Dere Dere (デレデレ) é um termo utilizado no Japão para descrever personagens apaixonadas, e pode ser traduzido para “amorosamente carinhoso”.
Do Dere Dere emergiram vários géneros de sub-tipos de personagens.
Apesar de existirem outras derivações além daquelas que vamos aqui apresentar, nenhuma delas tem uma fama merecedora de destaque, sendo que conforme mais animes/mangas são lançados mais a comunidade começa a desenvolver “alcunhas” para as suas personagens.
Para aqueles que ainda confundem ou têm dificuldade em distinguir os tipos de deres, o ptAnime decidiu preparar este artigo:
Tsundere
Estas são as mais conhecidas e as frequentemente apresentadas na maioria dos animes. No género harem a sua presença é quase obrigatória e nas comédias românticas costumam ser a aposta dos produtores.
Tsuntsun (ツンツン) é a onomatopeia para “frio, brusco”, conceito que quando combinado com a definição básica de Dere, nos presenteia com uma personagem agressiva e com dificuldade em expressar os seus sentimentos ao rapaz que ama.
Em vez de se confessar, acaba por usar a violência física como demonstração de amor, contudo, com o desenrolar da história acabam por evidenciar o seu lado mais dócil.
Exemplos:
- Aisaka Taiga (Toradora!)
- Rin Tohsaka (Franquia de Fate)
- Asuka Langley Souryuu (Neon Genesis Evangelion)
- Shana (Shakugan no Shana)
- Louise Françoise La Vallière (Zero no Tsukaima)
Yandere
Yanderu (病んでる) significa doente, sendo um termo usado para classificar pessoas com um elevado grau de insanidade.
As yanderes, ao contrário das tsunderes, demonstram abertamente os seus sentimentos muitas vezes de uma maneira que deixa de ser saudável, tornando-se excessivamente obcecadas e ciumentas.
Tal fenómeno faz com que cheguem ao ponto de desenvolver um lado extremamente violento e serem capazes de agredir ou mesmo assassinar pela incontrolável paixão de que são vítimas.
Exemplos:
- Misa Amane (Death Note)
- Gasai Yuno (Mirai Nikki)
- Kotonoha Katsura (School Days)
- Ayase Aragaki (Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai)
- Kaede Fuyou (Shuffle!)
Yangire
Esta palavra surgiu para definir raparigas que apresentam características de yandere, mas não têm a qualificação completa.
O termo vem de yanderu (病んでる), que significa estar doente – como já foi referido mais acima -, e kire ou gire (切れ), que significa cortar, fatiar, ou quebrar. Muitas vezes são personagens normais que se tornam repentinamente violentas após recordarem trágicos eventos passados.
Ao contrário da yandere, a mudança é repentina e não é causada por amor mas sim por ver certos elementos do seu passado.
Exemplos:
- Lucy (Elfen Lied)
- Ryogo Asakura (The Melancholy of Haruhi Suzumiya)
- Kurumi Tokisaki (Date a Live)
- Rena Ryuuguu (Higurashi no Naku Koro Ni)
- Roberta (Black Lagoon)
Kuudere
A palavra “Kuu” é uma variação de “calma”. Normalmente o termo aplica-se a raparigas serenas.
São personagens com uma postura fria e madura, podendo-se considerar uma versão “adulta” das tsunderes. As suas intervenções costumam ser diretas e sensatas, sem uma demonstração de sentimento.
O seu lado dere pode revelar-se caso a personagem masculina decida entendê-las e perceber o que vai no seu coração.
Exemplos:
- Fate Testarossa (Mahou Shoujo lyrical nanoha)
- C.C. (Code Geass)
- Riza Hawkeye (Fullmetal Alchemist)
- Saber (Franquia de Fate)
- Mai Kawasumi (Kanon)
Dandere
Facilmente confundida com kuudere, a dandere é uma personagem tímida e que não sabe demonstrar os seus sentimentos.
Contudo, esta não é necessariamente fria, apenas reservada. Outra diferença está no facto de as kuuderes conseguirem relacionar-se com outras pessoas, enquanto as danderes optam por ficar caladas a maioria do tempo.
No entanto quando se familiarizam com alguém, tendem a abrir-se um pouco e até se tornam doces, sendo que se demonstram particularmente adoráveis quando se juntam à sua “pessoa perfeita”.
Exemplos:
- Nagato Yuki (Suzumiya Haruhi no Yuuutsu)
- Ai Enma (Jigoku Shoujo)
- Tachibana Kanade (Angel Beats)
- Shiori Asagiri (Tamako Market)
Kamidere
Kamidere é um termo japonês usado para descrever pessoas (e personagens de anime, obviamente) que se afirmam como uma espécie de “Deus”.
Estas personagens são geralmente orgulhosas e/ou arrogantes e não se acanham quando afirmam que são melhores do que todos à sua volta. (Pelo menos é nisso que eles acreditam.)
Exemplos:
- Kira/Light (Death Note)
- Lelouch Lamperouge (Code Geass)
- Gilgamesh (Franquia de Fate)
- Enel (One Piece)
Deredere
São personagens amáveis e carinhosas, que estão sempre prontas para ajudar todos ao seu redor sem terem medo de mostrarem os seus sentimentos.
Ou seja, dere no sentido literal da palavra.
Exemplos:
- Akari Akaza (Yuru Yuri)
- Nagisa Furukawa (Clannad)
- Asia Argento (Highschool DxD)
- Miyuki Takara (Lucky☆Star)
Mayadere
São basicamente iguais às personagens tsunderes contudo mais perigosas. São instáveis e imprevisíveis, podendo mostrar as garras quando menos se espera.
São heroínas que inicialmente tentaram matar o seu amor, contudo com o desenrolar da história acabam por se apaixonar.
Exemplos:
- Hitagi Senjougahara (Bakemonogatari)
- Konjiki no Yami (To LOVE-Ru)
- Seishirou Tsugumi (Nisekoi)
- Illyasviel von Einzbern (Franquia de Fate)
- Rena Ryuuguu (Higurashi)
Esperamos que este artigo vos tenha ajudado e esclarecido!
É importante deixar claro que a probabilidade de a comunidade criar mais subtipos de deres é muito alto. Contudo a maioria dessas alcunhas só se aplicam a uma ou duas personagens, não sendo útil dar ênfase às mesmas.
Além disso, as personagens que se encontram nos exemplos de cada arquétipo foram escolhidas por nós, pelo que algumas se enquadram mais que outras em cada modelo.
Deixem nos comentários as vossas opiniões.
Tens perguntas deste ou de outro género que gostavas de ver respondidas? Envia as tuas sugestões para: [email protected]
Já conheces a nossa loja!? Não?
Clica na imagem abaixo para ver mais
Artigo escrito e desenvolvido por António Costa e Daniela Amorim.
Revisto e atualizado: 04/06/2019