Tokko | Análise

por Telmo Vivaz
Tokko Anime
Estranhos acontecimentos têm vindo a acontecer desde a fatalidade de Machida. Fala-se em problemas com outras dimensões e criaturas sobre-humanas, mas será verdade? O ptAnime analisa Tokko!   Tokko | A História Ranmaru Shindo é um jovem que coopera nas forças policiais. Ele acaba de concluir o seu treino para…

Tokko

Enredo - 5.5
Personagens - 5.4
Produção Visual - 4.7
Banda Sonora - 5.2

5.2

Razoável

Uma série que desperdiçou o potencial do enredo inicialmente apresentado. A música e os efeitos animados de fraca qualidade também não ajudaram na valorização deste anime.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
5

Estranhos acontecimentos têm vindo a acontecer desde a fatalidade de Machida. Fala-se em problemas com outras dimensões e criaturas sobre-humanas, mas será verdade? O ptAnime analisa Tokko!

 

Tokko | A História

Ranmaru Shindo é um jovem que coopera nas forças policiais. Ele acaba de concluir o seu treino para ingressar na unidade de investigação Tokki – Academia de Treino das Forças Especiais de Investigação Móvel – com o principal objetivo de resolver o mistério por detrás do genocídio que aconteceu num complexo residencial em Machida, no qual 382 pessoas foram violentamente chacinadas (incluindo os seus pais).

Desde que a tragédia aconteceu que ele tem uns sonhos com uma mulher. Shindo não sabe a razão pela qual ela aparece nos seus sonhos ou o que é que lhe quer dizer. Apenas que ela o salva de uns monstros que correm de forma tresloucada atrás dele e da sua irmã.

No seu primeiro dia como estagiário da unidade Tokki, Ranmaru é abordado pela Tenente Kureha Suzuka. Ela faz parte da segunda divisão, também chamada de Tokko – Força Especial de Proteção dos Cidadãos – uma unidade não oficial da qual existem bastantes rumores. Diz-se que em vez de pistolas usam espadas e que com elas matam pessoas, mas pouca informação existe sobre eles.

Ora quando estavam a inspecionar um cenário horrendo relacionado com o caso das vítimas desmembradas, algumas pessoas, possuídas por algo desconhecido, aparecem do nada e começam a matar agentes. No momento em que ia chamar reforços, Shindo é apanhado por um monstro, mas acaba por ser salvo por um membro da Tokko que aparece e o corta em dois.

O que é na verdade a tão misteriosa Tokko? Como está relacionada com estes monstros e com casos como o das vítimas desmembradas?

 

Tokko Anime

 

Tokko | Ambiente e Enredo

Tokko é um anime interessante. Apesar de tratar o cliché “salvamento do mundo das forças do mal”, parece que tem algo de original. As personagens conseguem trazer ação, romance, horror e até comédia, o que mostra que a produção tenta desenvolver várias perspectivas. Apesar disso, tem problemas em manter uma constante. O início é lento e o final precipitado. A história simplesmente vai andando e uns episódios antes do final desperta e acaba de uma maneira horrível. Uma coisa é um final ambíguo, outra é acabar a dizer:

– Achas que acabou?

– Irá continuar, de certeza.

Depois há uma revelação e termina. Não há qualquer previsão de uma segunda temporada e o anime já é de 2006. Além disso, a ligação entre as personagens também é apressada. Shindo e Rokujo vêm-se e falam entre si umas poucas de vezes e já estão apaixonados. Deve ser amor à primeira vista!

A música não é nada demais. Acompanha a cena e num ou outro momento consegue trazer-lhe emoção extra. O genérico é demasiado longo e pobre. Por outro lado, o encerramento, mesmo não tendo nada de particular, é agradável.

Os efeitos são terríveis! Sabem aquela mítica cena em que dois indivíduos vão a correr em direcção um do outro, saltam, aparece aquele meio segundo brilhante e uns segundos depois um é desfeito em pedaços? Cliché!

Provavelmente foi para cortar despesas do orçamento, mas a verdade é que não é nada que encante os espectadores.

 

Tokko Anime

 

Tokko | As Personagens

A personagem principal é Ranmaru Shindo. Ele é um jovem aparentemente normal, já com alguns traumas na vida. É agente policial e luta pelo bem e pela justiça. Sofre de stress pós-traumático (como indicam os seus pesadelos) devido à desgraça de Machida, e guarda bastante rancor e desejo de vingança pelo culpado. Vive com a sua irmã extremamente preocupada e atenciosa, Saya. Como os seus pais morreram, ela assumiu, inconscientemente, o papel de “mãe-galinha”. Recentemente, Saya começou a ser atacada por monstros que querem matar todos os sobreviventes do acontecimento.

Como membros da unidade Tokko e também sobreviventes temos Sakura Rokujo, Kureha Suzuka e Takeru Inukai. Rokujo e Shindo conheceram-se em crianças e reencontram-se quando ele é atacado. Acontece que ela é a mulher que aparece continuamente nos seus sonhos. Graças a isso (mas não só!) eles vão desenvolvendo uma relação.

Suzuka é a Tenente da Tokko (posto ao qual subiu quando tinha apenas 18 anos). Usa uma casaca de couro com o fecho desapertado e não traz qualquer peça por baixo dele. Com ela e o resto do grupo anda também Inukai. O seu irmão mais novo foi raptado por um monstro e por isso ele não sabe se ainda está vivo ou morto. Raramente fala e, assim como Suzuka, é um sobrevivente.

Todos eles são coordenados pela Comandante Ryoko Ibuki. De menor destaque, mas que decidi referir aqui, temos o Chefe da Tokki, Kaoru Kunikida. Na minha opinião é a personagem mais carismática de toda a série. Foi uma pessoa que sempre me fez rir e mesmo sendo o típico chefe (severo e convencido), revelou-se uma excelente pessoa. Consta-se que antes de se juntar à polícia fez parte de um gangue de motards.

 

Tokko Anime

 

Tokko | Juízo Final

Não se pode dizer que esta seja uma grande série. Até tinha potencial para tal, mas pela forma claramente apressada como terminou, acabou por se mostrar um fracasso. Pode ser vista, mas não criem grandes expectativas.

O anime tem como público alvo o Seinen (jovens adultos) pois tem cenas de violência e nudez. O mais provável é que até gostem das primeiras impressões, mas depois de verem aquele final, pouco vão gostar da série. Mesmo assim, são 13 episódios que se vêem nuns dias por isso podem sempre dedicar umas horas a esta obra e retirarem as vossas próprias apreciações.

 

 

[youtube width=”560″ height=”315″ video_id=”fetrV-2ijms”]

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.