Exibição de Manga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020?!

por Renato Sousa
Exibição de Manga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O Japão foi o país escolhido para organizar os Jogos Olímpicos em 2020. Mais concretamente, Tóquio foi a cidade eleita para receber a próxima edição do maior evento desportivo internacional. Desde que esta escolha foi tornada pública que muitos têm sido os tópicos em debate. Nomeadamente, a crítica aos gastos excessivos de um evento deste calibre, o design do estádio, e até mesmo o logotipo do evento que está sob suspeita de ser plágio.

No meio de toda esta controvérsia, Yoshirou Mori, ex-Primeiro Ministro do Japão e agora Presidente do Comité dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, falou sobre este tema num evento recente, no qual explicou a sua visão sobre o acontecimento em questão.

Na discussão dos planos das cerimónias de abertura e de fecho do evento, Mori falou sobre o pouco conhecimento que as pessoas de todo o mundo têm sobre kabuki e sumo. O ex-Primeiro Ministro acredita ainda que o Anime e a Manga são os aspetos da Cultura Japonesa mais conhecidos a nível internacional. Personagens como Doraemon, Hello Kitty e Astro Boy são altamente populares por todo o mundo, como nós bem sabemos. Por este motivo, Mori é também apreciador da ideia de ser incluído um desfile de Manga nestas cerimónias.

Já no mês passado de julho, o Governo Metropolitano de Tóquio projetou uma apresentação com vista a assinalar a distância exata de três anos até ao início dos Jogos em Tóquio. A projeção incluiu algumas filmagens bem conhecidas, com destaque para a presença do filme “Akira”.

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”E8IM8lvpiWg”]

 

O Comité responsável pela organização destes Jogos Olímpicos revelou ainda que Astro Boy, Sailor Moon, Shin-chan, Luffy, Naruto, Jibanyan e Son Goku serão algumas das personagens de Manga que estarão associadas ao merchandising oficial do evento.

De lembrar que na cerimónia que marcou o fim dos Jogos Olímpicos anteriores (Rio Janeiro), o Primeiro Ministro Japonês, Shinzou Abe, surgiu vestido de Mario, a icónica personagem da marca Nintendo. Ainda nessa cerimónia, um vídeo foi exibido com outras personagens marcantes da Cultura Pop Japonesa. Captain Tsubasa (Oliver e Benji), Pac-Man, Doraemon e Hello Kitty, em paralelo com a apresentação de vários desportos que fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos de Verão.

Nota final para a mascote dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, cuja escolha deverá ser revelada no próximo ano.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.