ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos
No Result
View All Result
ptAnime

Re:Zero | Análise

Nayuki by Nayuki
18/09/2016
in Análises, Anime, Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu, Séries, Slider

Título: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu
Adaptação: Light Novel
Produtora: White Fox (Steins;Gate, Akame ga Kill)
Géneros: Drama, Fantasia, Psicológico, Thriller
Ficha Técnica: Indisponível

 

Re:Zero | Enredo e personagens

Re:Zero é uma obra adaptada de uma Light Novel ainda em lançamento e conta-nos a história de Natsuki Subaru. Este é enviado para um mundo fantástico numa era medieval, onde um cenário típico de um RPG se alia a seres sobrenaturais. Neste universo, uma rapariga de cabelo prateado chamada Emilia é salva por ele, contudo ambos morrem pouco tempo depois. Porém, o protagonista volta a acordar no começo do dia, percebendo assim que tem o poder de voltar atrás no tempo. Com esta nova habilidade, Subaru aventura-se por uma realidade desconhecida e repleta de perigosos mistérios.

Depois do destaque de ERASED na temporada de Inverno, animes que abordam a temática sobre viagens no tempo parecem ter ganho alguma notoriedade. Porém, Re:Zero veio numa temporada que, pessoalmente, considero ser a melhor dos últimos anos e a sua premissa não se destacou o suficiente antes da estreia. Mesmo assim, quem o colocou no Plan to Watch da primavera julgava que se trataria de uma mistura de KonoSuba – devido à aparente comédia – com uma pitada de Steins;Gate.

 

Re:Zero

 

Do desconhecido ao anime mais visto do ano

Re:Zero beneficiou de um privilégio que pouquíssimos animes desfrutam: estreou com um episódio duplo de cinquenta minutos. Escusado será dizer que este ponto de partida permitiu que o anime deixasse claro para o que vinha desde o primeiro episódio. Apesar de possuir uma vertente de Slice of Life no seu começo, uma coisa ficou bem vincada: Re:Zero não é um anime de brincadeiras.

 

Re:Zero

 

Se for preciso fazer piadas, o anime vai ser engraçado, se for preciso mostrar tripas a rolar, também estamos cá. Quando um anime consegue passar de uma comédia quotidiana para um anime com sangue a escorrer pelas paredes, algo parece não encaixar no sítio certo. Contudo, isto não é um ponto negativo. Re:Zero teve uma introdução bem-humorada, afinal o próprio Subaru era um bocado retardado. Com o avançar da narrativa, deixou de haver lugar para no sense.

Acho que a primeira pergunta que deve ser respondida é: porquê que Re:Zero passou a ser o centro das atenções? Para começo de conversa, vale salientar uma coisa: o anime tem vários aspetos positivos e ele não tinha como rampa de lançamento o hype da comunidade. Ele teve que provar que era bom o suficiente para merecer ser comentado.

 

Re:Zero

 

Esta obra tem uma história com uma estrutura que poucos animes conseguem alcançar. A trama em si é diferente do habitual, mesmo que empregue conceitos já conhecidos, esta consegue fazer reviravoltas inesperadas. No global, podemos afirmar que Re:Zero tem uma construção acima da média.

Um dos principais motivos é o timing e a boa direção feita pela White Fox. Estúdio este que já fez borradas monumentais no passado e que parece ter aprendido com o passar do tempo. A maioria dos episódios – se não todos – acabam com cliffhangers que nos fazem desesperar até ao episódio seguinte. De certa maneira, julgo que este é o fator que sustenta o anime. Sim, a história em si é interessante e todo o seu desenvolvimento é muito bom. O facto de o protagonista poder voltar atrás no tempo faz com que o mesmo “evento” se repita várias vezes, porém nunca se torna cansativo. Ocorrem sempre imprevistos e situações de modo diferente.

 

Re:Zero

 

Agora vem a parte em que me vão linchar. Eu concordo realmente que Re:Zero mereça muitos elogios pela maneira como orienta a sua história. Tem uma construção e um script que quase nenhum anime atual tem, sendo assim acho que é justo dar-lhe mérito. Porém, a obra tem pontos que, quando olhamos com uma perspetiva mais crítica, entendemos que condicionam o rendimento da mesma.

Primeiro, Re:Zero é basicamente constituído por arcs e o que acontece neste tipo de situações, amiguinhos? O famoso – apelidado por mim – síndrome “Sword Art Online”. Os episódios passam, uns personagens vão, outros ficam, outros deixam de existir e não se decide quem é protagonista e quem é só mobiliário no background.

Vamos usar como exemplo a Emilia. Toda a gente adorava a Emilia, certamente que viram imagens a dizer “best girl da temporada”. O problema é que ela até pode ser fofinha e simpática, e vá, bonita, porém não teve desenvolvimento. Marcou presença no começo do anime, mas não foi trabalhada, estava lá a embelezar o cenário e provavelmente a protagonizar os sonhos eróticos do Subaru, mas foi só isso. Ficou desaparecida dez episódios e voltou no fim, quase muda – e finalmente fez algo útil.

 

Re:Zero

 

Re:Zero tem personagens excelentes que se destacam por muitos pontos positivos, como a Rem por exemplo. Esta conquistou os espectadores em muito pouco tempo. Contudo, além de serem muitas, ou não ficam muito tempo ou não são desenvolvidas. O que é sinceramente uma pena.

Sou talvez das poucas pessoas que considera o desenvolvimento do Subaru genial. Digo já, para aqueles que ainda não viram o anime, que não é um personagem de fácil apego, uma vez que é burro e egocêntrico na maioria do tempo. Contudo a maneira como o desconstruíram com o passar dos episódios e dos loops foi brilhante. Como já referi, ele só pode voltar atrás no tempo quando morre e não controla o “check point” onde irá parar. Sendo assim ele passa por um sofrimento que o faz tornar-se um personagem facilmente odiável e condenável. Felizmente, ele consegue reerguer-se e redimir-se por todos os erros e comportamentos narcisistas.

 

Re:Zero

 

Isto leva-nos a outra questão: Re:Zero só é realmente bom quando se trata de drama. Em situações com uma carga emocional mais pesada o anime consegue elaborar contextos avassaladores e não deixar ninguém indiferente. Agora, quando este tenta tornar-se numa comédia quotidiana, não resulta. O anime tem alguns episódios bem monótonos por causa disso mesmo.

Existe ainda outro ponto bastante crítico: o facto de o Subaru poder voltar atrás no tempo, faz com que não exista perigo real. Ou seja, mesmo que alguém morra e que tudo dê errado, é só ele saltar de um penhasco que tudo fica bem. Felizmente, devido à boa construção narrativa, não nos lembramos deste pormenor com frequência.

 

Re:Zero

 

Re:Zero | Ambiente

Re:Zero é um anime bem conseguido a nível técnico. Não é nada de primoroso a todos os níveis, mas consegue destacar-se em alguns momentos. Nos primeiros episódios, o visual do anime era provavelmente o que mais chamava a atenção. A computação gráfica apesar de aparente, era bem-feita e não destoava dos cenários normais. Se o anime se tivesse mantido neste patamar ao longo de vinte e cinco episódios, eu daria os parabéns à White Fox. Porém, Re:Zero é um pouco inconsistente. Existem episódios onde a qualidade visual cai. Para quem assistiu semanalmente não fez grande diferença, mas se assistirem o anime inteiro de rajada vão reparar nisso.

No geral, a produção visual do anime é sim acima da média. As personagens têm um design bastante apelativo e um traço preciso, sendo que todas parecem ser rodeadas de uma aura mágica que combina muito com o género da obra. As cenas de ação têm “apogeus” e momentos menos coreografados.

 

Re:Zero

 

Falar da banda sonora de Re:Zero é complicado. Na primeira parte do anime, as músicas que escolhiam para embelezar as cenas, quer dramáticas quer de ação, eram banais. Nenhuma se destacava ou dava mais ênfase ao acontecimento. Chegaram até a usar a primeira opening como som ambiente – o que é lamentável. Dava a sensação que só se tinham lembrado da banda sonora na véspera da estreia e não sabiam o que fazer.

Já na segunda parte, a música ficou excecionalmente boa. Não apenas a nova opening, mas toda a música escolhida para tocar no background. Também é verdade que os últimos episódios do anime são mais pesados e exigiam mais a nível técnico. Não sei se foi por esse motivo, mas é notória a melhoria.

 

Re:Zero

 

Re:Zero | Juízo Final

Existem vários pontos que devo tocar nesta conclusão.

Eu critiquei Re:Zero em muitos parâmetros e para mim, como perceberam existem vários pontos duvidosos em toda a obra. Julgo que alguns de vocês devem estar a achar que afinal “o anime não é assim tão bom”. Mentira. Re:Zero é um anime acima da média em praticamente tudo e muito provavelmente a melhor história dos últimos anos. Não só pela sua excelente capacidade de plot twists e cliffhangers, mas também pelo desenvolvimento do personagem principal – que vale muito a pena acompanhar.

“Então porque criticaste tanto Re:Zero?”

A maioria das pessoas que assistiu a este anime apaixonou-se imediatamente por ele. Já eu levei algum tempo a “comprar” o peixe que me estavam a dar. Confesso que sempre vi muito potencial na obra, mas nunca achei que merecia todo aquele hype. Mais para o fim entendi que o anime conquistou um lugar tão perto dos nossos corações por puro mérito.

 

Re:Zero

 

Como fã de anime que faz análises de muitos deles, é meu dever dizer-vos a minha opinião sincera e se calhar, aquilo que muita gente não diz. Tudo o que falei de mal sobre Re:Zero é verdade. Mas o motivo de o ter feito é simplesmente para vos alertar e chamar à atenção. Isto acontece porque quando expomos tudo numa análise os pontos negativos acabam sempre enaltecidos. É mais fácil explicar o porquê de termos gostado de algo do que o de não termos gostado.

Contudo, volto a frisar: o anime tem muito mais coisas boas do que más. E acho sinceramente que independentemente de gostos e géneros de anime, toda a gente o devia assistir. Não é uma narrativa perfeita, no entanto tem muita coisa que os animes atuais não têm.

 

 

 

The Review

Re:Zero

80% Score

Um anime com uma excelente construção narrativa e com uma estrutura louvável, que só peca em alguns pontos.

Review Breakdown

  • Pontuaçãio 0%
Tags: DramaFantasiaPrimavera 2016PsicológicoRe:Zero kara Hajimeru Isekai SeikatsuTemporadas da PrimaveraThrillerWhite Fox
Nayuki

Nayuki

Não sou imparcial quando escrevo sobre Stray Kids.

Artigos Recomendados

Tensei Shitara Slime Datta Ken - 2ª Temporada revela Regresso
Anime

Tensei Shitara Slime Datta Ken vai anunciar Novo Projeto

by Raquel Cupertino
06/02/2023
Yofukashi no Uta – Análise Anime
Análises

Yofukashi no Uta – Análise Anime

05/02/2023
My Home Hero Anime revela Novo Video Promocional destaque
Anime

My Home Hero Anime revela Novo Video Promocional

by Cátia Coelho
04/02/2023
6ª Temporada de Boku no Hero Academia apresenta Black Hero Arc em Trailer destaque
Anime

6ª Temporada de Boku no Hero Academia apresenta Black Hero Arc em Trailer

by Cátia Coelho
04/02/2023
Top Personagens Femininas Mais Adoráveis em Anime
TOPs

Top Personagens Femininas Mais Adoráveis em Anime

by Cátia Coelho
04/02/2023
Next Post
Daisuki vai transmitir Segunda Temporada de Tales of Zestiria the X

Tales of Zestiria the X vai receber Segunda Temporada | 2017

One Piece Capítulo 839

One Piece Capítulo 839 | Manga

Sangatsu no Lion antevê Tema Opening em Vídeo Promo

Sangatsu no Lion antevê Tema Opening em Vídeo Promo

Discussion about this post

Segue-nos!

Discord ptAnime

Recomendamos...

No Content Available

Últimas Análises

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Yofukashi no Uta – Análise Anime

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

Sirius no Densetsu – Análise do Filme

17/12/2022
Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

Kumichou Musume to Sewagakari – Análise

ptAnime

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos & Condições
  • Contactos

No Result
View All Result
  • Home
  • Anime
  • Manga
  • Cultura Asiática
    • Cultura Japonesa
    • Cultura Coreana
    • Cultura Chinesa
  • Videojogos
  • Notícias
  • Contactos

© 2023 ptAnime. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist