a empresa envolvida não tem nome no mercado.

 

 

ACE  | MIXNINE e The Unit

Cactus está longe de ter sido um completo fracasso, mas não teve muito sucesso. O primeiro comeback Callin também não se destacou. Por estes e outros motivos, os integrantes acabaram todos por participar em survival shows.

The Unit foi um programa que reuniu idols de grupos que não fizeram sucesso para um “re-debut”.MIXNINE – criado pela YG Ent. – colocou trainees de várias empresas a competirem entre si, também para no fim fazer estreia de um grupo. The Unit e MIXNINE estrearam com a diferença de apenas dois dias e lá estavam os nossos meninos, seis meses depois do debut.

  • Jun participou no The Unit e ficou em 21º lugar;
  • Chan participou no The Unit, ficando em 9º lugar e estreando na line up. Ele promoveu com UNB de Abril de 2018 a Janeiro de 2019, ficando fora do comeback Take me Higher;
  • Doghun (9º lugar) e Byeongkwan (4º lugar) participaram no MIXNINE, mas como a YG é uma empresa competente e compromissada… o grupo não existiu;
  • WOW participou no programa MIXNINE e ficou em 11º lugar.

 

ACE Chan Jun The Unit

Chan e Jun – Imagens oficiais do The Unit

ACE Byeongkwan Donghun Wow MIXNINE

Byeongkwan, Donghun e Wow – Imagens oficiais do MIXNINE

 

 

ACE | O que aconteceu depois dos survival shows?

Podemos perceber que entre tantos participantes, os integrantes de A.C.E se destacaram. Afinal, eles são muito talentosos: tanto no rap e no vocal como na dança. Certamente os programas deram outra projeção ao grupo, mas julgo que os resultados poderiam ter sido bem melhores.

Primeiro porque o grupo do MIXNINE nunca chegou a estrear e UNB…. é complicado falar dos grupos que The Unit criou. Normalmente os grupos formados em survival shows costumam fazer sucesso, mas UNB e Uni.T passaram despercebidos: não venderam muito e não conseguiram uma única win. Podemos até falar sobre estes grupos num futuro artigo.

Depois do retorno de Chan do grupo UNB, ACE voltou com o Under Cover. Devo confessar-vos que esta é a minha música favorita do grupo e provavelmente a que chamou mais a atenção do publico internacional. Under Cover é o single mais ouvido do grupo no Spotify, com sete milhões de streams.

 

 

ACE | Melhores músicas

Durante o artigo já falamos sobre Cactus e Under Cover, que são inegavelmente duas faixas icónicas. No entanto, toda a discografia do grupo – apesar de pequena – é incrível. Se por um lado nos comebacks vemos uma imagem impactante com batidas fortes, existem b-sides que são completamente o contrário. Vou então contar-vos quais são as minhas músicas favoritas (por ordem de lançamento).

 

Take me Higher (álbum ACE Adventures in Wonderland)

 

5STAR (álbum ACE Adventures in Wonderland)

 

Mr. Bass (EP Under Cover)

 

If you heard (EP Under Cover)

 

Savage (EP Under Cover: The Mad Squad)

 

ACE | O grupo é flop?

Acho que a definição de sucesso é muito relativa e depende de vários fatores. A.C.E é um grupo que fez debut em 2017 numa empresa inexperiente no mercado. Se olharmos para este ano e excluirmos Wanna One, só dois grupos se destacaram mais que ACE: The Boyz e Golden Child. Este último, por exemplo, é de uma empresa relativamente conceituada – a Woolim Entertainment – e que não possui valores muito acima de A.C.E, vendendo no máximo 45 mil unidades com o Extended Play Wish.

Existem vários grupos com valores inferiores: ONF, TRCNG e Great Guys. My Teen que estreou no mesmo ano inclusivamente já deu disband.

Além destas comparações, vale lembrar que as vendas de A.C.E nunca tiveram um declínio, com cada projeto a alcançar melhores números que os anteriores. Se pararmos para pensar numa perspetiva internacional, o comeback de The Boyz Reveal – o single mais popular deles no Youtube – possui 18 milhões de visualizações. Já Savage tem dez milhões.

 

ACE Boy group sales

Vendas de todos os projetos do grupo até então.

 

ACE – As conquistas do grupo em Três Anos | Conclusões

Parando para analisar os vários pontos, julgo que ACE não é o maior grupo entre aqueles que surgiram na mesma altura, mas está longe de ser um fracasso. É um grupo proveniente de uma empresa pequena e que, desde cedo, os integrantes perceberam que teriam de ir “atrás do prejuízo” e tentar aumentar a sua popularidade individual.

Claro que existem fatores como a frequência de lançamentos ou a presença nas redes que também entram na equação. Ainda assim ACE é um grupo consistente, que manteve a sua formação inicial – o que não é tão pouca coisa se comparado a ONF por exemplo – e que tem visto os seus números crescer dentro e fora da Coreia do Sul. Vale lembrar que começaram por vender menos de 1000 unidades e no último Extended Play alcançaram quase 40 mil vendas.

Claramente a pouca quantidade de músicas é um ponto que deve ser melhorado. Mas mesmo este ponto parece estar a ser levado em conta: ainda não estamos a meio do ano e os meninos já participaram em três OST de doramas (The Game, How to Buy a Friend e Welcome).

 

ACE | Curiosidades

  • O nome do fandom é choice;
  • O grupo participou na after party dos Óscares 2020, onde realizou covers de BTS;
  • Os meninos fizeram uma música em inglês, chamada I feel so lucky;

 

E vocês? Já conheciam o grupo? 

 


Artigos Relacionados

A.C.E revelam Lightstick Oficial no seu 3º Aniversário

A.C.E. partilham Cover de “Kick It” dos NCT 127


 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.