Battleground!
Certamente se lembram de, no último episódio, retirando a parte da estratégia de Shikaku Nara, andarmos um pouco a vaguear pelos vários pontos de batalha. Pois bem, neste novo capítulo foi tudo muito semelhante, com o acréscimo de um novo local. Mais concretamente, aquele onde estão reunidos os Senhores Feudais das várias regiões existentes no universo de Naruto.
Galeria de Imagens: Naruto Shippuden Episódio 268
A parte introdutória do episódio apresentou o novo ponto de combate, mencionado em cima, e uma nova estratégia das Allied Shinobi Forces. Em tempo de guerra, como é óbvio, os Senhores Feudais têm de ser protegidos. Se até agora eles nos tinham passado ao lado, Kishimoto fez questão de nos lembrar que fazem parte da história e com alguma importância no futuro.
Não fosse o caso, não teríamos Zetsu a tentar descobrir o local onde estes se encontram. E é aqui que entra a estratégia concebida para este grupo importante. Escoltados pela atual Mizukage, os Senhores Feudais vão mudando de esconderijo em intervalos de tempo fixos. Daí o ataque falhado de Zetsu. Destaque ainda para a aparição de Genma, personagem que sempre vi com bons olhos e que há muito não aparecia.
Após esta parte, vamos então passar os olhos por tudo aquilo que está a acontecer nos outros Batalhões. Relativamente à equipa de Comandos, depois de ter consigo eliminar Sasori e Shin, tem agora pela frente quatro novos inimigos: Chiyo, Kimimaro, Chukichi e Hanzo. Num cenário destes, Kankuro sugere e bem a retirada aos elementos da sua equipa. Mas será que vão ter hipótese disso? Tenho muitas dúvidas.
Num outro ponto, finalmente tem início a luta entre a Primeira Divisão, liderada por Darui, e os Zetsus acompanhados por vários ninjas reanimados por Kabuto. O Capitão desta Divisão é quem abre as hostilidades com um ataque poderoso chamado Black Panther. Esta personagem parece ter jutsus bastante interessantes. A prova disso, assim como a justificação de ser o líder de uma das cinco Divisões das Allied Shinobi Forces,deverá surgir no próximo episódio. Pelo menos é o que indica o preview que foi transmitido após o término deste número 268.
No mesmo local, alguns dos ninjas que por ali estão sob o efeito do Edo Tensei são-nos bastante familiares. Falo de um ex-membro da Akatsuki, Kakuzu, e três velhos conhecidos de Konoha: Dan, Asuma e Hizashi Hyuga. Se Dan e Asuma ainda passam um pouco ao lado do plano principal neste capítulo, sendo unicamente de salientar um breve diálogo com Chouza, o mesmo não se passa com Hizashi. O pai de Neji surge diante do irmão, que lhe conta o quanto a mentalidade do Clã Hyuga mudou graças a Neji. Depois do que se passou nos Chunin Exams, os Hyuga deixaram de se reger pelo Fado, isto é, pelo Destino. Mas como não é para isso que os dois ali estão, passados uns segundos de flashbacks, os irmãos partem para a luta.
As cenas que me restam abordar deste episódio têm a Divisão de Gaara como protagonista, a par do Terceiro Tsuchikage. Ohnoki veio-se juntar ao mais recente líder da Vila de Areia para o ajudar na luta contra Mu e os Kages que acordaram do sono profundo no capítulo anterior. Que dupla aqui temos! Não sei se serão capazes de aguentar o quarteto que em breve vão ter pela frente, mas a verdade é que isto promete e muito. Dos embates previsíveis até agora, este é sem dúvida o que aguardo com mais ansiedade. E não deve ser o único a partilhar desta opinião.
E porque não só à custa de líderes as Allied Shinobi Forces sobrevivem, chamo à atenção para o papel importante que Shikamaru e Temari desempenham neste episódio de Naruto Shippuden. Através deles, principalmente do Jounin de Konoha, ficamos a perceber o que é um Kekkei Touta.
Para aqueles que ainda continuam com questões sobre este assunto (Kekkei Touta), eu passo a explicar. Os ninjas que possuem esta propriedade conseguem desenvolver técnicas bastante peculiares, que são o resultado da combinação de três dos cinco elementos naturais do chakra: Fogo, Terra, Água, Raio/Relâmpago e Vento. Ao serem dotados de jutsus que reúnem três destes elementos, é óbvio que os seus ataques se tornam bem mais poderosos.
Ao longo da série, deparamo-nos com várias personagens detentoras de um Kekkei Genkai (nível abaixo do Kekkei Touta; combina dois elementos e não três), o que permite termos uma ideia do quão poderosos devem ser estes dois últimos Tsuchikages. Pessoalmente, mal posso esperar por este encontro para ver os ataques resultantes da junção de tantos elementos naturais.
Sem mais nada para contar sobre os últimos minutos que esta série transmitiu, tenho apenas a dizer bem deste episódio.
Primeiro, porque andamos a vaguear por vários locais de batalha onde se geraram novos duelos super interessantes.
Segundo, porque graças ao desenrolar de algumas conversas também já é possível prever combates futuros que prometem ser de altíssima qualidade a todos os níveis.
Terceiro, porque o curto flashback e aula sobre chakra que nos foi oferecida por Shikamaru, ao contrário do que aconteceu em capítulos anteriores, não demoraram nem mais nem menos que o adequado. Tendo em consideração que o manga de Naruto está perto do fim, seria de valor que o anime mantivesse esta qualidade até terminar. Os fãs ficariam extasiados.