Death Note – Afinal qual é o Verdadeiro nome de L??

por João Simões
Death Note - Afinal qual é o Verdadeiro nome de L

Ainda que Death Note já tenha terminado há mais de dez anos, o enigma que circunda a personagem de L nunca desvanece. De onde é que ele veio? O que o levou a batalhar contra a criminalidade? Qual é o verdadeiro nome dele? Mais interessante que tudo isto é que os autores espalharam praticamente todas as informações sobre a personagem, ao longo de todos os formatos onde esta esteve presente, seja no manga, no anime, ou até nos light novels. Então, tendo isto em conta, o que se pode retirar sobre a sua verdadeira identidade? Qual é a razão pela qual ele tem tantos nomes?

Vamos mergulhar nestes detalhes e descobrir!!

 

– Death Note – Afinal qual é o Verdadeiro nome de L –

 

Biografia

L nasceu a 31 de outubro, de acordo com “Death Note: Last Note”. Os pais dele não sabemos quem são, sabemos apenas que Watari, de nome verdadeiro Quillish Wammy, o encontrou e o educou na casa Wammy – um orfanato para crianças super-desenvolvidas a nível intelectual. Cada criança do orfanato tinha a sua própria alcunha, mantendo os nomes deles em completo segredo. O crescimento exponencial da fama de L como melhor detective do mundo levou-o a criar mais alcunhas ao longo do tempo.

 

A origem dos Nomes de L

  • L | エル – Esta é a alcunha mais popular dele e, ironicamente, é precisamente parte do verdadeiro nome. Esta alcunha foi utilizada no manga original e em toda e qualquer adaptação que foi lançada posteriormente.

 

  • Hideki Ryuga | 流河旱樹 – Esta alcunha é baseada no cantor popular, Hideki Ryuga, presente na série. Mais tarde Yagami Light percebeu que esta foi uma manobra de L para o apanhar a utilizar o Death Note.

 

  • Ryuzaki or Rue Ryuzaki | 竜崎 – Esta foi a alcunha que ele utilizou para se apresentar à equipa criada para combater Kira. L pediu para que utilizassem sempre este nome por razões de segurança e precaução. Esta não é a primeira vez que L usa esta alcunha. Segundo o livro “Death Note: Another Note”, L trabalhou num caso com Naomi Misora, e este pediu-lhe que lhe chamasse Rue Ryuzaki pelas mesmas razões.

 

 

  • Eraldo Coil | エラルドコイル – Sabiam que o L não é só é o melhor detective do mundo, como também é o segundo melhor detective do mundo? Quando se é mesmo bom não chega ocupar um lugar na tabela. Eraldo Coil é o segundo melhor detective do mundo, e uma das alcunhas de L.

 

  • Deneuve | ドヌーヴ – Esta alcunha é a representação da mesma razão acima citada. Tal como Eraldo CoilDeneuve é também um detective criado por L, neste caso o terceiro melhor do mundo.

 

  • Suzuki | スズキ – Relativamente a esta não temos qualquer informação, sabemos apenas que se trata de uma alcunha por ele utilizada.

 

  • L-Prime – Esta alcunha foi utilizada na adaptação live-action intitulada por L: Change the WorLd.

 

 

A Opinião dos Criadores de Death note

Claramente L usa todas estas alcunhas por razões estratégicas e de segurança, mas existe imensa coisa nele que continua um mistério. Isto é precisamente o que Tsugumi Ohba e Takeshi Obata queriam quando o idealizaram. A intenção nunca foi criar L como um livro aberto. Ou seja, a intenção deles é a de que quanto mais se soubesse sobre ele menos se entendesse, e que todos os pormenores que o caracterizam fossem revelados de forma gradual.

No livro “Death Note 13: How To Read” – guia preenchido de informações que complementam a nossa compreensão sobre a narrativa original – são reveladas informações detalhadas sobre cada personagem com comentários dos criadores, e lá podem verificar que Ohba e Obata tinham a intenção que L fosse pouco atractivo, que fosse um contraste completo de Yagami Light, e que as pessoas tivessem dificuldade em levá-lo a sério como detective. Com isto em mente, podemos então afirmar que todas estas personas e alcunhas foram criadas para adicionar mais ambiguidade e peculiaridade à personagem. Existem camadas em cima de camadas de mistério a circundar a personagem de L que foi sendo alimentada por tudo, e por todos, incluindo, por vezes, Yagami Light a mostrar que não conseguia compreender por completo a mente de L. A maior parte das personagens viveram e morreram sem saber o verdadeiro nome dele, sendo que apenas Watari e, muito provávelmente, Ryuk e Rem, saberiam o nome verdadeiro.

 

 

O Verdadeiro Nome de L

Ok, já chega de andar à volta do assunto… O verdadeiro nome é L Lawliet. Tal como vos disse em cima, L faz parte do nome verdadeiro da personagem. O nome completo dele é revelado no livro “Death Note 13: How To Read”.

Se lerem com atenção o nome Lawliet, conseguem desconstruir e formar “Low Light” (que traduzido de forma literal, em português, fica algo como “Pouca Luz” ou “Luz Fraca”). Como devem saber o nome do protagonista é Light (Luz), enaltecendo aqui, mais uma vez, o contraste entre as duas personagens.

Outra curiosidade é a de que Lawliet é um nome francês, e muito raro. Isto não é uma acaso, mas sim parte da caracterização da personagem. L nasceu e foi criado na Inglaterra e, de acordo com os criadores, L é 1/4 Inglês, 1/4 Japonês, 1/4 Francês e 1/4 Russo.

 

Death Note - Afinal qual é o Verdadeiro nome de L

Será esta a receita para a criação de um génio?

 

Conclusão

Apesar de tudo, podemos concluir que L é a personagem que Ohba e Obata idealizaram, muito bem caracterizado e, ao mesmo tempo, preenchido por mistério. É daquele tipo de personagens que é muito difícil categorizar.

 


E vocês, sabiam de tudo isto? Se souberem mais informações sobre esta enigmática e incrível personagem, partilhem connosco na secção de comentários!!


 

Artigos Relacionados

Simbolismo em Anime – Death Note e a Influência Cristã?

Death Note – Análise

 

Fonte: My Anime List

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.