Elegant Yokai Apartment Life – Análise

por Raquel Cupertino
Elegant Yokai Apartment Life - Análise

Título: Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou | Elegant Yokai Apartment Life
Adaptação: Novel
Estúdio: Shin-Ei Animation
Demografia | Género: Mistério, Sobrenatural, Slice of Life
Primeiras impressões: Indisponível

 

Tudo começou durante as minhas pesquisas infinitas por novas obras manga. Elegant Yokai Apartment Life surgiu como recomendação, lado a lado com duas mangas esplêndidas: Mushishi e Natsume’s Book of Friends.

Sabia que tinha sido adaptado a anime há pouco tempo, pelo que o título saltou-me irremediavelmente à vista. Pela sinopse genérica não me pareceu nada de especial. Uma série juvenil com fantasia à mistura, num universo em que o místico entrelaça com a vida dos humanos.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - Comédia

 

Elegant Yokai Apartment Life Anime – Análise

Não podia estar mais enganada. Após três capítulos vi-me rendida. Possuo inclusive uma série de fotos com as quais promovi a série aos meus amigos, de tão estupefacta que estava. Na realidade, Elegant Yokai Apartment Life é um guia juvenil de como ser-se adulto. Não crescido, mas um adulto com conhecimento, personalidade, moralidade e abertura suficiente para ver o mundo como ele é em todos os seus tons.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - Drama

 

Elegant Yokai Apartment Life – Sinopse

O anime segue a vida de Yuushi, um rapaz de 15 anos que perdeu os pais num acidente no primeiro ano do segundo ciclo, e foi obrigado a viver com os tios. Durante esse período, apesar de bem tratado, a pressão de que estava “a mais” naquela família prevaleceu. Decidido a mudar a sua condição atual, mudou-se para uma escola com dormitório, longe da casa dos tios. Um acaso do destino levou-o a ter que alugar um quarto numa pensão bastante peculiar…

E é aí que as aventuras de Yuushi começam.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - vida no apartamento

 

Contudo, quando digo aventuras não me refiro a grandes adversidades ou inimigos mortais que este tem que ultrapassar com recurso a magia ou amigos. Nesta série, as aventuras são bastante mais “reais”.

 

A realidade da vida através dos “Youkais

A ironia impressa em Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou é dos pontos mais positivos desta obra. Achei absolutamente genial a forma como usaram o misticismo nipónico como arma a favor de um bem maior.

Os Youkais são seres imortais, ou com uma esperança média de vida francamente superior à nossa, como tal possuem mais experiência e uma visão ampla da vida humana.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - quote

 

Nesta pensão Yuushi terá o apoio e os conselhos de sábios seres (alguns humanos também) que o guiarão neste caminho de introspeção e auto-conhecimento.

Cada acontecimento na vida de Yuushi leva-o, aos poucos, a reflectir sobre as suas próprias ações e a dos que o rodeiam. Claro que ele comete erros, há discussões e bastantes confusões!

Não existe uma linha narrativa contínua, há picos e vários clímax aos longo dos 26 episódios. Ainda assim, uma vez que conseguimos retirar sempre algum ensinamento base de cada episódio não nos sentimos frustrados/aborrecidos pela falta de ação ou até ação a mais.

Olhando para o anime como um todo, conseguimos sentir o crescimento de Yuuchi e, quem sabe, também nós crescer um pouco com ele…

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - confusão

 

O menos bom de Youkai Apartment no Yuuga na Nichijou

De ponto menos positivo aponto a animação. Não foi das melhores, com muitoooooooooos momentos em que basicamente a câmara simplesmente girava em torno de um frame. Não é muito fluída, e claramente que o estúdio não possuía todos os recursos para a animar, do início ao fim, com qualidade consistente.

Uma vez que possui muitas personagens secundárias há uma clara reciclagem de frames. Não vou considerar isso como um ponto decisivo na visualização ou não da obra, mas claro que nos entristece.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - Animação

 

A banda sonora, felizmente, pareceu-me competente. O voice acting estava no ponto, e os openings e os endings foram bastante interessantes – atenção com os openings que podem spoilar, sugiro apenas que os vejam mais próximo do final de cada cour.

 

Elegant Yokai Apartment Life - Análise - personagens

 

Elegant Yokai Apartment Life – Quase um ótimo anime!

Não só a animação contribuiu para baixar Elegant Yokai Apartment Life na lista de preferências. Esta não é uma série perfeita e muito menos de prender o leitor do início ao fim de forma consistente justamente por causa da construção narrativa.

Eu adorei o anime porque, do foro pessoal, a temática de auto-descoberta e introspeção sobre a humanidade são temas que me agradam. Contudo, em comparação com a outra adaptação do novel original, o manga, o pacing e acontecimentos são um pouco diferentes a partir de certa altura. E penso que foi isso que me fez reflectir sobre “o que correu menos bem” em Elegant Youkai Apartment Life.

Até ao primeiro cour não existem diferenças significativas, mas a partir do episódio 12 estas começam a acentuar-se e o meu interesse a diminuir em proporção.

Não existem episódios maus, mas há histórias menos bem conseguidas. Não faz sentido todo o hype criado em torno de x personagem, criando inclusive quebras na narrativa daqueles episódios para, de repente tudo se dissolver. Ou, por exemplo, inserirem o mundo mágico sem sequer o desenvolverem com pés e cabeça.

 

 

Em suma, é um anime repleto de dualidades. Se me pedissem para avaliar após o primeiro cour daria pontuação máxima. Simplesmente genial em tudo o que fez e construiu!

Infelizmente a qualidade não se manteve constante, mesmo tendo gostado do que fizeram com todas as personagens e situações. Um anime com potencial para se tornar numa obra prima dentro género.

Ainda assim, merece ser assistido por todos aqueles que gostariam de pensar um pouco mais sobre a vida e suas relações sociais.

 

 

2 comentários

Também deverás gostar de

2 comentários

Usagi Wright 21 Janeiro, 2019 - 16:24

Este é o tal anime que tu já me falaste 10x! ahahah quero muito vê-lo e a tua análise só me acendeu ainda mais a chama xD

Responder
Raquel Cupertino 21 Janeiro, 2019 - 21:01

Simmmmmm! É este mesmo =D A manga é mil vezes melhor mas o anime é competente. Como é relaxante acaba por ser uma boa pausa após trabalho 😉
Se começares apita 😉

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.