O que torna um Grupo Rookie numa Estrela?

por Baltas
O que torna um Grupo Rookie numa Estrela?

Todos os anos, novos grupos K-Pop fazem a sua estreia, na esperança de se tornarem no próximo grande grupo. De tempo a tempo, presenciamos a formação de um grupo novato que excede as expetativas em tudo desde o início.

No entanto, esse título não é fácil de obter. Aqui estão cinco fatores chave que fazem com que os grupos novatos se destaquem desde o início!

 

O que torna um Grupo Rookie numa Estrela?

 

1. Programas Musicais e Sucesso nas Tabelas de Transmissão

O que torna um Grupo Rookie numa Estrela?

 

Não é fácil para as músicas novas conseguirem entrar nas tabelas de transmissão nos dias de hoje. Isto acontece porque muitos dos lugares do Top 100 já estão ocupados por cantores que já têm grupos de fãs fortes e bem estabelecidos, assim como OSTs que são adoradas por muitos. Chega ao ponto de alguns grupos terem definido como objetivo fazer com que as suas músicas entrem nas tabelas Top 100.

No meio desta séria competição, alguns grupos rookies são capazes de subir ao cimo do Top com os álbuns de debut. Grupos como as BLACKPINK, os WANNA ONE e as ITZY desfrutaram desse sucesso nas tabelas de transmissão quando lançaram os seus álbuns de estreia e solidificaram os seus estatutos como novatos de topo.

Se um grupo atinge bons resultados nas tabelas, isso traduz-se em sucesso em programas musicais e são capazes de assegurar vitórias rapidamente. Algumas vezes isso leva a novos recordes de tempo mais rapidamente a conseguir ganhar um programa musical. Isto difere da maioria dos grupos de ídolos, que crescem estavelmente e asseguram a sua primeira vitória dois ou três anos depois da sua estreia.

As ITZY ganharam o “M!Countdown” da Mnet em apenas nove dias depois de lançarem a  música “DALLA DALLA” e também asseguraram a primeira vitória num programa musical de uma estação de emissão de topo, em onze dias. Isto estabeleceu um novo recorde para o tempo mais rápido de um grupo feminino a ganhar um programa musical.

 

Visualizações de MVs

BLACKPINK - Aniversário de Jennie Marcado por Muito Amor destaque

 

O que importa tanto quanto o sucesso nas tabelas é quantas visualizações um grupo consegue amontoar.

A maioria dos MVs dos grupos terão de centenas de milhares de visualizações a milhões de visualizações, mas os rookies de topo parecem conseguir atingir 10 milhões de visualizações nas suas músicas de debut com relativa facilidade.

No caso das BLACKPINK, os MVs de “BOOMBAYAH”, “Playing with Fire” e “Whistle”, atingiram todos 100 milhões de visualizações em cerca de oito meses depois da sua estreia. “DALLA DALLA” das ITZY atingiu 14 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, estabelecendo um novo recorde para o MV de estreia de K-Pop com mais visualizações.

 

Vendas de Álbuns

 

As vendas de álbuns são um fator importante em determinar a comercialização de um grupo.

Há grupos que conseguem vender milhões de álbuns e até o dobro ou o triplo de vendas mas a maioria vai vender apenas centenas de milhares de cópias.

Assim sendo, qualquer equipa que consiga entrar na lista do Top 10 de Maiores Vendas de Primeira Semana (álbuns vendidos na primeira semana do lançamento do álbum) pode ser considerado um novato de topo.

O álbum de estreia das IZ*ONE, “COLOR*IZ”, vendeu um total de 192.738 cópias, estabelecendo um novo recorde de mais álbuns vendidos na primeira semana para a estreia de um grupo feminino. O álbum de estreia dos WANNA ONE registou pré-reservas de mais de 500.000 cópias, conseguindo um lugar como um grupo de topo.

 

Popularidade fora de portas

TXT com Alegado Debut em Março Big Hit Responde

 

Assim que o K-Pop continua a tornar-se global, a forma como um grupo é visto fora de portas torna-se muito importante. Qualquer grupo que tenha o potencial de se tornar num novato de topo também é visto por grupos de fãs internacionais e ainda a imprensa.

Os TXT são um exemplo disto. Sob a empresa Big Hit Entertainment, os TXT tornaram-se no centro das atenções, alavancados pelo título de serem parceiros de empresa dos BTS. Quando um vídeo introdutório para o primeiro membro, Yeonjun, foi lançado, o vídeo conseguiu um milhão de visualizações em apenas três horas, o grupo tornou-se viral no mundo todo e isto foi apanhado pela imprensa estrangeira também. A maioria dos grupos novatos de topo também têm sucesso nas tabelas do estrangeiro, aproveitando a popularidade perante fãs internacionais.

 

Tamanho dos concertos e eventos pagos

O que torna um Grupo Rookie numa Estrela?

 

Mesmo com todas as condições acima descritas, cumpridas, o que realmente assenta a popularidade de um grupo são os concertos e eventos pagos. Ao contrário dos álbuns, onde uma pessoa pode comprar centenas de cópias, os concertos são mais específicos a fazer a estimativa do tamanho do grupo de fãs.

Os concertos podem ter apenas 1.000 lugares no Olympic Hall ou ter 22.000 lugares no Gocheok Dome. Quantos membros de audiência um grupo consegue chamar por atuação é a medida da sua popularidade e os grupos novatos de topo são capazes de chamar grandes multidões desde o início.

Os iKON tornaram-se num assunto em discussão quando fizeram o seu espetáculo de estreia no KSPO Dome (formalmente o Olympic Gymnastics Arena), que foi anteriormente a maior concentração de concerto na Coreia, antes do Gocheok Dome ser construído. Após isso, os WANNA ONE fizeram a sua apresentação de estreia no Gocheok Dome em 2017.

 

Quem vocês acham que são e serão os rookies do Ano de 2019?

 

>> Para mais notícias sobre K-pop, clica AQUI!

 


Artigos relacionados

ITZY falam sobre Conselho mais Memorável dado pelo JYP

14 Músicas para dar as boas-vindas à Primavera

Cantinho do Kpop – PENTAGON, MAMAMOO, Tiffany e BTS


 

Fonte: Soompi

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.