A Message from the Heart
A 4ª Grande Guerra Ninja sofreu nova interrupção. Desta vez, o grande responsável por isso foi Naruto, que finalmente se apercebeu de tudo o que se estava a passar nas suas costas. Também Iruka, inúmeros episódios depois, voltou ao ativo e logo com bastante protagonismo.
Galeria de Imagens: Naruto Shippuden Episódio 275
Ultrapassado o breve recapitular daquilo que se passou nos últimos episódios, foi uma questão de segundos até vermos Naruto seguir as suas desconfianças e tentar descobrir por si mesmo o que de estranho se estava a passar.
Não gosto de ser crítico demais, principalmente quando se trata de uma obra de grande qualidade. No entanto, não pude deixar de sentir algum desagrado quando vi o Jinchuuriki a ser impedido por Shibi, Iruka e companhia e a rapidamente perceber que lhe estavam a esconder alguma coisa. Isto quando há tempos atrás não era preciso muito para o convencer de uma mentira inventada na hora. Eram fillers ou semi-fillers é certo. Contudo, dá sempre mau aspeto, pelo que a produção deveria ter um maior cuidado.
O que se seguiu foi mais um flashback. Ao utilizar o Sage Mode para escapar a quem tentava impedir a sua fuga, Naruto automaticamente entrou na mente do ninja do Clã de Shikamaru que o atacou, visualizando de imediato tudo o que se passara até ao momento na 4ª Grande Guerra.
Sem qualquer hipótese de ludibriar mais uma vez o filho de Yondaime, Iruka lá lhe explicou o porquê de o terem escondido juntamente com Bee. Entramos então em modo de reflexão e na já mencionada viagem ao passado. Recordaram-se as palavras de Nagato após a sua derrota diante de Naruto, que de certa forma serviu para nos relembrar da promessa feita pelo Uzumaki.
Ainda estávamos a digerir um e o segundo flashback já nos estava a cair em cima. Após recordar o que disse a Nagato, Naruto mostrou-se decidido em acabar com a guerra usando as suas próprias mãos. Assustado, Iruka arrastou a conversa para o problema de nome “Raposa das Nove Caudas”, o que nos levou a assistir novamente a algumas cenas do primeiro episódio deste anime. Continuo sem compreender muito bem esta necessidade. Se a série está muito próxima do manga, então usem outras técnicas diferentes para variar um pouco. Os flashbacks podem ser até do melhor que há, mas levar com eles constantemente torna-se maçador. Claro que é muito mais fácil colocar algo já construído do que inventar coisas novas. Porém, a meu ver, podiam tentar prolongar as lutas ou algo do género. Nunca é tarde para se inovar!
Ultrapassada mais uma recordação, Iruka tentou aproveitar-se da headband que Naruto tinha deixado cair para, ao devolvê-la, tentar impedi-lo de fugir. Todavia, esta tentativa e as que se seguiram dos seus companheiros tornaram-se inúteis a partir do momento em que o nosso herói fez uso do chakra da Kyuubi.
Escapado, Naruto mostrava-se muito triste por Iruka não o ter percebido e, consequentemente, o ter tentado deter. Acontece que esta desilusão não durou muito. Com a headband ainda na mão, o rapaz apercebeu-se que escondida lá no meio estava uma carta. Um texto da autoria de Iruka, onde este explicava que tinha como missão mantê-lo na ilha a todo o custo. Ao falhar a missão, Iruka pedia agora ao amigo para regressar vivo.
Voltando às headbands, outra interrogação que fica deste episódio é o porquê de Naruto não ter percebido que os ninjas da Leaf Village tinham um símbolo diferente do habitual nas suas. É que nem sequer se tocou neste assunto durante todo o capítulo. Está me a escapar alguma coisa? Que me lembre, Naruto nunca soube das Allied Shinobi Forces …
De volta a Iruka, tivemos acesso aos pensamentos desta personagem para percebermos a invasão de frustração que este sofrera. Sentindo-se no papel de irmão mais velho de Naruto, custa aceitar ser-se incapaz de o proteger. De modo a tentar reduzir esses “danos”, Iruka acabou por pedir a Bee para não deixar que nada de mal aconteça ao grande protagonista de toda esta história.
Para fechar o episódio com alguma ação, Killer Bee juntou-se a Naruto e os dois, em modo Jinchuuriki, ultrapassaram mais um grupo de ninjas e suas barreiras, que tinham sido criadas de propósito para aquela situação. Foi muito boa esta última parte, não só por pertencer ao plano da ação, mas também por envolver o uso do chakra das Tailed Beasts que esta dupla contém dentro de si e respetivos ataques especiais.
Resumindo, esta semana tivemos direito a um capítulo bastante razoável. Se bem que podia ter sido melhor. Como disse, os flashbacks não foram desagradáveis, só que já chateiam. Está na altura de se optar por estratégias diferentes se não querem que o anime não se chegue ao manga.
Para além disso, ficaram à vista ligeiras incoerências que deveriam ter sido colmatadas, como é o caso das headbands e da alternância frequente entre a inteligência/inocência (para não chamar “burrice”) de Naruto. Valeu o resgate que a obra fez a Iruka. Pela importância que teve no inaugurar da série, esta personagem merecia mais tempo de antena.
Já a reta final, que incluiu o tag-team de Naruto e Bee, foi muito boa. Venha o próximo episódio que, como o preview nos mostrou, irá trazer Choji de volta ao plano principal e não só!