Era para ser um Sucesso Internacional | Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

por Nayuki
Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

Fonte: Original
Demografia | Género: Sci-Fi, Música, Drama, Romance
Estúdio: Bones (Fullmetal Alchemist: BrotherhoodMob Psycho 100)

 

Reza a lenda que eu nunca consigo terminar as minhas impressões semanais (High School DxD Hero, Kuzu no Honkai), logo não sei se escolher um anime que vai durar seis meses foi uma boa ideia. Mas como a esperança é a última a morrer, hoje vamos falar de Carole & Tuesday.

 

Premissa:

Cinquenta anos passaram desde que a humanidade começou a migrar para a nova fronteira: Marte. Numa era onde a maioria da cultura é produzida por IA e as pessoas contentam-se em serem consumidores passivos, existe uma rapariga que luta por uma vida na metrópole de Alba City.

Carole, trabalha em part-time enquanto tenta fazer da música a sua profissão. Existe uma outra rapariga, nascida numa família rica na cidade provincial de Herschel City, que partilha do mesmo sonho de Carole, mas ninguém à sua volta compreende. O seu nome é Tuesday. Um dia o caminho das duas cruza-se e tudo muda.

 

Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

 

Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

O anime não tem uma premissa muito chamativa. O facto de se passar em Marte mas não ser esse o foco provavelmente só serve para dar um ambiente diferente à narrativa. Por outro lado, a equipa técnica envolvida já impõe algum respeito. Temos Watanabe Shinichiro (Cowboy Bebop, Ergo Proxy e Samurai Champloo) como criador da história no estúdio Bones – que é provavelmente um dos melhores estúdios da atualidade.

Este senhor disse que a intenção de Carole & Tuesday era ser um sucesso internacional e que por esse motivo as músicas seriam todas cantadas em inglês. Por sua vez temos a Netflix que informou que o anime vai sair semanalmente no Japão e só depois para o resto do mundo. Ou seja: se for para ser um sucesso, não vai ser por vias legais.

E isto ainda levanta outra questão: o Japão está ciente do que costuma ter sucesso internacional? Um anime de música, a não ser que seja algo estonteante, no máximo faz sucesso entre os fãs de anime. Parem para pensar naqueles vossos amigos que vêem anime, mas não são propriamente weebs. Quais são os seus animes favoritos? One Punch Man, Attack on Titan, Sword Art Online?

Basta olharem para o Top 20 de obras mais populares no MyAnimeList. Se estivermos a falar de drama só Angel Beats é muito conhecido e mesmo assim não está nas primeiras cinco posições.

 

Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

Quero uma mala destas que anda sozinha.

 

Carole & Tuesday tem uma premissa engraçada para quem gosta de Slice of Life e adorou Nana. Ainda assim o começo do anime é demasiado morno. O universo em si não se diferencia por ser em Marte, é só um ambiente futurista.

É fácil simpatizar com a Carole pela personalidade que ela apresenta, já a Tuesday… Deixam em aberto a história das duas, que provavelmente será aprofundada para a frente, mas um primeiro episódio tem que prender a curiosidade do espectador. Podiam ter mostrado algo minimamente triste ou impactante.

O encontro das duas não gera a mínima moção. Se vocês viram Nana, vão achar isto aqui uma piada. Encontram-se na rua e confiam logo uma na outra.

Não me entendam mal, não achei de todo uma estreia má. Contudo a narrativa tenta-nos apresentar várias personagens em diferentes situações sem entendermos nada. Ficamos a conhecer os seus nomes e a deduzir que as suas vidas se vão cruzar. Se não fosse um anime original, eu ia achar que tentaram enfiar imensos capítulos num só episódio para acabar como acabou.

Gostava de ter visto algo com um tom mais melancólico e sério, tendo em conta que existe sim algumas questões delicadas na história.

 

Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

 

Tratando-se da Bones esperava que a animação fosse acima da média. O design das personagens é muito bonito e a animação consegue ser fluída. Mas em quadros onde as personagens aparecem ao longe, estas perdem completamente a expressão.

A banda sonora como seria de esperar é muito boa e vai ser o ponto fulcral do anime. Assumo que ter as letras todas em inglês é algo que me agrada. A música que cantaram no final é muito bonita.

Em suma, penso que foi um primeiro episódio que não fez muito pela obra. É notório o conteúdo que existe para ser desenvolvido, mas não acontece nada de impactante ao longo de vinte minutos. Novamente reforço que não é uma obra para toda a gente. Acredito que tenha potencial para ser uma obra com um bom desenvolvimento de personagens. Vamos esperar que os próximos episódios acabem num tom mais sério.

 

Carole & Tuesday – Episódio 1 Opinião

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.