Attack on Titan 3 Episódio 46 – Opinião

por Renato Sousa
Attack on Titan 3 Episódio 46 - Historia Reiss

“Ruler of the Walls”

 

A batalha entre o titã Rod Reiss e a Humanidade, maioritariamente representada pelos Survey Corps, finalmente teve lugar. Um confronto que, não sendo espetacular, teve alguns pontos interessantes que serviram para entreter o espectador dentro do nível mínimo de satisfação a que Shingeki no Kyojin nos habituou.

 

A estratégia dos Survey Corps

Desde a parte da não evacuação da população até à aposta (mais uma!) de Erwin sobre como derrotar Rod Reiss, o mais recente plano dos Survey Corps teve os mesmos ingredientes de sempre: risco e inteligência.

A questão da evacuação podia ser mesmo considerada um extra para o acontecimento, não fosse o paralelismo feito com o dia em que Attack on Titan começou e Eren, Armin e Mikasa viram o Colossus Titan rebentar com a primeira Muralha. Um momento que, a meu ver, assentou muito bem.

Relativamente ao plano de contra-ataque, o facto de Erwin ter (praticamente) deduzido que o Titã não teria boca para proteger a sua garganta pareceu-me um bocado exagerado. Contudo, toda a base do plano para lá deste aspeto revelou-se bastante sólida e interessante.

 

Attack on Titan 3 Episódio 46 - Survey Corps

 

Humanidade vs Titã Rod Reiss

Que Titã mais nojento! O facto de ter o corpo todo aberto na parte da frente, como se tivesse acabado de ser alvo de uma cirurgia a toda a linha, é o que confere sentido ao seu comportamento até chegar perto das Muralhas e aos acontecimentos apresentados neste episódio. Ainda assim, creio que Hajime Isayama poderia ter arranjado um outro minimamente mais composto.

No que diz respeito à luta em si, os Survey Corps mostraram-se (também mais uma vez!) os mestres do engenho. Os recursos continuam a ser basicamente os mesmos, mas com eles continuam a conseguir desenvolver novas “armas” de combate adaptadas ao adversário. Os barris explosivos combinados com ODM gear são mais uma prova disso.

Eren também voltou a evidenciar-se, já depois de refletir um pouco sobre os seus comportamentos nos últimos episódios. Um destaque obrigatório, tendo em conta que era o único com capacidades para rebentar com Rod Reiss, antes deste levar com o golpe final. Aqui, nada de surpreendente.

 

Attack on Titan 3 Episódio 46 - Rod Reiss Titã

 

Historia Reiss já justificou o seu novo título

O mesmo não se pode dizer do que se passou com Historia. Ser ela a dar de caras com a parte do corpo do pai que precisava de ser destruído foi algo inesperado. Pelo menos da forma que aconteceu. Isto é, em pleno movimento de combate e ao jeito do povo daquela região perceber que foi ela quem deu o golpe final naquela perigosa ameaça.

Mas mais surpreendente ainda terá sido a sua apresentação enquanto atual líder das Muralhas. Esta rapariga passou por um forte ascendente psicológico nos últimos capítulos. Porém, daí a esperar uma apresentação não oficial da sua parte nestes modos não era de todo expectável. Caso para dizer que a Rainha já está a “marcar pontos”.

 

Caderno A5 Eren Yeager - Shingeki no Kyojin

Um dos Titãs mais mediáticos da famosa história de Hajime Isayama já pode acompanhar-te para todo o lado, no teu dia a dia. Os teus desenhos e apontamentos passam a ser feitos na companhia deste herói.

 

O fim de Kenny Ackerman?

Kenny não merecia isto. Não estou a falar com base na alta probabilidade de perder a vida nos próximos minutos. Na verdade, nem estou a considerar isso para esta conversa.

Refiro-me sim à maneira como este ficou subjugado perante Levi. Pessoalmente, ansiava e perspetivava algo assim. No entanto, isso deveria acontecer após um combate épico, e não consequência da transformação de Rod Reiss. Kenny tinha que ser vergado em combate. Era um prémio mais que justo. Quer para ele, quer para nós, espectadores.

 

Attack on Titan 3 Episódio 46 - Kenny Ackerman

 

Attack on Titan 3 Episódio 46 – Conclusão

Em suma, este episódio 46 de Shingeki no Kyojin teve argumentos para deixar o espectador satisfeito, embora ainda longe dos melhores momentos a que a série nos habituou.

Por esta altura, fazer um apanhado geral de Attack on Titan 3 implica dizer que o anime tem-se desenrolado a muito bom ritmo. Talvez até excessivo em certos momentos. Este foi mais uma prova disso, visto que ainda houve tempo para trazer Kenny de volta ao ecrã, a fim de fazer ligação com o número 47.

Veremos como será a viagem anunciada ao passado de Kenny. Se esta personagem conseguir justificar a sua reputação atual, será sinónimo de um belo episódio. A ver vamos o que aí vem.

 

Comentários via Facebook
2 comentários

Também deverás gostar de

2 comentários

LEANDRO SANTOS 26 Setembro, 2018 - 20:08

a dedução da parte da garganta foi um grande salto de fé, além disso, o titã protege a garganta mas por outro lado Eren ficou com a via aberta para atacar facilmente.. aqui foi facilitismo, ou então pensamos que o titã não tinha nada de inteligente 😀

qunato ao plano e à luta em si, gostei e não se alongou muito o que é um ponto a favor tal como o paralelismo com o inicio do anime. e o design do titâ estava muito bom..

a evolução de história tem sido demasiado rápida, mas agora que nos habituamos a isso começamos a aceitar esse seu protagonismo e gostei de a ver como grande protagonista , mas e aquelas memórias do pai? será que elas tem algum poder oculto?

quanto ao Kenny, acho que não morre, ou então vai-se transformar em tiã e aí sim seria épico. senão, não aceito menos do que um grande combate entre ele e Levi para concluir este arco.

Responder
Renato Sousa 27 Setembro, 2018 - 9:14

Olá Leandro,
eu creio que ele não tinha nada de inteligente, que era um abnormal de um abormal, sendo a questão da proteção da gargante um ato mais inconsciente, daí se estar a movimentar para onde tinha mais humanos 🙂

A questão das memórias acho que ainda vai dar muito que falar daqui em diante, ou não nos estavam a apresentar estas peças aos poucos e que não nos tiram do escuro ahahah

Em relação ao Kenny, tens de ver o próximo episódio para depois podermos falar xD

Abraço!

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.