In The Mood For Filmin – Estreia do Cinema de Wong Kar Wai

por João Simões

Em parceria com a Leopardo Filmes, a Filmin apresenta “IN THE MOOD FOR FILMIN“, uma colecção que marca o grande acontecimento cinematográfico do final de 2020: a revisitação, em 5 cópias restauradas em 4K pelo próprio realizador, Wong Kar Wai, de uma das obras mais originais do cinema contemporâneo, no ano em que o seu filme mais icónico, DISPONÍVEL PARA AMAR / IN THE MOOD FOR LOVE, celebrou 20 anos.

Depois das suas estreias nos cinemas, os 5 filmes chegam agora à Filmin a 16 de Março.

 

In The Mood For Filmin - Estreia do Cinema de Wong Kar Wai

In The Mood For Filmin – Estreia do Cinema de Wong Kar Wai

 

Começando precisamente por DISPONÍVEL PARA AMAR (2000), história de amor entre vizinhos que se descobrem traídos, de imediato elevado à categoria de obra-prima, e que não perdeu (antes pelo contrário) um milímetro do seu brilho com o passar dos anos; continuando com CHUNGKING EXPRESS (1994), o primeiro grande êxito internacional de Wong Kar Wai (e que significou para os cinéfilos dos anos 90 aquilo que Godard significara para os dos anos 60);

ANJOS CAÍDOS (1995), “filme eco” do anterior, como lhe chamou Vasco Câmara (Público, 13 Nov, 2020), e que fora originalmente pensado como uma possível terceira história de CHUNGKING EXPRESS; FELIZES JUNTOS (1997), Prémio para a Melhor Realização em Cannes, a história de dois amantes que partem para Buenos Aires e aí tentam reconstruir a sua relação agitada; e, a fechar o ciclo, a fechar o círculo, 2046 (2004), sequela (ou “filme sombra” – VC, ib.) de DISPONÍVEL PARA AMAR (era o número do quarto de hotel onde os amantes se encontravam), com Chow (Tony Leung) a tentar recompor-se do abandono de Su Li, procurando-a nas mulheres que encontra e vai, agora ele, abandonando… (há ainda um romance de ficção científica que Chow escreve e a referência ao ano que as autoridades chinesas estipularam como o último da autonomia governativa de Hong Kong, depois da devolução do território à China em 1997).

 

Para além destes filmes, a Filmin já disponibiliza 3 títulos do autor, nos quais se encontra directa ou inderectamente envolvido, e são eles:

  • O Grande Mestre;
  • Cada um o Seu Cinema;
  • Eros.

 

In The Mood For Filmin – Estreia do Cinema de Wong Kar Wai

 

Filmes que integram a colecção:

 

  • In the Mood for Love / Disponível para Amar

Um retrato delicado de uma história de amor pouco convencional. Disponível para Amar é o trabalho mais emblemático e impressionante de Wong Kar Wai.

 

  • Chungking Express

Com as suas cores vibrantes e movimento efervescente, Chungking Express marcou o momento de internacionalização de Wong Kar Wai.

 

  • Anjos Caídos / Fallen Angels

Anjos Caídos é um retrato vibrante da condição de alienação de indivíduos inseridos no ritmo acelerado da vida distorcida da cidade.

 

  • Felizes Juntos / Happy Together

Considerada uma das obras mais emblemáticas do New Queer Cinema, Felizes Juntos é um romance turbulento que valeu a Wong Kar Wai o Prémio de Melhor Realizador em Cannes.

 

  • 2046

Chow Mo Wan está a escrever um livro de ficção científica sobre um comboio que viaja para um sítio chamado 2046, onde os passageiros poderão recuperar as suas memórias perdidas.

 

Biografia do Autor

Wong Kar Wai nasceu em Shanghai, na China. Mudou-se para Hong Kong com os seus pais quando tinha cinco anos. Em 1980 licenciou-em em Design Gráfico na Escola Politécnica de Hong Kong. Mais tarde, participa num programa de formação sobre produção organizado pela televisão de Hong Kong. Tornou-se guionista a tempo inteiro. Entre 1982 e 1987 escreveu 10 guiões, abrangendo um longo catálogo de géneros, desde a comédia romântica, ao drama, à acção. Começou a realizar em 1988. Estreou-se com a obra As Tears Go By, graças à qual foi convidado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes nesse mesmo ano.

O seu segundo filme foi Days of Being Wild, que ganhou cinco prémios no Hong Kong Film Awards, incluindo o de melhor realizador e melhor filme. Fundou a sua própria companhia, Jet Tone em 1992 e passou os dois anos seguintes a trabalhar em Ashes of Time.

Chungking Express, rodada rapidamente depois de Ashes of Time, converteu-se no seu primeiro êxito internacional. Seguindo-se Fallen Angels em 1995. Happy Together, rodado na Argentina, estreou-se em Cannes e ganhou o prémio para Melhor Realizador. Todos os seus filmes seguintes estrearam-se em Cannes: Disponível para Amar em 2001 – Prémio para Melhor Ator Tony Leung; 2046 em 2004 inaugurando o Festival com o seu primeiro filme em Inglês; e My Blueberry Nights em 2007.

Foi presidente do júri em 2006. Para além dos seus filmes, Wong Kar Wai destacou-se por um número considerável de curtas-metragens.

 


A Filmin Portugal é uma plataforma VoD dedicada ao cinema independente e de autor com canais dedicados ao Cinema Português, às Curtas-Metragens, ao Cinema Clássico, ao Documentário e à Animação, assim como colecções temáticas. A subscrição mensal da Filmin é de 6,95€ por mês ou 55€ por ano.

 

Fonte: Press e Website da Filmin Portugal

 

Se gostas de Cinema Asiático aconselho-te a seguinte leitura:

Primeiro Amor – Uma Noite de Peripécias por Takashi Miike

 

E por falar em Cinema, o MONSTRA chega à FILMIN:

MONSTRA Festival chega à Filmin Portugal em 2021

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.