Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream é o mais recente jogo da franquia Atelier e serve como sequela direta do jogo anteriormente lançado em 2015, Atelier Sophie.
Este novo jogo acontece logo após os últimos momentos de Atelier Sophie, onde vemos a personagem principal Sophie a partir numa jornada pelo mundo, de modo a melhorar a sua técnica de alquimia para conseguir devolver um corpo humano à sua amiga Plachta. Porém esta nova jornada de Sophie e Plachta rapidamente se vira do avesso ao encontrarem uma árvore misteriosa que as transporta para um outro mundo…
Através deste isekai a protagonista é transportada para um mundo misterioso sustentado por sonhos, local onde a mesma terá de crescer de modo a conseguir ultrapassar os desafios e mistérios que lhe aguardam! Para surpresa dos jogadores várias personagens importantes da saga, tal como a falecida avó de Sophie, irão aparecer e alterar o dia-a-dia de Sophie para sempre.
Atelier Sophie 2 The Alchemist of the Mysterious Dream | |
---|---|
Plataformas | Steam, PlayStation 4, Nintendo Switch |
Publicadora | Koei Tecmo Games |
Desenvolvedora | Gust |
Género | JRPG |
Data de Lançamento | Fevereiro de 2022 |
Graças à KOEI TECMO vamos assim poder analisar e dar-vos a conhecer o mais recente jogo da série Atelier, Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream.
Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream – Análise
Quando a Koei Tecmo revelou que iria anunciar um novo jogo na franquia Atelier nunca pensei que o mesmo seria uma sequela de Atelier Sophie. Tendo em conta os últimos lançamentos da franquia era esperado um terceiro jogo de Atelier Ryza ou uma história completamente nova para tentar introduzir novos fãs à franquia.
Embora o anúncio de uma sequela direta de Atelier Sophie tenha sido bastante inesperado, foi uma boa surpresa para os fãs que podem revisitar e ficar a conhecer um pouco mais sobre o mundo misterioso e tão acolhedor de Sophie!
Antes de entrar na análise do jogo em si vale a pena tranquilizar os jogadores novatos que Atelier Sophie 2 faz um bom trabalho em explicar os acontecimentos do primeiro jogo e adiciona vários QoL que ajudam a entender a história e as mecânicas do jogo sem ter jogado os anteriores.
Enredo
Atelier Sophie apresentou os créditos com um final bastante aberto ao terminar com a Sophie e Plachta ao partirem em uma nova aventura sem o seu objetivo principal estar resolvido. Assim sendo em Sophie 2 podemos continuar a seguir as protagonistas enquanto procuram devolver o corpo humano de Plachta. Vamos ainda ficar a conhecer um pouco mais sobre o passado de Plachta e da avó de Sophie através desta nova aventura que liga o passado, o presente e o futuro num único local.
Infelizmente muitos dos fãs da cultura pop japonesa já se começam a cansar do repetitivo género isekai que tem se tornado tão popular na última década, porém Atelier Sophie 2 consegue ser original e destacar-se dentro deste género. Existem vários plot twists durante o jogo que prendem o jogador do inicio ao fim e o aparecimento de personagens do Atelier Sophie original vindas de diferentes épocas, acrescentam um valor enorme no desenvolvimento das mesmas.
Mecânicas do jogo
Atelier Sophie já era um jogo datado principalmente em comparação com as entradas mais recentes e a Koei Tecmo acertou em cheio ao trazer a sequela com várias melhorias e mecânicas adicionadas nos jogos mais recentes. Para além disto, várias mecânicas únicas da sequela foram implementadas como o controlo do clima e a reconstrução das mecânicas de batalha e de alquimia.
Clima
Várias melhorias no mapa foram adicionadas em Atelier Sophie 2 em comparação com o seu antecessor, e para além dos mapas serem maiores e mais vivos foi adicionada uma nova mecânica de exploração que permite controlar o clima e alterar completamente o mapa.
Graças ao poder da alquimia, Sophie poderá construir vários itens que permitirão controlar o clima, desde criar chuva a neve, de modo a desbloquear novas passagens anteriormente bloqueadas. Com o avançar da história novos climas serão desbloqueados que permitirão o jogador explorar zonas anteriormente inacessíveis nas áreas anteriores.
Numa fase mais avançada do jogo a utilização da mecânica de controlo do clima torna-se um verdadeiro desafio em várias dungeons, onde o jogador terá desvendar o puzzle de modo a poder progredir.
Alquimia
Para minha grande surpresa desta vez é possível escolher entre Sophie e Plachta para a criação de itens através da Alquimia, onde cada personagem tem o seu nível de alquimia e receitas exclusivas. Pelo que é importante utilizar ambas as personagens e descobrir as diferentes receitas que conseguem utilizar para progredir na história.
De modo a criar os itens através da alquimia somos levados a jogar um pequeno minijogo onde temos que arrumar peças num quadrado sem sobrepor as mesmas. O item criado terá a sua qualidade dependente de dois fatores, a qualidade dos materiais utilizadas e da arrumação das peças no minijogo, pelo que é importante aprender tanto o minijogo como procurar os melhores materiais nas áreas de exploração.
O minijogo é bastante parecido com o de Atelier Sophie original porém bastante mais amigo do jogador e simples de entender. Porém com liberdade e dificuldade o suficiente para entreter o jogador.
Combate
A franquia Atelier sempre foi conhecida pelas batalhas por turnos onde a qualidade das armas, armaduras e bombas é mais importante que o próprio nível do personagem e Atelier Sophie 2 não é exceção. Neste jogo a velocidade e animações durante as batalhas melhoraram imenso o que tornam o jogo bastante mais vivo em comparação com os antecessores.
Como já seria de esperar de um jogo da franquia Atelier as batalhas são bastante desafiadoras principalmente as batalhas contras os boss onde o jogador é obrigado a pensar numa boa estratégia e reconstruir a sua equipa com base nas fraquezas do inimigo.
Como novidade de Atelier Sophie 2 as batalhas focam-se muito mais na interação entre a equipa onde é possível realizar ataques em conjunto e escolher até certo ponto outro personagem levar dano quando alguém é atacado.
Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream – Juízo Final
Para grande surpresa dos fãs da jovem e inexperiente alquimista Sophie Neuenmuller, a mesma encontra-se de volta na 23ª iteração da franquia Atelier. A sequela de Atelier Sophie apresenta gráficos bonitos em um mundo por explorar bastante vivo, com a melhoria de várias mecânicas perante o antecessor e a adição da mecânica de exploração que permite o jogador controlar o Clima.
O jogo faz ainda um bom trabalho em explicar os acontecimentos do seu antecessor e adiciona várias melhorias que facilitam o jogador a entender a história e as mecânicas do jogo. Mesmo assim, talvez este não seja o jogo perfeito para um novato da franquia onde seria mais fácil de recomendar jogar o Atelier Sophie original primeiro.
Porém este é um jogo que os fãs de Atelier Sophie não podem perder onde várias personagens que os fãs tanto gostam são desenvolvidas.
Análises
Atelier Sophie 2: The Alchemist of the Mysterious Dream
Uma sequela que apresenta gráficos bonitos em um mundo por explorar bastante vivo, com a melhoria de várias mecânicas perante o antecessor e a adição da mecânica de exploração que permite o jogador controlar o Clima.
Os Pros
- Puzzles e grau de dificuldade desafiante
- Bom desenvolvimento de personagens
- Mapas grandes e bastante vivos
- Sistema de Batalha e Alquimia melhorados
Os Contras
- Pouca utilização do Sistema de Calendário
Comentários sobre post