Eizouken ni wa Te wo Dasu na! – Primeiras Impressões

por João Simões
Eizouken - Um Anime sobre Animação quase Perfeito | Análise

És fã de animação? Tens uma curiosidade insaciável relativamente à indústria anime e queres saber como tudo é feito? Então não precisas que te convença a ver este título. Se queres saber mais sobre animação, esta série é obrigatória! Vai ver e volta aqui para comentares o que achaste.

Ainda não te convenci?

Sabias que está a ser animado pelo estúdio Science Saru e realizado pelo Masaaki Yuasa? Não, nem assim?

Ok. Então, sem spoilers, espero que a história e o trailer te possam ajudar.

 

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! - Primeiras Impressões

Midori, Tsubame e Sayaka – O Trio Improvável

 

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! – Primeiras Impressões | História

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! (Keep Your Hands Off Eizouken!) conta-nos a história de um improvável mas enérgico trio de jovens estudantes, do ensino secundário, que são fãs de anime e que têm o sonho de criar anime como profissão.

Inicialmente nem todas tinham esse objectivo, a Midori e a Tsubame desde pequenas que queriam ser animadoras, sendo que trabalharam todos os dias rumo a essa meta. Porém, a Sayaka nem sequer tinha interesse em anime. Acaba por se juntar a elas nesta demanda por várias razões, acho que primeiramente por empatia ao sonho das duas amigas, principalmente da Midori, de quem é mais próxima. Em segundo porque claramente tem um gosto especial em liderar um grupo de trabalho com um objectivo definido, apesar do grupo de trabalho ser composto por duas artistas que estão em constante devaneio e em profunda divagação pelo mundo da imaginação.

Juntas decidem então criar um clube escolar de modo a obter local, materiais e financiamento para criar a primeira animação. A série explora as adversidades que encontram enquanto caminham, determinadas, em direção ao sonho.

 

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! – Primeiras Impressões | Trailer

 

Eu quero acreditar que, neste momento, já ninguém está por aqui a ler estas primeiras impressões e já foi tudo ver este clássico instantâneo.

No entanto, precavendo-me contra os mais cépticos – até porque sei que os trailers de anime estão longe de ser convincentes – guardei dois argumentos de peso:

 

1# Optimismo em abundância para animadores e para todo o tipo de artistas

Numa época em que o lado negro da indústria da animação japonesa prevalece, é purificante ver um retrato tão positivo, tão sonhador e tão inspirador quanto o de Eizouken ni wa Te wo Dasu na!. De tal maneira que vai contagiar todo o tipo de artistas e aspirantes a artistas (sejam ilustradores, escritores, etc).

Se és artista de alma não vais conseguir escapar nem à lágrima no canto do olho, nem à pele de galinha.

 

2# É um título que explora tipos de animadores que raramente têm atenção e dos quais o público tem pouco conhecimento.

A Midori é uma artista conceptual (concept artist), que é alguém que idealiza ambientes, objectos, cenários, mecânicas, etc, sempre tendo em conta como tudo isto se vai comportar realisticamente na animação.

Por outro lado a Tsubame mergulha num tipo de animação muito específico, que é provavelmente o tipo de animação mais desvalorizado pelo público em geral: animação de personagens (character animation).

 

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! – Primeiras Impressões | Um Episódio Chega!

Eu quero acreditar na improbabilidade de, depois de tudo isto, ainda existir alguém que não quer ver Eizouken ni wa Te wo Dasu na!. No fundo visualizo apenas um forte argumento para não começarem já a ver: sabe melhor ver a série em maratona. E concordo. Vi os três primeiros episódios de uma vez e não me imagino a ver isto às prestações, pelo que, à partida, vou esperar que termine para retomar.

Abstraindo-me desse argumento, não encontro mais nada. A sério, vejam pelo menos o primeiro episódio. Eu diria que é um dos melhores primeiros episódios de sempre em anime… talvez o melhor mesmo. Aquilo além de ser puro ouro, serve perfeitamente para entender se querem ou não ver os restantes episódios.

 

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! - Primeiras Impressões

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.