Akai – Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal

por Raquel Cupertino
Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal

Yatai – O Melhor da Gastronomia Japonesa de Rua

Conhecidos como sendo uma das maiores atrações da cidade de Fukuoka, Yatai é mais que um local de venda ambulante de comida, é uma entidade cultural japonesa.
Para os amantes da cultura japonesa o conceito de “comida de rua” é bem mais que as castanhas assadas ou os cachorros à porta de discotecas.
No Japão, é na comida de rua que podemos encontrar o que de melhor a gastronomia japonesa tem para oferecer.

 

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal

Foto cedida pela equipa do Akai – Hiroshima – Koihommachi

 

Os Yatai caracterizam-se pelas suas pequenas dimensões que chegam a albergar cerca de 8 pessoas, todas ao balcão. Do outro lado, o chefe produz, na hora, os deliciosos petiscos que aquecem os que por lá param.
Além da sua aparência peculiar, os Yatai são como fantasmas que desaparecem durante o dia e se erguem à noite para poder dar o seu melhor aos seus clientes famintos por comida reconfortante após um longo dia de trabalho.

 

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal - Ramen Português

Foto cedida pela equipa do Akai – Hiroshima – Koihommachi

 

Tradicionalmente, os donos do Yatai surgem ao final da tarde, de bicicleta, com todo o material ao reboque. Na rua, param e iniciam mais que uma montagem, um verdadeiro ritual onde peça a peça um altar gastronómico de madeira é montado em torno da bicicleta. Na rua, nos seus locais habituais, os Yatai começam a ganhar forma. Após estacionarem iniciam mais um ritual onde peça a peça um altar gastronómico de madeira é montado em torno da bicicleta.

Podendo ser ambulantes ou habituais num determinado local, conseguem criar um ambiente acolhedor e proporcionar uma experiência gastronómica económica e variada.
A ementa mais popular gira em torno de Yakitori (espetadas de frango grelhado), Ramen, Oden, entre outros.

 

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal - Yatai em Portugal

Foto cedida pela equipa do Akai – Os famosos Yatai em Fukuoka.

 

Fukuoka é a cidade onde este tipo de restaurantes se tornou popular. As ruas, largas e desertas durante o dia, transformam-se num mar de cores e cheiros a partir do final da tarde. Os Yatai de Fukuoka são considerados um must see para todos os que pretendem visitar o Japão e provar a sua variada – e saborosa! – gastronomia.

 

Akai – Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal!

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal

Akai

 

Por uma ironia do destino (e intermédio da nossa fotógrafa) o ptAnime conheceu dois jovens com um sonho que nos fascinou: a criação de um “Yatai” em Portugal. A audácia e paixão pela cultura japonesa foram perceptíveis desde a primeira chamada. Apaixonados pelo Japão e sedentos para mostrar a Portugal tudo o que aprenderam e tanto trabalharam para, Diana e Zé partilharam connosco um pouco da sua história.

 

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal

Higashihiroshima – Primeira refeição de Diana e Pedro no Japão, à 1h da manhã: Ramen!

 

Diana é fã de anime e, tal como todos nós, o bichinho da cultura asiática estava-lhe no sangue. Fascinada também ela pela gastronomia japonesa, incentivou o namorado e colega de trabalho a explorar um pouco mais os sabores e ingredientes japoneses. Cozinheiro desde a adolescência, Zé ficou rendido à variedade e qualidade japonesa dando início a um estudo mais aprofundado dos petiscos e refeições mais populares no Japão.

Após terminarem o curso de hotelaria trabalharam então na área de comida oriental até partirem numa descoberta pessoal e profissional no Japão.

Em novembro de 2017, Zé Pedro e Diana embarcam numa verdadeira aventura na Terra do Sol Nascente. Hiroshima foi o destino e o início de uma jornada de um mês pelos recantos da gastronomia japonesa…

 

Akai - Yatai ao estilo de Fukuoka em Portugal - Portugueses no Japão

Chef Zé a aprender com os melhores! – Local: Hiroshima – Nagarekawacho

 

Desde comer wagyu às 3h da manhã, a ramen numa noite chuvosa em Fukuoka, estes dois jovens de Aveiro (Diana) e Pedrogão (Zé) viveram a experiência da vida deles.

Cientes do que se cozinhava por Portugal em restaurantes asiáticos, foi com fascínio que constataram a diferença do que se comercializava cá e do que se fazia no país de origem.
Porque comida japonesa vai muito além de sushi, o objetivo foi aprender a essência – e as receitas – das refeições que tanto gostaram no Japão.

 

Fukuoka – A inspiração Yatai

Após questionar sobre o que inspirou este casal de empreendedores, a resposta não poderia ser mais satisfatória:

A inspiração para a criação do “Akai” veio então de Fukuoka onde encontramos o conceito YATAI, umas bicicletas com um pequeno atrelado, umas tábuas de madeira, uns bancos e pouco mais.
Umas com um plástico para proteger da chuva, outras tinham tijolos como bancos.. enfim, o verdadeiro conceito de simplicidade e apenas o indispensável fazia parte do que traziam. Mas o sabor e os pratos, esses não eram tão simples quanto isso. Deu-nos imensas ideias, um à vontade muito grande por estar perto dos cozinheiros e o que mais gostamos de explicar é que nem sempre precisamos de um empregado, guardanapos de pano ou de um “chef de cozinha”. Precisamos sim é de boa comida, qualidade e gosto em servir o que temos.
Nasceu assim a nossa vontade e empenho de ter um negócio simples de imagem mas saboroso na taça.

 

E foi assim que o restaurante móvel Akai surgiu. Fruto da paixão e do sonho de dois profissionais de restauração em trabalhar no que mais amam. Este restaurante móvel foi totalmente decorado e adaptado ao estilo japonês!

 

 

O ptAnime já teve o prazer de visitar (e saborear) o Akai e podemos garantir a qualidade e autenticidade do mesmo. Poderão seguir o Akai através da sua página de Facebook e descobrir os próximos destinos. (Clicar AQUI)

 

 

Mas já vos posso confirmar um local: Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, Braga, a 8 de dezembro no evento NANICON!! Apareçam 😉

 


Gostaste deste artigo e queres saber mais sobre o Japão?

Guia do Gaijin para o Japão


 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.