Pacific Rim Uprising revela Teaser

por Tiago Garcia

Foi divulgado por parte dos media sociais do filme Pacific Rim detalhes acerca da sequela, intitulada Pacific Rim: Uprising. Esta terá a sua data de estreia a 23 de fevereiro de 2018. Todas estas novas informações são disponibilizadas de uma forma temática no site GoJeager. Aí é apresentado um vídeo no estilo de um anúncio a expor a Sexta Geração de Jeagers.

A sucessora da Gipsy Danger foi batizada de Gipsy Avenger. Este novo Jeager será acompanhado de uma nova frota composta por mais 4 congéneres. Algo de apropriado dado que parecem estar a seguir a filosofia de Independence Day: Resurgence. Isto não é uma observação de qualidade, simplesmente existem elementos partilhados no seu cenário. Isto observa-se nomeadamente no time skip, uma ênfase em nova tecnologia e o protagonismo de uma força militar internacional.

 

Pacific Rim Uprising revela Teaser

A liderar neste novo filme será uma das estrelas de Star Wars: The Force Awakens, o ator Jon Boyega. Este irá interpretar o filho de Stacker Pentacost, o comandante do filme anterior interpretado por Idris Elba.

 

De notável importância são os detalhes e as especificações técnicas do novo elenco mecânico de Jeagers. O teaser está a encostar fortemente na ideia do Jeager como uma maneira da pessoa transcender para um super-herói. Isto é concretizado pelo sloganInnovation is our Super-Power”. Muito provavelmente um truque de marketing para atrair a audiência dos filmes Marvel, mas ao mesmo tempo uma referência interessante para o conceito de henshin subjacente à ficção japonesa, especialmente em mecha. Espero que o filme encontre um casamento entre os dois em vez de simplesmente se assentar no primeiro. Além disso, o teaser põe de frente o novo arsenal dos Jeagers. Entre estes, parece que a Gipsy Avenger agora adquiriu a Gravity Gun da série Half Life. Em conjunção, foram reveladas figuras da Bandai a representar este Jeagers na Comic Con de San Diego.

 

Pacific Rim Uprising revela Teaser

 

Como tinha previsto num artigo anterior, parecem ter dispensado com o sistema de par piloto do filme anterior em favor de algo de mais convencional. Agora parece que temos apenas um piloto por mech. Porém, uma das imagens ainda indica que o Drift ainda está presente na máquina. Isto pode significar que o segundo piloto pode ter sido substituído por algo de diferente. Talvez um AI, o mais provável e previsível, ou podem puxar por um sistema Evangelion, algo que foi possivelmente iludido pelo realizador Guillermo Del Toro e seria a escolha mais interessante. Não consigo deixar de achar que se trata de algo de lamentável devido à perda da componente subtil de combiner robot que o Drift oferecia. Gostaria imenso que fosse substituído por elementos de Eva mas tenho as minhas dúvidas dado as mudanças feitas.

 

Pacific Rim Uprising revela Teaser

Em entrevistas após a estreia de Pacific Rim, Guillermo Del Toro aludiu ao facto que, numa sequela, queria explorar junção entre Kaiju e Jaeger. Qualquer entusiasta de anime sabe que isto é uma referência bastante clara a uma influência forte de Neon Genesis Evangelion no futuro da franquia.

 

A última observação tem a ver com a estética dos Jeagers. Não é que me importe com o novo visual mais high tech, mas tenho o receio que se movam demasiado fluidamente e que estejam a apontar mais para uma vibe Transformers de Michael Bay. Um grande apelo do original é a sua utilização inteligente de ângulos de câmara e movimento de forma a destacar a escala e peso dos Jeagers, além dos designs menos turbulentos e bem definidos. Isto permite que os duelos sejam mais compreensíveis e menos caóticos, uma crítica recorrente associada a Transformers. Espero que seja apenas algo inerente ao marketing e que a visão do primeiro filme ainda esteja presente. Mas não deixa de ser preocupante o ênfase em elementos de super-heróis e Transformers. O mais importante é vermos um filme a honrar e evolução das suas raízes anime, pois dos outros dois não falta.

 

Fonte: GoJeager.com

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.