Fire Force Season 2 – Temos que falar sobre Tamaki

por Roberto Filho
ptanime Fire Force Tamaki

Olá fãs de anime! Chegamos ao final de mais uma temporada de Fire Force e eu sinto-me obrigado a dividir meus comentários em dois artigos! Este, que focará na Tamaki e em seu crescimento como personagem, e a nossa análise normal, observando os pormenores da temporada! Peço que me aguentem um pouco em meus monólogos >.<

*Este artigo contém spoilers da primeira e segunda temporadas de Fire Force*

 

ptanime Fire Force Tamaki Aparência

Fire Force Season 2 – Temos que falar sobre Tamaki

 

Fire Force Season 2 – Temos que falar sobre Tamaki

Kotatsu Tamaki é-nos apresentada como uma Bombeira do 1ª Esquadrão Especial. Ela faz parte da 3ª Geração de Humanos que sofreram Combustão Instantânea, ou seja, ao invés de ser uma Infernal, ela é capaz de criar a própria chama. O seu poder é conhecido como Nekomata, sendo que quando ativo as chamas formam orelhas e rabo de gato. Takami aparece pela primeira vez no manga no capítulo 5, e no anime no episódio 3. Fez parte dos novatos que participaram nos Jogos dos Bombeiros Novatos.

De início, o grande problema de Tamaki é a sua “Síndrome da Luxúria Sortuda”. Síndrome esta que faz com que esta tropece, caia, escorregue e de alguma forma, a sua roupa rasgue, caia ou voe para longe do seu corpo. Para piorar, a síndrome faz com que constantemente caia em cima das pessoas, do sexo masculino, em situações eróticas e constrangedoras. Este simples facto foi um dos maiores motivos de reclamação quanto à primeira temporada, e o “excesso” de cenas ecchi. Muitos nem sequer tentaram gostar da personagem, por esta ser, somente, um objeto sensual dentro da drama.

 

Fire Force Season 2 - Tamaki Rekka Shinra

 

A Jornada da Tamaki

Quero tentar aqui observar cada ponto principal do desenvolvimento de Tamaki para que entendam o porquê dela ser tão importante! Não vou dizer que ela passa pelos 12 pontos da Jornada do Herói, mas ela passa sim, pela Jornada da Tamaki. Começa como membro do 1ª Esquadrão e, apesar de ainda ser novata, é extremamente orgulhosa e metediça. Este comportamento mantém-se até o conflito com Rekka, onde é humilhada e quase morta.

Aqui, ocorre o primeiro grande ponto de mudança para Tamaki, no meio do desespero ela chama por Shinra. Por motivos de história ele aparece exatamente nesse momento. O que, convenhamos, é uma cena muito boa. Tamaki abre mão do seu preconceito e reconhece a sua fraqueza. Este é só o primeiro passo dentro da sua Jornada, junto a este vem um problema: daquele momento em diante, ela torna-se extremamente dependente da imagem e da força de Shinra.

 

Enen no Shouboutai: Ni no Shou - Tamaki Sol Sister

 

Um lento despertar

Após os acontecimentos com Rekka, Tamaki é colocada sob o cuidado do 8ª Batalhão, para treinar e “compensar” por ter “ajudado” Rekka. Este é o momento em que tem início o seu renascer. Ela volta a focar-se nos ensinamentos da igreja e a dedicar-se na sua função de Irmã. Como membro do 8ª Batalhão ajuda, sem nunca ser realmente útil. E, como personagem, continua a ser um alívio cómico/sensual.

Isso até o arc Operação Investigação ao Nether. Neste arc a ação conjunta do Exército, do 2ª Batalhão e do 8ª Batalhão para investigar o Nether resulta numa série de batalhas e mortes. Mais uma vez, diante do inimigo, Tamaki sussurra o nome de Shinra num pedido de socorro, mas quem a salva é Juggernaut, o novato do 2ª Esquadrão. Ver o tímido e covarde Juggernaut superando-se dá a Tamaki forças para aguentar os ataques do inimigo, e este é o segundo ponto de mudança. Mesmo assim, não foi o momento de ela conseguir ser útil.

 

Tamaki ptanime nether

 

O grande despertar

Com a conclusão da Operação, Shinra e Arthur vão novamente até Benimaru, para treinarem mais, desta vez Tamaki vai com eles. Ela entende que está na hora de conseguir mais poder, ficar mais forte, e tornar-se assim finalmente relevante.

Na sua cabeça, Tamaki acreditava ser necessário treinar e ficar mais forte, mas Benimaru logo percebeu algo diferente. A sessão de treino da Nekomata foi diferente da tortura que Shinra e Arthur sofreram. Benimaru queria ver qual o nível e o quanto Tamaki se dedicaria ao treino.

Enquanto fugia de Hikage e Hinata, Tamaki tem um momento de contemplação interna. E tudo que estou a falar aqui, neste artigo, é por este momento. Desde sempre, por causa da sua síndrome, foi rejeitada, excluída e odiada pelos outros.

Sentia-se como alguém indigna que só atrapalhava os outros e o primeiro a reconhecer nela algum valor foi Rekka, por isso o venerava. Porém, ao conviver com Shinra, Arthur e o 8ª Esquadrão, ao ver a dedicação destes e em como não se incomodavam com ela, percebe que não há motivos para ter vergonha de quem é! Assim Tamaki libera um novo nível do Nekomata, não por ficar mais forte mas por libertar o que já tinha e havia bloqueado.

 

ptanime Fire Force Tamaki Benimahu

 

Uma lição para todos nós

Toda esta Jornada da Tamaki tem por trás um ensinamento imenso! Eu tenho medo que esta mensagem tenha ficado escondida por trás de um possível preconceito que tenhamos com a personagem. Tamaki ensina-nos a acreditar em nós mesmos! Em não deixar o preconceito e a opinião dos outros nos moldar, e em dar atenção àqueles que estão ao nosso redor e nos querem bem.

Tamaki é uma ótima personagem e a prova de que Ookubo-sensei sabe evoluir e trabalhar com os seus personagens! Fire Force continua a ser uma das minhas séries favoritas! Mal posso esperar pela 3ª temporada! Aguardo a todos no texto análise da 2ª temporada!

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.