Setenta!
Somando todas as séries anime em transmissão desta temporada, incluindo continuações e curtas, e chega-se bem perto deste número: um número tão alto que levou uma animadora a incorrer numa maratona de tweets, sobre o facto de simplesmente não haverem animadores suficientes para o trabalho.
Essa animadora é Mai Matsuura que, além de trabalhar como animadora chave em dezenas de séries, foi a diretora de animação chefe de Shokugeki no Soma e a designer de personagens em King of Prism.
Não existem Animadores suficientes para tantas séries Anime!
Matsuura-san decompôs os números, escrevendo que mesmo para fazer 40 séries, que têm mais ou menos 300 cenas por episódio, totaliza 12 000 cenas.
Se pedirem a cada keyframer para fazer 30 cenas, isso significa que precisam de 400 animadores. Tal não inclui openings, endings ou produções cinematográficas, muito menos começar a preparar, de antemão, a temporada seguinte – acrescentou ela, noutro tweet.
Adicionalmente, Matsuura-san disse que gostaria ver aqueles que se encontram no comando, reconsiderar o número de séries a serem feitas, tendo em conta a grande disparidade entre o que está a ser planeado e a mão-de-obra atualmente disponível. Ela ofereceu uma potencial solução: mais estúdios deviam contratar a sua própria equipa de animação dedicada, em vez de contarem com freelancers.
Esta é uma prática seguida por alguns dos mais respeitados estúdios da indústria (como é caso da Kyoto Animation), e uma que profissionais por toda a indústria têm pedido a mais estúdios para adotar.
Caso contrário, Matsuura-san avisa que algumas séries vão simplesmente “despenhar-se”.
Fonte: Otaku USA Magazine