Cinco bons motivos para ver Anime

por Renato Sousa
Motivos para ver Anime

Dando continuidade ao post “Um fenómeno chamado Anime” que escrevi há uns dias atrás, venho hoje reforçá-lo com mais alguns motivos para ver Anime.

Vamos a isso!

Cinco bons motivos para ver Anime

1. Criatividade

Sendo em formato de desenho, o Anime permite representar as ideias mais criativas e imaginárias presentes na nossa mente, o que nem sempre é possível fazer na ficção real. Como consequência disto, temos animes para todos os tipos e feitios, o que significa que existe pelo menos um capaz de nos agradar. No Anime, o céu é o limite!

 

2. Música

As músicas apresentadas na maioria das séries e filmes de anime são de altíssima qualidade! Este fenómeno já me permitiu deixar pessoas que afirmam não gostar de anime com a cabeça às voltas. Para isso só tive que lhes dar a ouvir uma música deste tipo sem dizer quem é que a cantava ou a que série pertencia. De forma a ouvirem-na de mente aberta, estão a ver? Mais tarde, depois de me dizerem que gostavam, mostrei-lhes a mesma música mas com vídeo e nome de autor. Matreirices!

 

Cinco bons motivos para ver Anime

 

3. História

Não descorando a qualidade de certos filmes e séries reais que andam por aí, no Anime, as histórias conseguem ser muito mais desenvolvidas e profundas na maioria dos casos. Muitas delas são extremamente longas, o que permite explorar grande parte das personagens e mistérios ao limite, assim como desfrutar da série durante muito tempo.

Além disso, não estamos sujeitos  a trocas de atores e atrizes, tendo de inventar histórias à pressão para as personagens, quando estes cancelam contrato ou surgem conflitos no elenco. Quanto muito, estamos sujeitos a uma diferença na voz da personagem.

 

4. Personagens

Tal como disse no ponto 1, o facto de ser Anime permite expressar muito melhor certas coisas como os sentimentos e as emoções das personagens. Nas séries reais estamos dependentes do ator ou atriz que recebeu o papel, independentemente da qualidade do mesmo. Aqui, a arte  e o engenho exigidos são um bocadinho diferentes.

 

5. Porque ele/ela também vêem

Em Portugal, o número de adeptos de Anime tem vindo a crescer, e arrisco-me a dizer que pelo menos uma pessoa do nosso círculo de amigos mais próximo vê anime. Assim sendo, só têm de se interrogar a vocês mesmos(as): “Porque será que ele/ela vê aquilo?” Façam a essa pessoa a mesma pergunta e, se possível, vejam anime com ela. A maioria das pessoas que agora vê, começou a ver porque tinha um/uma colega ao lado que estava a ver e lá teve que gramar aquilo, mas no final até ficou com boas impressões e decidiu voltar a ver.

Termino então com um vídeo que me parece apropriado. Nele podemos ver uma fila de cinema para ver o filme “One Piece: Strong World”. Conseguem-me dizer quantas crianças estão na fila para ver o filme? Adultos?

Fico à espera dos vossos comentários na respectiva secção. Boa semana para todos!

 

 

Caderno A5 Shounen Heroes & Villains

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.