Os fãs do jogo de vídeo para smartphone “Blue Archive” voltaram a encontrar-se num mar de críticas e desilusões depois de descobrirem que a versão chinesa do jogo censurou muitos dos desenhos de personagens da franquia. Os internautas japoneses já tinham conhecimento desta nova atualização na China, mas não estavam à espera de uma censura desta forma.
O jogo, que combina elementos de estratégia e RPG com uma estética de “waifus”, é muito popular em vários países. As personagens femininas são desenhadas com pormenores que realçam as curvas, atributos físicos e características faciais. No entanto, a China, um país que possui regulamentos rigorosos em matéria de violência, sexualidade e conteúdos “sensíveis”, censurou os designs destas personagens do JRPG para smartphone “Blue Archive”.
As imagens da versão chinesa do jogo escondem decotes, diminuem o tamanho das coxas e dos seios. Os fãs da franquia deixaram claro que isto não é aceitável e queixaram-se nas redes sociais da falta de respeito pela criatividade e liberdade artística dos criadores.
À esquerda encontras as versões da China, enquanto à direita está o desenho original.
China volta a Censurar Blue Archive – JRPG para Smartphone
- Izumimoto Eimi
- Ichinose Asuna
- Sunohara Shun
- Shizuyama Mashiro
- Kasuga Tsubaki
- Kenzaki Tsurugi
- Asahina Pina
- Toyomi Kotori
Não é a primeira vez que se fala deste tipo de censura na China, contudo apesar das queixas dos consumidores, as empresas respeitam frequentemente os regulamentos e censuram os designs para se adaptarem ao mercado chinês, o que representa uma enorme oportunidade de receitas para as mesmas.
Felizmente, os designs censurados estão alegadamente limitados à versão chinesa do jogo e não afectam o resto do mundo. No entanto, os fãs receiam que a empresa de desenvolvimento, a dada altura, não consiga manter um servidor dedicado a um único país e tenha de distribuir o jogo a nível global, o que significa que a censura seria transferida para o servidor global.
Entretanto, os fãs de “Blue Archive” continuarão a desfrutar da versão completa do jogo e a criticar a censura na China, exigindo respeito pela liberdade artística e pelos desejos dos consumidores.
Artigos Relacionados:
Cena do Beijo de Chainsaw Man continua Censurada no Blu-ray
A censura do anime Katsute Kami Datta Kemono-tachi e na Índia
Attack on Titan – Manga na Malásia censura Titãs…com Calções
Fonte: Somos Kudasai