Faleceu Kazuo Koike – Criador Manga de Lone Wolf & Cub

por Pedro Costa
Faleceu Kazuo Koike - Criador Manga de Lone Wolf & Cub

A semana fecha da pior maneira, pois é com enorme pesar que noticiamos o falecimento do prolífico criador manga Kazuo Koike.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, através conta Twitter do mestre. Aconteceu na quarta-feira, devido a pneumonia. Tinha 82.

O post afirmou que ele já tinha sido hospitalizado e estava sob cuidados médicos quando faleceu. O post agradeceu a todos os que adoravam Koike-sensei e os seus trabalhos ao longo da sua vida, e afirmou que o serviço fúnebre será apenas para familiares, como foi seu desejo final.

 

Faleceu Kazuo Koike – Criador Manga de Lone Wolf & Cub:

Faleceu Kazuo Koike - Criador Manga de Lone Wolf & Cub

 

Na quarta-feira, Koike-sensei postou no seu Twitter que ele e o criador de Lupin III, Monkey Punch, eram rivais há 40 anos na revista Weekly Manga Action, quando Lupin III e Lone Wolf and Cub estavam em serialização. Koike-sensei disse também que ia sentir saudades dele.

Relembramos que, Monkey Punch (nome real: Kazuhiko Katō), faleceu a 11 de abril, com 81 anos, também devido a pneumonia. Koike-sensei (sob o seu pseudónimo, Keigo Ozuka) e Monkey Punch colaboraram como escritor e artista, na mini-série manga Secretary Bird, na Weekly Manga Action em setembro 1970.

 


Kauzo Koike nasceu a 8 de maio 1936, na prefeitura de Akita. Para além de criar histórias para manga, Koike-sensei escreveu novels; guiões para filmes, televisão e encenações; e escreveu também letras para canções. Em 1972 ele fundou o Studio Ship, o qual foi posteriormente renomeado como Koike Shoin Corporation. Em 1977, o mestre estabeleceu Koike Gekiga Sonjuku, a escola de treino para aspirantes criadores manga, e trabalhou também como instrutor na Osaka University of Arts, a partir de 2000.

 

 

O mestre é talvez melhor conhecido pelo seu, e de Goseki Kojima, manga samurai, Lone Wolf and Cub. A First Comics estreou o manga em Inglês, em maio 1987. A série foi um dos primeiros manga publicados na América do Norte, e o primeiro manga na América do Norte a ser lançado mensalmente A Dark Horse Comics começou a lançar a série em 2000, como a primeira série manga a ser publicada na América do Norte como graphic novels que correspondiam aos lançamentos Japoneses. Em 2013, a Dark Horse começou a lançar a série em formato omnibus. O manga inspirou seis longas-metragem, quatro encenações e uma série televisiva.

Outras obras manga de Koike-sensei incluem: Samurai Executioner, Crying Freeman, Lady Snowblood, Mad Bull 34, Mad Bull 2000New Lone Wolf & Cub. Muitos dos seus manga inspiraram adaptações live-action e anime. O mestre trabalhou também na história de Golgo 13, a par de outros. Mais recentemente, Koike-sensei e Miki Fujita terminaram o seu manga Koike Kazuo no Manga Juku, na Champion RED (Akita Shoten), em março 2018.

 


É com grande tristeza que noticiamos o falecimento do grande mestre e oferecemos os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Kazuo Koike-sensei.

 

Fonte: Anime News Network

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.